Um agosto diferente no Porto
Teatro e mosteiro abrem portas ao público

O Teatro Nacional São João (TNSJ) e o Mosteiro de São Bento da Vitória, na cidade do Porto, estão de portas abertas durante o mês de agosto para apresentar todos os bastidores dos espaços onde acolhem diariamente a atividade teatral.

Por Mário Sul de Andrade

 

As visitas guiadas – com tradução em inglês, francês e castelhano, e que contam agora também com videoguia em língua gestual portuguesa – pretendem promover o conhecimento cultural destes dois monumentos emblemáticos da cidade invicta junto do público nacional e estrangeiro. O preço para a entrada no TNSJ é de cinco euros e no Mosteiro de São Bento da Vitória de três euros, mas para quem quiser visitar os dois edifícios há um bilhete conjunto pelo preço de seis euros. A entrada é gratuita para todas as crianças até aos 10 anos, quando acompanhadas por adultos.

As visitas no TNSJ realizam-se de terça-feira a sábado, às 12H30, para um total de 20 pessoas, sendo que no dia 19 de agosto há uma sessão com um intérprete em língua gestual portuguesa. Durante o percurso, são descobertos os vários espaços do TNSJ, como a sala de espetáculos, a sala de ensaios, os camarins e as zonas técnicas.

Já no Mosteiro de São Bento da Vitória, as visitas decorrem de segunda a sexta-feira, às 12H00; no dia seis de agosto, às 15H00, para 30 pessoas, no máximo, há uma sessão que contará também com um intérprete em língua gestual portuguesa. No mosteiro será possível conhecer o magnífico Claustro Nobre, a sala do antigo Tribunal Militar, o Centro de Documentação do TNSJ e a exposição «Noites Brancas» (na foto, de João Tuna), que contempla cenografias e objetos de produções do TNSJ.

Até ao momento, cerca de seis mil pessoas já conheceram os bastidores dos dois monumentos, contando com a oportunidade de experienciar o mundo do teatro e das artes com uma maior proximidade.

De assinalar que o TNSJ é desde 2007 uma entidade pública empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.