Volvo 1800 S
Um exemplo de longevidade

O automóvel com mais quilómetros do mundo – mais de cinco milhões – ainda conserva o motor e a caixa de velocidades originais. É um Volvo.

Texto: Redação Human

 

Irv Gordon comprou o seu Volvo 1800 S em 1966 e imediatamente se apaixonou por ele. Simplesmente não era capaz de deixar de guiar. Comprou o carro numa sexta-feira e logo na segunda seguinte estava à porta do concessionário para fazer a primeira revisão. Tinha feito os primeiros 2.500 quikómetros.

Com um trajeto diário de 200 quilómetros, dedicação à manutenção e paixão por conduzir, Gordon, um professor norte-americano de ciências, atingiu em 10 anos 800 mil quilómetros. Em 1987 celebrou o seu primeiro milhão de milhas percorridas no Central Park, em Nova Iorque, e em 2002 celebrou em Times Square o segundo milhão, num evento que captou a atenção dos ‘media’ internacionais.

Irv Gordon detém o recorde mundial da maior distância já percorrida por um único proprietário numa viatura não comercial. Este recorde figura no «Guinness Book of World Records».

O seu Volvo ainda mantém o motor e a caixa de velocidades originais.
A distância já percorrida (mais de cinco milhões de quilómetros) é superior a 127 voltas ao mundo ou seis idas à Lua.

Alguns números mais:

– mais de 427.330 litros de combustível utilizado;

– 3.290 litros de óleo;

– 170 mil quilómetros por ano desde que Gordon se reformou, em 1996;

A Volvo Cars tem muito orgulho neste feito de Irv Gordon, que constitui o melhor testemunho da qualidade, da longevidade e da fiabilidade dos automóveis Volvo.