Recrutamento: o fim da crise

Considerando a tipologia e o número de processos de recrutamento e seleção de quadros médios e superiores, o ano de 2017 marcou definitivamente o fim da crise – pelo menos no que ao recrutamento diz respeito.

Por Pedro Branco

 

Considerando a tipologia e o número de processos de recrutamento e seleção de quadros médios e superiores, o ano de 2017 marcou definitivamente o fim da crise – pelo menos no que ao recrutamento diz respeito. A opção por empresas especializadas em pesquisa direta (mais eficientes e mais caras), a tipologia dos perfis procurados (associados ao crescimento e ao desenvolvimento do negócio e/ ou ao reforço de equipas), os orçamentos disponíveis (mais elásticos), entre outros aspetos, são o reflexo desta retoma; por exemplo, a NextMove quase triplicou o número de processos de recrutamento efetuados face ao ano anterior.

Cruzando os dados dos vários estudos disponíveis com aquilo que é a nossa perceção empírica do mercado, concluímos que 2018 será um ano senão ao mesmo nível, muito próximo do de 2017; e esta tendência verifica-se, regra geral, transversalmente a todos os sectores de atividade.

Consubstanciado nas informações privilegiadas de que dispomos, cremos que: continuarão a surgir muitas necessidades para shared services e centros de excelência de muitas organizações multinacionais; o sector das tecnologias vai continuar a recrutar massivamente; as oportunidades (pelo menos da generalidade) das consultoras serão numerosas; a indústria continuará a recrutar para posições estratégicas; os sectores FMCG (fast-moving consumer goods) e retalho recrutarão em grande escala; os serviços profissionais apresentarão muitas novas oportunidades; entre inúmeras outras, incluindo as posições executivas.

Portanto, e se não acontecer nada de estranho, 2018 será um ano de muitas oportunidades de recrutamento, o que reflete o bom momento da economia e dos níveis de confiança associados.

 

»»» Pedro Branco (na foto) é diretor executivo da NextMove, uma empresa especializada no recrutamento de quadros intermédios e de técnicos altamente qualificados que adequa a este nível de funções as metodologias de executive search.