«IBM Smarter Cities Challenge» ajuda cidades

O programa «IBM Smarter Cities Challenge», da IBM, vai enviar equipas de especialistas para cinco municípios durante 2018 para disponibilizar serviços de consultoria pro bono sobre questões como habitação social, desenvolvimento económico, imigração e segurança pública.

Os cinco municípios – Busan, na Coreia do Sul, Palermo, em Itália, San Isidro, na Argentina, San Jose, nos Estados Unidos, e Yamagata (na imagem), no Japão – foram selecionados entre um grupo altamente competitivo de mais de 100 cidades em todo o mundo que concorreram para obter este tipo de donativo de serviços de consultoria da IBM.

Desde 2010, a Divisão de Cidadania da IBM fez chegar estes serviços no âmbito do «Smarter Cities Challenge» a mais de 130 cidades em todo o mundo, incluindo uma portuguesa, escolhidas entre mais de 600 candidatas, com quase 800 especialistas de topo da IBM a trabalhar em serviços pro bono avaliados em mais de 68 milhões de dólares. Cada projeto de consultoria tem o valor comercial de 500 mil dólares.

Para as próximas iniciativas pro bono, a IBM poderá utilizar as capacidades analíticas cognitivas do Watson para identificar e perceber os diversos dados da cidade como os padrões de transporte ou tendências de saúde pública, ou ainda fenómenos meteorológicos naturais e de influência humana, que poderão ser analisados a partir dos maiores conjuntos de dados meteorológicos do mundo, os registados pela The Weather Company, uma empresa do Grupo IBM. A análise dessas informações pode ajudar a criar o plano de recomendação da IBM para os stakeholders da cidade enfrentarem os seus desafios locais.

O programas «Smarter Cities Challenge» ajudou cidades de todo o mundo a melhorar significativamente a qualidade de vida dos seus residentes. Os projetos suportados pelas recomendações da IBM ajudaram a atualizar as competências dos funcionários ao serviço da cidade e permitiram que as cidades ganhassem prémios de prestígio e se tornassem mais competitivas.

Eis alguns exemplos dos resultados alcançados até à data:

– Faro foi até ao momento a única cidade portuguesa premiada com este apoio da IBM. O projeto decorreu em 2014, tendo tido como resultado uma série de recomendações nas áreas do turismo, da inovação e da economia do mar.

– Memphis, nos Estados Unidos, e a IBM trabalharam para desenhar um plano para diminuir os pedidos e melhorar o tempo de resposta dos serviços de saúde de emergência, e para melhorar o sistema a longo prazo, particularmente para os cidadãos com rendimentos mais baixos.
– Dublin, na República da Irlanda, trabalhou com a IBM para avaliar a viabilidade de adotar energia solar e de menor custo e conseguiu instalar painéis solares nos telhados de quase todos os edifícios governamentais da cidade.
– Porto Alegre, no Brasil, criou um PoA (Point of Action) digital para facilitar o diálogo on-line entre os cidadãos e a entidades oficiais da cidade para identificar as prioridades e adaptar o orçamento municipal. Uma delas referiu-se às rotas dos transportes públicos que foram ajustadas para ajudar os residentes mais carenciados a terem um melhor acesso a serviços de saúde.

Jennifer Ryan Crozier, vice-presidente para Cidadania Empresarial da IBM e p«esidente da IBM Foundation, felicitou os vencedores, dizendo: «Nos últimos sete anos, vimos fortes candidaturas de mais de 800 cidades de todo o mundo que propuseram iniciativas em que o talento da IBM e a tecnologia as poderiam ajudar a resolver os seus problemas mais difíceis, mas 2017 destacou-se. Felicitamos os vencedores deste ano e estamos ansiosos para colaborar com cada um deles no ‘Smarter Cities Challenge’.»

Mais informações aqui e aqui.

Vídeo sobre a iniciativa abaixo.