Quanto mede a sua essência

No panorama atual, tudo é mensurável e quantificável: status social, desempenho profissional, competências, relações interpessoais, diversidade cultural, religião e crenças, evolução tecnológica, a própria globalização e muito mais. Já alguma vez se questionou sobre a forma em que consegue brilhar e marcar diferença nas suas múltiplas dimensões?

Por Nelma Fernandes

 

Na realidade, a resposta a essa questão é simples: conhecer e trabalhar eficazmente a medida exata da sua essência.

O facto é que muitas vezes oscilamos nas quatro variantes de pensamento: às vezes meço muito, outras meço mais ou menos, alturas em que meço pouco e vezes que não meço nada.

Assim, frequentemente nos avaliamos e consequentemente usamos a mesma base para avaliar o outro. Acabamos por aceitar e acreditar que é essa a nossa normalidade, o nosso valor.

Eis as questões: a sua realidade atual será a melhor versão da sua essência?; está no seu esplendor máximo?

O exercício é simples: Em primeiro lugar, identifique as vertentes mais relevantes da sua vida. Seguidamente, avalie o seu grau de satisfação numa escala de zero a 10. Por fim, reflita em que vertente conseguiu atingir o melhor de si.

A partir daí, apenas tem de replicar essa sua melhor versão para todos os quadrantes. Na verdade, não somos fragmentos da nossa vida pessoal, profissional, social; somos, isso sim, equilíbrio no seu todo. Somos unos. É fundamental perceber que apenas está a potenciar eficazmente o seu Eu quando consegue tirar partido da vida na sua totalidade.

Nas múltiplas sessões de coaching que conduzi, a transformação que ocorreu e foi partilhada pelos meus coachees revelou-se extremamente recompensadora. Foi quando fizeram o tal clic e encontraram «a sua melhor versão» que começaram a trabalhar positivamente o seu melhor enquanto seres humanos, pais, filhos, amigos, profissionalmente e até na prática fundamental que é saber respirar.

Convide a si próprio a conhecer o real valor da sua essência e aja de acordo com a sua medida; rapidamente vai perceber que uma medida serve mais, a todos os níveis, do que várias. Experimente e verá o resultado.

 

 

»»» Nelma Fernandes (na imagem) é executive coach, tendo sido formada pela ICC – International Coaching Community.