Jovens da diáspora encontram as empresas

A Fundação AEP, no âmbito do projeto «Empreender 2020 – Regresso de uma geração preparada», vai realizar a 27 e 28 dezembro um evento designado «Match Point Porto 2017», o qual pretende ser o ponto de encontro entre os jovens qualificados que deixaram o país recentemente e as empresas portuguesas, carentes de recursos humanos de qualidade.

Neste evento de dois dias, que irá decorrer no auditório da AEP em Leça da Palmeira, os jovens qualificados que emigraram nos anos recentes são convidados a vir a Portugal apresentar um pitch dos seus projetos de empreendedorismo ou dos seus sonhos de encontrar colocação qualificada em Portugal, e para isso contarão com uma agenda de reuniões rápidas com responsáveis de recursos humanos e dirigentes de empresas sedeadas em Portugal.

Muitas empresas portuguesas de primeiro plano debatem-se já com a falta de recursos humanos qualificados, devido ao facto de muitos quadros terem deixado o país, à procura de melhores oportunidades no exterior. Também conhecidos são os casos dos médicos dentistas ou dos enfermeiros, cuja diáspora tem também causado impactos importantes no preenchimento das vagas de trabalho em Portugal.

Com este projeto, a Fundação AEP pretende chamar a atenção da necessidade de que estes jovens regressem a Portugal, ou no mínimo mantenham os laços económicos e afetivos com o país, através de projetos de empreendedorismo ou de cooperação no exterior com as empresas portuguesas com presença internacional. Neste sentido, a campanha de lançamento do evento assumiu duas frases-chave. Uma direcionada aos jovens («Gostas de Portugal? Portugal gosta de ti!»), para traduzir uma ligação afetiva e a preocupação que a sociedade continua a manter com os que emigraram nos últimos tempos. Já a frase-chave direcionada às empresas («O melhor talento de Portugal está cá hoje!») pretende significar o potencial que irá estar presente no auditório da AEP no final deste mês.

O evento contará ainda com diversas atividades de animação, prémios, PEP talk e momentos de ativação de marcas de sponsors. Estarão ainda presentes empresas de head-hunting e de gestão de recursos humanos. A participação é gratuita e aberta a todos, mediante inscrição no portal do projeto, aqui.

O «Empreender 2020 – Regresso de uma geração preparada», desenvolvido pela Fundação AEP, é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do «COMPETE 2020».

Entre meia centena de empresas já inscritas, estão várias tecnológicas, assim como os responsáveis de recursos humanos de alguns grupos empresariais de referência (Mota Engil, SONAE, Bial, Continental, Grupo Visabeira, DSK, Catari ou Nestlé).