SGF cresce cerca de 10% em 2017

A SGF – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, registou neste ano de 2017 um aumento do volume de ativos sob gestão de cerca de 10%, tendo superado o crescimento verificado no mercado dos fundos de pensões.

Naquele que foi um ano particularmente importante para sociedade gestora, destaca-se positivamente a rendibilidade de alguns produtos, que lhes permitiram posicionar-se nos primeiros lugares, e até mesmo liderar, alguns rankings da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP).

Este crescimento deve-se sobretudo a um ano que fica marcado pelo desenvolvimento de uma nova dinâmica da SGF, que se traduziu no lançamento de uma nova assinatura: «O Valor da Independência». Com esta nova abordagem, o objetivo é destacar a independência face a qualquer grupo financeiro, posicionando-se como a maior sociedade gestora independente a nível nacional, no mercado dos fundos de pensões e PPRs (planos poupança-reforma), sempre com a missão de acrescentar valor a atuais e futuros clientes e parceiros.

Por outro lado, a consultoria na gestão do património dos fundos por parte da Golden Assets, o desenvolvimento de campanhas alusivas à poupança, o recente aumento de capital, entre outros pontos, contribuíram para um acréscimo significativo de novas subscrições, reforços e transferências de fundos de pensões e PPRs.

António Amaral, administrador da SGF, referiu: «É com grande satisfação que com o aproximar do final de ano podemos já anunciar que em 2017 crescemos cerca de 10%, fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que cada vez mais corresponde às necessidades e aos objetivos dos nossos clientes e investidores. Na proximidade do seu trigésimo aniversário, a SGF é hoje uma sociedade gestora mais sólida, robusta e competitiva, disponibilizando e oferecendo um conjunto de soluções adequado e adaptado às necessidades e exigências do mercado de fundos de pensões.»

Recorde-se que a estrutura acionista se manteve intacta e estável durante todo o ano, com o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), a Groupama, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) e a Golden Actives, tendo esta última reforçado recentemente a sua posição.

As alterações legislativas recentemente aprovadas irão dar origem, já em 2018, ao desenvolvimento de novas soluções ao nível do recebimento dos benefícios constituídos na lógica dos complementos de reforma. A SGF passará a garantir o pagamento desses benefícios a clientes e potenciais clientes.

«Estamos convictos de que estas alterações representam uma oportunidade para a SGF apresentar as melhores soluções para os seus atuais e futuros clientes, no momento da passagem à reforma», concluiu o responsável.