Meia centena de organizações nacionais juntaram-se à Fundação AEP na primeira edição do «Match Point Porto 2017». O encontro, que decorreu na passada semana (quarta e quinta-feira), colocou em contacto com os recrutadores perto de 150 jovens portugueses altamente qualificados que deixaram o país e estão disponíveis para regressar. Em números gerais foram promovidas cerca de 600 entrevistas nos dois dias.
Esta iniciativa de recrutamento, promovida pela Fundação AEP, reuniu empresas como Mota-Engil, Sonae, Bial, Continental, Grupo Visabeira, DSK, Catari, Nestlé, Veniam, Grupo Amorim, entre muitas outras. O «Match Point Porto» é parte integrante do projeto «Empreender 2020», um projeto da Fundação AEP apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do «Compete 2020», e tem por objetivo estimular o espírito empreendedor no seio da diáspora portuguesa, com o foco dirigido aos jovens qualificados que recentemente deixaram o país em busca de um futuro diferente.
No rescaldo do evento ficam as conclusões deixadas pelas empresas participantes, que referiram que estão de facto com muitos problemas no recrutamento e na atração de talento e que o «Match Point» é um evento a repetir pois permitiu promover o networking em tempo real e a aproximação entre a oferta e a procura através das sessões de speed meeting.
O projeto Empreender 2020 (ver aqui) irá terminar em janeiro com a realização de uma conferência internacional no dia 17, que vai decorrer nas instalações da AEP, em Leça da Palmeira, e que visa promover um debate alargado em torno de propostas de ação que visem estimular o regresso desta geração de jovens qualificados.