O Departamento de Arquitetura da consultora imobiliária Aguirre Newman foi responsável pelo projeto desenvolvido em modelo chave-na-mão das novas instalações do Banco BNI Europa, na Torre I das Amoreiras, em Lisboa.
O desenvolvimento do projeto, a execução e o acompanhamento de obra foram realizados numa área de cerca de mil metros quadrados, para a nova sede desta instituição bancária de referência.
O espaço está dotado de uma expressividade contemporânea e sofisticada, através da transparência, da dinâmica e do espírito de equipa que foram os fatores-chave para a execução deste projeto com o objetivo de evidenciar a cultura do Banco BNI Europa.
Bárbara Clemente, arquiteta da Aguirre Newman que realizou e dirigiu este projeto, referiu: «A procura de resposta para um conceito inovador, solicitado pelo cliente BNI, foi o ponto de partida para a concretização deste projeto. Aceitámos o desafio com muito entusiasmo, consolidando um projeto em estreita comunicação entre os diferentes intervenientes. Num espaço amplo como o das torres das Amoreiras e com bastante luz natural, o estudo de implantação solicitado desenrolou-se em essencialmente em open space, com um conceito muito diferenciador. Procurou-se criar uma quebra para a ortogonalidade do espaço, através de uma disposição de postos de trabalho em conceito de mesa contínua, intervalado por pequenas zonas de estar e hotdesk, desenhadas à medida das necessidades e do enquadramento.
Com esta solução promove-se o trabalho de equipa e a comunicação entre todos, a qual se prolonga até às inúmeras salas de reunião de diferentes tipologias, incluindo zonas de phone booths. Em todo o projeto, os elementos principais procuram dotar o espaço de grande transparência, de espaços diferenciados de trabalho e de soluções decorativas que possam conferir algum conforto e identidade. Também a utilização dos elementos verdes foi uma constante, conferindo uma melhoria no bem-estar dos trabalhadores.»
Já Nuno Martins, administrador do Banco BNI Europa, assinalou: «A Aguirre Newman foi muito feliz ao conseguir captar o cariz inovador que caracteriza o posicionamento do banco e conceber e executar um projeto de arquitetura que cria um ambiente de trabalho muito exigente do ponto de vista da sua funcionalidade, a par de escolhas de arquitetura que dotaram todo o espaço – incluindo postos trabalho, receção, copa, gabinetes, salas de reuniões e zonas informais de trabalho – de soluções de design que claramente quebram com os standards habituais para espaços de escritório.»
O Banco BNI Europa é hoje o banco digital de Portugal com maior taxa de crescimento. A sua missão é oferecer aos seus clientes uma plataforma digital moderna e de baixo custo com produtos inovadores ajustados às necessidades de cada cliente.