10 anos de Acredita Portugal

A Associação Acredita Portugal assinalou no passado dia nove, no espaço Techtris House Enter, em Lisboa, a sua primeira década de existência. O evento marcou o lançamento da oitava edição do concurso «Acredita Portugal» e a passagem do cargo de chief operations officer (COO) de Fernando Fraga para Sara Bernardino.

O evento, que contou com a presença dos vários conselheiros, patrocinadores e parceiros da associação, teve como objetivo «promover networking entre os presentes, assim como apresentar alguns dos resultados de 10 anos de história do maior concurso de empreendedorismo nacional», explicou Pedro Queiró, atual chief executive officer (CEO) da associação.

O responsável recordou ainda a história da associação, apresentando os obstáculos ao longo da sua jornada, concretizações e expectativas em relação ao percurso que irá percorrer no futuro: «A Acredita Portugal nasceu de um grupo de amigos, que tinha em comum o facto de serem sonhadores e de acreditarem em Portugal e nos portugueses. Hoje, permite que qualquer português tenha uma verdadeira oportunidade para perseguir o seu sonho empreendedor.»

A ideia ganhou substância: seguiu-se a primeira edição dos concursos de empreendedorismo, onde foram inscritas cerca de 700 ideias empreendedoras. Desde então, os concursos de empreendedorismo têm vindo a crescer exponencialmente, tendo a sexta edição registado cerca de 13 mil inscrições. Até ao momento, o concurso já apoiou cerca de 70 mil projetos, resultando em 9.500 planos de negócios desenvolvidos

«A Acredita ajudou-nos a definir e a desenvolver o projeto, e foi também essencial na evolução da Associação Inspirar o Futuro», assinalou na ocasião Eduardo Filho, CEO da Yorn Inspiring Future e vencedor da categoria de «Empreendedorismo Social» no concurso «Montepio Acredita Portugal» em 2015.

No lançamento da nova edição do concurso estiveram ainda presentes diversas personalidades associadas ao percurso da associação, entre os quais Vasco de Mello (Grupo Mello), Conceição Zagalo (Grace/ IBM Portugal), António Brandão Vasconcelos (everis) e Isabel Jonet (Banco Alimentar Contra a Fome), assim como Miguel Ferreira (Fonte Viva) e Isabel Neves (Business Angels), patrocinadores (Montepio, Brisa, KCSIT) e parceiros (CP, Dreamshaper, Creative Minds).

De assinalar que as inscrições para a nova edição terminam no próximo dia 14.