Viajar
Desculpas à portuguesa

Cerca de 14% dos portugueses vão de férias para evitar ir a uma reunião familiar. Casamentos e eventos sociais também são a desculpa «perfeita» para ir para o estrangeiro.

Por Francisca Rodrigues

A necessidade de descansar e desligar-se do stress diário, o interesse em conhecer diferentes culturas ou a história de outros países, a gastronomia, praias paradisíacas, diversão com os amigos ou uma escapadela romântica com a cara-metade. Estas parecem ser algumas das boas razões para ir de férias. Mas não… Segundo pôde comprovar o potente motor de busca de voos e hotéis Jetcost, para cerca de 14% dos portugueses isto não tem importância. Evitar uma reunião de família, um casamento ou um evento social pode ser a melhor razão para ir muito longe, de férias.

A equipa da Jetcost levou a cabo uma pesquisa que fez parte de um estudo para identificar os motivos por que os europeus viajam para o estrangeiro. O estudo foi realizado com três mil pessoas (500 de cada nacionalidade: (britânicos, espanhóis, italianos, alemães, portugueses e franceses) com 18 anos ou mais e que tenham viajado pelo menos uma vez nos últimos dois anos.
Inicialmente, a todos os entrevistados foi perguntado quais as suas razões para viajar ao exterior por motivo de férias. As respostas mais comuns foram: tinha vontade de conhecer esse país ou essa cidade (36%), precisava de uma pausa no trabalho e no stress diário (23%), queria passar um tempo com os meus entes queridos (16%) e, surpreendentemente, 14% dos portugueses reconheceram que tinham reservado as suas férias no exterior para evitar ter que ir a uma reunião de família, a um casamento ou a um evento social.

Ao pretender aprofundar um pouco mais, a todos os entrevistados que indicaram que tinham reservado as suas férias para evitar algum desses eventos, foi perguntado em particular qual a razão para não querer estar nessa festa ou nesse evento. As cinco primeiras respostas foram as seguintes:

– 1. Não posso ou não quero ter os custos inerentes se for.

– 2. Não suporto a maioria das pessoas que estarão presentes.

– 3. Este tipo de festas/ eventos nunca acabam bem.

– 4. O(s) celebrante(s) não me caem especialmente bem.

– 5. Não conheço a maioria das pessoas que vão estar presentes.

De acordo com a pesquisa, mais de um terço (35%) daqueles que tinham decidido ir de férias para não assistir a uma dessas festas/ eventos acabaram por discutir com aqueles que as organizaram, e em 13% dos casos a discussão chegou a tal ponto que passaram a ser excluídos de comemorações futuras.

Quando finalmente se perguntou por que é que simplesmente não diziam a razão pela qual não queriam estar presentes, em vez de irem gastar dinheiro em férias, a maioria deles, (62%) respondeu que dizer que já tinham reservado uma viagem ao estrangeiro pareceu uma melhor desculpa e, portanto, assim não insistiriam muito para que fossem à festa/ evento.

Quanto aos resultados a nível europeu, os portugueses são os terceiros que mais se escapam de reuniões familiares, casamentos e eventos sociais, talvez porque, por outro lado, sejam aqueles que mais festas/ eventos organizam. Basta ver os dados seguintes:

– 1. Espanhóis, 8%

– 2. Italianos, 15%

– 3. Portugueses, 14%

– 4. Alemães,12%

– 5. Franceses, 10%

– 6. Britânicos, 9%

Um porta-voz da Jetcost afirmou: «É um pouco triste comprovar que muitos portugueses preferem ir para fora do seu país de férias em vez de celebrar o que alguns consideram uma ocasião especial nas suas vidas. Mas quase que é melhor isso do que ser obrigado ou inclusive acabar com a festa dos outros, por não se sentir à vontade.»

De assinalar que a Jetcost é um motor de pesquisa de viagens que permite aos utilizadores procurar e comparar preços de voos, hotéis e carros de aluguer. Está disponível através da página da Internet www.jetcost.pt e das suas aplicações para telemóvel, permitindo encontrar as melhores ofertas por meio da comparação de preços de milhares de agências de viagens e companhias aéreas. Desde a sua criação, em França, em 2006, tem-se tornado um dos principais motores de pesquisa na Europa. Está disponível em 38 países e em processo de expansão para a América e a Ásia.

 

Nota: imagem Jetcost