Lexus e ESAD promovem design camp

O «Lexus/ ESAD Design Camp» resulta de uma parceria entre a marca de automóveis Lexus e a ESAD – Escola de Arte e Design, e será realizado entre 10 e 15 de setembro em Ofir. Durante esse período, os participantes nacionais e internacionais desenvolverão propostas criativas e inovadoras enquadradas na temática definida pela Lexus de forma a que as mesmas sejam submetidas ao «Lexus Design Award 2018», concurso internacional dirigido a criadores de todo o mundo.

A Lexus anunciou oficialmente o projeto de parceria no dia dois de junho no «Lexus Design Day», na ESAD, evento em que foram enquadrados os cinco anos de prémios de design da Lexus para lançar o «Lexus/ ESAD Design Camp», workshop de design de uma semana, que terá lugar em setembro, em Ofir. Organização conjunta entre as duas entidades, tem como grande objetivo o desenvolvimento de uma proposta para submeter ao «Lexus Design Award» em áreas tão diversas como design de comunicação, interiores, produto, automóvel e moda, bem como, artes digitais, multimédia e joalharia. Terá a orientação de mentores e designers reconhecidos nacional e internacionalmente.

Com o lançamento deste workshop e a parceria com a ESAD, a Lexus reforça o seu posicionamento em áreas da inovação e do design, ao mesmo tempo que se propõe cumprir os objetivos para este ano: levar candidaturas portuguesas ao concurso internacional que patrocina.

Lançado em 2013, o «Lexus Design Award» visa apoiar o desenvolvimento de ideias que contribuem para a sociedade, através do apoio a criadores cujas obras possam transformar o futuro num lugar melhor. São igualmente uma oportunidade única para trabalhar com designers reconhecidos e criar protótipos dos seus projetos, interpretações exclusivas de design que depois são exibidos na «Semana de Design de Milão 2018». Anualmente são selecionados 12 finalistas pelo júri e exibidos no maior certame da área a título mundial. Destes, quatro vão poder prototipar os seus projetos com o apoio de um mentor de renome internacional e mostrar com grande destaque os seus protótipos no espaço Lexus da «Trienal de Milão».

Para além da oportunidade de competir no «Lexus Design Award», a Lexus Portugal vai distinguir o melhor trabalho do design camp com um prémio especial.

Mais informações sobre o design camp aqui.

Mais informação sobre o «Lexus Design Award» aqui.