A INOVFLOW, tecnológica portuguesa focada na implementação de soluções que otimizam processos de negócio, implementou uma solução global de gestão de recursos humanos (RH) na Acústica Médica. Visou melhorar, integrar e automatizar processos, simplificando as operações diárias e permitindo à empresa gerir eficientemente os seus mais de 300 colaboradores.
O Departamento de Recursos Humanos da Acústica Médica, empresa de grande relevo na área dos aparelhos auditivos e com 50 anos de experiência em Portugal, perdia demasiado tempo com tarefas administrativas e não se conseguia focar de forma efetiva naquilo que é verdadeiramente estratégico: a gestão, a motivação e a evolução da sua equipa. A maioria dos processos não estavam automatizados nem integrados, o que dificultava as operações diárias e tornava tudo demasiado complexo. De forma a gerir eficientemente a sua equipa de 300 pessoas e a reforçar a sua satisfação, a Acústica Médica precisava de uma solução global de gestão de recursos humanos.
Para fazer face aos desafios, a Acústica Médica avaliou várias opções e selecionou o software «PRIMAVERA RH», pela qualidade e pela robustez, e o parceiro tecnológico INOVFLOW, pela capacidade e pela experiência em projetos similares. «Os casos de sucesso apresentados e as competências demonstradas pela equipa da INOVFLOW na área de recursos humanos foram fundamentais para a nossa decisão», salientou Vanda Pinto, gestora de recursos humanos da Acústica Médica.
De acordo com os requisitos e o diagnóstico efetuado no terreno, a solução implementada pela INOVFLOW consistiu num conjunto de produtos e serviços para automatizar a gestão de recursos humanos (nomeadamente salários e assiduidade), desenvolvimentos específicos para cálculo de comissões e exportação de dados, integração com a solução financeira «Navision», criação automática de mapas legais e fiscais e sistema de reporting integrado com o «Microsoft Excel».
«Neste processo, a INOVFLOW teve sempre uma atitude muito próxima e proactiva, compreendendo as nossas necessidades atuais e antecipando as necessidades futuras», referiu ainda Vanda Pinto, acrescentando: «Os recursos humanos são uma peça fulcral na Acústica Médica, e a INOVFLOW soube refletir isso em termos tecnológicos, pelo que com a solução implementada ficámos muito mais eficientes e temos mais tempo para nos dedicarmos a iniciativas estratégicas.»
A INOVFLOW prestou um serviço end-to-end, cobrindo todo o ciclo de vida do projeto, desde análise até desenvolvimento, configuração, implementação, formação, migração, acompanhamento do arranque e suporte.
A otimização e a automatização dos processos de recursos humanos permitiram à Acústica Médica ganhar tempo para fomentar uma força de trabalho de elite e aumentar a sua motivação, a produtividade, a rentabilidade e a competitividade.
A implementação do projeto resultou nos seguintes ganhos:
– agilização do processamento salarial dos colaboradores;
– segurança e rapidez na adoção de alterações fiscais/ legais;
– integração automática com a plataforma base da Segurança Social;
– reporting mais rápido e dados mais consistentes para apoio à tomada de decisão;
– conjunto de tarefas executadas pelos próprios colaboradores (employee self-service);
– flexibilidade na definição de regras de recursos humanos;
– facilidade de gestão de vínculos, carreiras e competências;
– celeridade nos processos de formação;
– maior transparência na estrutura organizacional;
– redução dos custos e rapidez na gestão administrativa dos recursos humanos;
– gestão da assiduidade com maior controlo e mais eficiência.
«O projeto e a solução corresponderam totalmente às expectativas, destacando-se o apoio e a disponibilidade sempre demonstrados pelos consultores afetos», conclui Vanda Pinto.