Perspetivar o futuro da consultoria

Como poderá evoluir a consultoria de gestão e de recursos humanos num ambiente cada vez mais marcado pela tecnologia?

Por Artur Félix

 

A forma como as pessoas utilizam o seu tempo, como comunicam e como acedem à informação e a utilizam é hoje radicalmente diferente, fruto da evolução da tecnologia e da sua adoção pelas organizações.

Atualmente muitas tarefas rotineiras que consumiam tempo podem ser asseguradas pela tecnologia, libertando as pessoas para que se dediquem a atividades mais estimulantes e criativas.

Por outro lado, os novos canais de comunicação permitem uma «ligação permanente» e aumentam a velocidade de acesso a informação, permitindo acelerar os processos mas criando uma maior pressão para alcançar resultados num curto espaço de tempo.

Para os consultores de gestão, a tecnologia permitiu repensar os processos e as formas de trabalho tendo em vista a melhoria da produtividade.

No domínio da consultoria de recursos humanos, é impossível pensar em processos como os de recrutamento, formação ou gestão do desempenho sem considerar a utilização de tecnologia.

Adicionalmente aos ganhos de eficiência e produtividade resultantes da utilização da tecnologia, os consultores têm a possibilidade de trabalhar grandes volumes de dados de forma rápida, permitindo que os gestores das organizações possam tomar decisões mais fundamentadas e alcançar melhores resultados.

No entanto, as organizações continuam a ser feitas por pessoas.

Assim, para que no final do dia sejam alcançados os resultados esperados, é imprescindível que os consultores também tenham a capacidade de apoiar as pessoas para que entendam e desejem a mudança e para que possam desenvolver os conhecimentos e competências necessárias para que o sonho saia do papel e se torne realidade.

 

 

»»» Artur Félix (na imagem) é partner da Blink Consulting. Baseada em Lisboa, esta consultora é especializada no trabalho com pessoas dentro das organizações. Os seus consultores assumem-se como agentes catalisadores e facilitadores de processos de mudança/ desenvolvimento das organizações e dos seus recursos humanos. Atuam de forma sistémica, valorizando o conhecimento do negócio dos clientes, integrando nas intervenções os seus objetivos estratégicos e organizacionais. A consultora trabalha com uma rede de parceiros internacionais que lhe permitem aceder a metodologias, ferramentas, conhecimento e experiências.