SEAT/ Telefónica
Acordo para potenciar a digitalização na indústria automóvel

As duas empresas vão colaborar no uso partilhado de insights para desenvolver soluções de mobilidade nas cidades e em centros urbanos. O acordo também engloba o teste a novas tecnologias para a rede 5G em Espanha, especialmente no seu uso no ecossistema do automóvel conectado e autónomo. Esta aliança abrange ainda potenciar a indústria 4.0 com iniciativas de transformação digital e de inovação mútua no âmbito do processo de fabrico.

Texto: Redação Human

 

Luca de Meo, presidente da SEAT, e Luis Miguel Gilpérez, presidente da Telefónica Espanha, assinaram ontem um acordo que visa potenciar o trabalho conjunto das duas empresas no desenvolvimento de iniciativas inovadoras na indústria automóvel. O entendimento firmado converte a Telefónica num fornecedor estratégico de tecnologias de informação (TI) da SEAT, reforçando o objetivo da empresa automóvel em posicionar-se como referencial em mobilidade conectada e digitalizada.

Neste sentido, o acordo entre as duas empresas espelha a colaboração em três áreas principais de trabalho: o uso partilhado de insights (informação extraída a partir de dados anónimos e agregados) para desenhar soluções otimizadas de mobilidade; a aplicação da conetividade 5G no carro conectado e o desenvolvimento de projetos de transformação digital no decurso do processo de fabrico de automóveis.

Luca de Meo assinalou: «Com este acordo, a SEAT consolida a sua posição referencial na digitalização do sector. Contar com a Telefónica como sócio estratégico permite-nos dar um grande passo em frente na nossa aposta em oferecer soluções de mobilidade que facilitem a vida do condutor ao volante dos nossos veículos. Esta colaboração também nos permitirá desenvolver, através da tecnologia, projetos que impulsionem os nossos processos de produção e de ligação aos fornecedores.»

Já Luis Miguel Gilpérez sublinha: «Não há dúvida de que as novas tecnologias irão provocar uma autêntica revolução no sector automóvel, e na Telefónica queremos assumir o papel de parceiro referencial que ajudará a SEAT a liderar esta nova etapa. Que influência terá o big data ou o blockchain no sector, ou como será determinante o 5G no futuro do automóvel autónomo e conectado, serão algumas das inovações em que a Telefónica e a SEAT trabalharão em conjunto.»

Um dos pontos mais relevantes do acordo valoriza a implementação de novas tecnologias para redes 5G no ecossistema do automóvel conectado e do carro autónomo. O arranque das redes de quinta geração da Telefónica proporcionará um salto qualitativo na capacidade, na qualidade, no tempo de resposta e na velocidade das comunicações, permitindo criar novas experiências e cenários de utilização do veículo conectado. Com este objetivo, as duas empresas trabalharão em diferentes ações de inovação e em laboratórios de criação, com o propósito de desenvolver aplicações com este tipo de tecnologias no automóvel. As propostas identificadas como apostas de valor serão testadas mediante provas-piloto em situações reais, em zonas onde a Telefónica já tenha implementado estas novas capacidades.

O acordo contempla igualmente o desenvolvimento e a implementação de iniciativas de indústria 4.0 no processo de fabrico de veículos. Neste sentido, a Telefónica e a SEAT colaboram numa prova experimental baseada na tecnologia blockchain para melhorar o rastreio de peças na cadeia de fornecimento à fábrica de Martorell. Também serão implementadas soluções e sistemas baseados em IoT (Internet of Things) com o objetivo de melhorar e agilizar a gestão e a relação com os fornecedores.

O acordo contempla também a implementação de ferramentas e de mecanismos conjuntos que facilitem a recolha, a gestão e a análise de dados – respeitando sempre os princípios de privacidade, confidencialidade e de transparência dos utilizadores e dos proprietários. As duas empresas trabalharão em conjunto no sentido de explorar os benefícios que possam trazer o big data e o uso partilhado de dados para o desenho de novas propostas de mobilidade. Neste sentido, serão desenvolvidas soluções otimizadas de mobilidade para cidades e núcleos urbanos que implementem sistemas de gestão mais inteligentes de tráfego, estacionamento e de outros serviços relacionados.