Todo-o-terreno
Sexta edição do «Mercedes-Benz 4MATIC Experience»

O outono atípico deu que fazer à caravana dos Mercedes-Benz que no passado fim-de-semana percorreu as encostas da Serra da Estrela, na sexta edição do «Mercedes-Benz 4MATIC Experience». Com temperaturas elevadas para a época, foi no terreno que se sentiu o principal desafio de superação, com trilhos muito empoeirados e bastante degradados. A aventura todo-o-terreno (TT) mais alta do continente foi uma organização da Mercedes-Benz Portugal e do Clube Escape Livre.

Texto: Redação Human

 

Na longa caravana de quase 50 viaturas Mercedes-Benz não se esperava encontrar caminhos tão duros, em dias quentes de outubro. Mas mais surpreendente foi a demonstração de capacidade dos veículos com tecnologia 4MATIC, agora comprovada, mesmo para os recentes Classe E All-Terrain, menos habituados a este tipo de diversão. A Serra da Estrela brindou os participantes com corta-fogos íngremes, caminhos cheios de pedra e pó e pendentes acentuadas, além dos estradões mais acessíveis, mas todos os desafios foram plenamente superados. O prémio foram paisagens deslumbrantes, reservadas aos aventureiros que se atrevem a sair do asfalto, num dos encontros mais participados de sempre, e onde os serviços SPA do H2otel fizeram a diferença para relaxar.

Como pontos principais ao longo dos 250 quilómetros de passeio que começou em Unhais da Serra, os 130 participantes conheceram o funcionamento do Centro de Limpeza da Neve da Serra, em Piornos, observando alguns dos veículos e a maquinaria para a manutenção das estradas nos dias de neve, registaram a beleza da cascata Poço do Inferno, ainda que sem água, e a nascente do Rio Mondego, além de imensas paisagens, dos vales às linhas de montanhas no horizonte. Infelizmente, o flagelo dos incêndios não passou despercebido à caravana.

Já em Seia, no Museu do Pão, as crianças da caravana puderam manusear a massa do pão enquanto os adultos ficaram surpreendidos com as histórias e as curiosidades deste produto pelo mundo. E com retrocesso ao fabrico, o cereal, desta vez o centeio, voltou a ser o tema de domingo no Centro de Interpretação da Moagem do Centeio, no Fundão, antes de um almoço animado e com a distribuição dos prémios pelos participantes.