«Lavrar o Mar»
As artes no alto da serra e na costa vicentina

O segundo ano de vida do projeto cultural e turístico «Lavrar o Mar – As Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina» vai começar com a vontade de expandir e mergulhar ainda mais na relação que se abriu entre diversos públicos que chegaram perto das artes performativas através das propostas já apresentada.

Texto: Redação Human

 

No projeto «Lavrar o Mar», o público é convidado literalmente a entrar com as mãos na massa da programação, que se constituirá de um fazer conjunto, criando experiências que queremos que façam sentido, que divirtam, que unam pessoas de muitos mundos, num lugar com serra e oceano.

O objetivo é que o público cozinhe, que nade, que se delicie com o que o projeto tem para oferecer.

Os bilhetes já estão à venda, na bilheteira on-line, aqui, ou na casa LAVRAR, em Aljezur.

De assinalar que o projeto «Lavrar o Mar» promove, em época baixa, a dinamização das várias localidades da costa vicentina e da Serra de Monchique, através de uma ação eminentemente criativa e artística que dá a descobrir a residentes e turistas uma identidade local que se regenera e que se renova pela mão das artes e dos interlocutores locais.

O projeto consolida uma nova marca para a região através da fusão das práticas artísticas contemporâneas com o conhecimento ancestral local, a acontecer na natureza (vales e praias) e no património edificado e com história (igrejas e castelo, mosteiro, destilarias ou casas senhoriais). Uma experiência diferenciada que dá a descobrir a dimensão cultural da região, assente na sua singularidade e na beleza natural distintiva.

Instala-se assim no território uma rota cultural e turística de dimensão europeia, promovendo encontros transformadores numa contínua partilha humana entre artistas e populações locais, população estrangeira fixa e flutuante. Acreditamos que a cultura é um ativo de excecional valor para a oferta turística.

O programa assenta na criação e na apresentação de espetáculos únicos de dança, música, teatro, performance, imagem, exposições e projetos multidisciplinares, em momentos-chave a que chamam espetáculos (em relação com festas de tradição local), residências artísticas e encontros artísticos, que culminam num festival internacional de artes performativas.