Candidaturas à quinta edição do programa «Acertar o Rumo»

A iTGROW, uma empresa do Grupo Critical Software e do BPI, anunciou em parceria com a Universidade de Coimbra e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) o lançamento da segunda fase de candidaturas à quinta edição do programa de formação Acertar o Rumo. A iniciativa pretende desenvolver competências técnicas de programação informática junto de 25 licenciados com dificuldade em encontrar emprego nas suas áreas de formação original, facilitando a reconversão profissional para a área das tecnologias de informação (TI).

Esta segunda vai decorrer até 10 setembro próximo. Depois, serão realizadas provas para seleção de candidatos, complementadas com entrevistas biográficas, para encontrar os que têm melhores condições de sucesso no programa.

O programa «Acertar o Rumo» é de formação intensiva, acompanhada, prática e dirigida às necessidades profissionais. Tem vindo a ser promovido nos últimos anos sob a forma de «Curso não Conferente de Grau» da Universidade de Coimbra.

Desde 2013 candidataram-se mais de 700 profissionais, dos quais foram selecionados 85 formandos. O sucesso do programa reflete-se na taxa de empregabilidade de 100%, ou seja, todos os formandos foram integrados com sucesso no mercado de trabalho na área das TI.

Os interessados poderão submeter as candidaturas no site do programa, aqui, ou por e-mail.

Esta formação tem uma propina associada, sendo que os formandos terão à sua disposição uma linha de crédito adaptada às necessidades específicas de financiamento, através do BPI, podendo recorrer a outras alternativas disponíveis no mercado.

 

Empresas aderem ao programa

Além da Universidade de Coimbra, do IEFP e da iTGROW, participam no «Acertar o Rumo» várias empresas, assumindo o compromisso de integrarem os formandos nos seus projetos de desenvolvimento de software. As empresas aderentes são responsáveis por acolher, em contexto de estágio profissional, os formandos, garantindo as condições de remuneração estipuladas e um projeto com contexto propício para o desenvolvimento das competências pretendidas. São cada vez mais as empresas que aderem, apostando nesta iniciativa para dar resposta às suas necessidades de recrutamento de programadores especializados em JAVA. Até ao momento, aderiram empresas como as seguintes: Critical Software, BPI, Novabase, Accenture, AIRC, Present Technologies, IPN e Everis. No seu conjunto, garantem a colocação no mercado de todos os formandos deste curso.

 

A iTGROW

A iTGROW, criada em 2010, resulta de uma iniciativa conjunta entre a Critical Software e o BPI e aposta na qualificação informática, atraindo, selecionando, formando e preparando para a vida profissional recém-diplomados, mediante um programa de formação e treino de competências on-the-job.