Volvo V60
Reinventar o conceito da carrinha familiar

Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, utilizada nos modelos da Série 90 e no Novo XC60, a nova Volvo V60 é sinónimo de elegância e versatilidade e constitui um novo capítulo na história de sucesso da marca no que toca ao design e ao desenvolvimento destes modelos.

Texto: Redação Human

 

A nível mundial, a Volvo já vendeu mais de seis milhões de carrinhas. Tal facto valeu uma merecida reputação como marca capaz de desenvolver carrinhas sinónimas de qualidade, fiabilidade e segurança numa tradição iniciada em 1953, com o lançamento da Volvo Duett.

A pureza e a funcionalidade das linhas define a nova Volvo V60 como uma peça de design escandinavo. Dinâmica e elegante, é capaz de projetar confiança no qual os detalhes fazem a diferença. A face lateral subtilmente esculpida enfatiza o carácter atlético da carrinha, com o spolier no tejadilho a reforçar a sua natureza dinâmica. A nova identidade da Volvo está fortemente vincada na nova grelha frontal e nas luzes dianteiras e traseiras.

No interior da V60 há uma conjugação perfeita entre design escandinavo e artesanato sueco.  Um lugar onde todos viajam com conforto, graças a soberbos assentos e ao controlo de climatização ajustável individualmente. Um design limpo e organizado, capaz de combinar forma e função. Materiais autênticos e detalhes refinados, como o padrão de diamante nos botões de comando e o painel de central, capazes de criar uma sensação de luxo.

Os bancos dianteiros são moldados de modo a terem uma ergonomia perfeita, complementando a forma humana, fornecendo assim um apoio excecional com uma ampla gama de ajustes. Atrás, destaca-se um espaço generoso para as pernas e assentos de apoio fazendo com que o conforto esteja presente em todos os passageiros.

O tejadilho de vidro panorâmico (opcional) inunda a cabine de luz. É matizado para reduzir o brilho e tem cortina elétrica. Com o controlo de climatização de quatro zonas, os ocupantes do banco dianteiro e os passageiros traseiros podem selecionar a sua temperatura ideal, enquanto a tecnologia CleanZone filtra o ar que entra na cabine do habitáculo para ajudar a remover pó, pólen, partículas e odores.

A bagageira, com uma capacidade de 529 litros, referência no segmento, não tem qualquer intromissão da suspensão traseira, sendo bastante ampla resultando num espaço capaz de acomodar facilmente objetos volumosos e irregulares. O portão elétrico da bagageira permite que se abra ou feche utilizando um botão no painel de instrumentos do automóvel ou no próprio portão. Está disponível com uma função mãos-livres que permite abrir e fechar deslocando simplesmente o pé sob o para-choques traseiro. Os detalhes inteligentes tornam cada dia mais fácil. Um suporte de fixação de mala rebatível, que se ergue no piso da bagageira, impede que as bagagens deslizem, enquanto um compartimento escondido permite que mantenha objetos de valor fora da vista. E as costas dos bancos traseiros rebatem com o toque de um botão sem ser necessário abrir as portas traseiras.

A nova Volvo V60 é uma carrinha configurada para inspirar prazer de condução. O conforto é proporcionado por bancos ergonómicos com ajuste extensível. Os apoios reforçados e a extensão almofadada do assento com suporte lateral proporcionam um conforto adicional para viagens longas. Na estrada, o chassis e a suspensão proporcionam um controlo excecional, criando um modo de condução verdadeiramente dinâmico. Na frente, a suspensão desportiva com geometria de duplo braço triangular, proporciona o melhor contacto possível entre a superfície do pneu e a estrada. Atrás, a suspensão traseira de eixo integral apresenta uma sofisticada mola de lâmina transversal feita de materiais compósitos leves e destinada especificamente a proporcionar uma condução desportiva e dinâmica sem comprometer o requinte e o conforto de rolamento. Materiais avançados e leves reduzem o peso total e asseguram respostas incisivas. Além de proporcionar uma condução inspiradora e de confiança, a V60 oferece a completa versatilidade de utilizações que se espera de um Volvo, com um excelente conforto em qualquer estrada. O comportamento dinâmico da V60 pode ser personalizado através de quatro modos de condução que permitem escolher a configuração preferida para motor, caixa de velocidades, acelerador e direção. É ainda possível contruir uma configuração personalizada com o modo individual.

No início da sua produção, a nova V60 estará disponível nas motorizações D3 e D4 a diesel e T5 e T6 gasolina. A curto prazo serão introduzidas novas opções, onde se inclui a motorização eletrificada.