Inauguração da Startup Portimão

Foi inaugurada passado dia 10 a Startup Portimão, incubadora integrada no Centro de Negócios de Portimão. Localiza-se no Autódromo Internacional do Algarve, nos limites do concelho de Portimão com o de Monchique, próximo de Marmelete, e é promovida pela Câmara Municipal de Portimão com o apoio dos Territórios Criativos.

Luís Matos Martins, administrador dos Territórios Criativos, iniciou a sessão referindo a vontade de todos os parceiros da Startup Portimão de «projetar o futuro das pessoas e acelerar os negócios», ou não fosse «a incubadora diferenciar-se pela sua infraestrutura e localização, em pleno Autódromo Internacional do Algarve».

Sendo a incubadora direcionada para as chamadas «cidades inteligentes», nas áreas da energia, mobilidade, turismo, governança e qualidade de vida, Paulo Pinheiro, administrador do Autódromo Internacional do Algarve, garantiu que é para a sua equipa «um orgulho fazer parte de um ecossistema com estas características, que cria condições para o crescimento de jovens empresários», acrescentando ainda a sua pretensão de «fazer parte de todo o processo de apoio aos empresários», através da sua rede de contactos.

A inauguração contou com a presença de 150 pessoas, entre parceiros, empresários e empreendedores, tendo havido ainda oportunidade para uma visita completa às instalações, um espaço inspirador e descontraído com capacidade para acolher 30 empreendedores.

Uma das presenças mais notadas foi a de Isabel Neves, investidora do «Shark Tank Portugal» e presidente do Clube Business Angels de Lisboa.

Durante a inauguração, foram vários os empreendedores que demonstraram interesse em instalar-se na Startup Portimão e usufruir de todas as suas vantagens. As primeiras entrevistas decorrem esta semana.

 

Territórios Criativos

A organização Territórios Criativos visa fomentar a dinamização territorial através da planificação, da implementação e da avaliação de projetos, sendo as suas principais unidades de intervenção as seguintes:

– consultoria, onde se insere o apoio à gestão e à dinamização de incubadoras de negócios e o planeamento estratégico de organizações do terceiro sector, municípios e empresas;

– formação, desenvolvendo programas de formação e bootcamps de empreendedorismo, em entidades públicas e privadas;

– projetos de empreendedorismo e de intervenção social (dinamiza e apoia a gestão das incubadoras de empresas de Ericeira, Mafra, Alvaiázere e Loures).