«II Festival Beja na Rua»
Ney Matogrosso em Beja

De 16 de junho a 15 de julho, a segunda edição do festival de arte pública «Beja na Rua» promete aquecer ainda mais as noites alentejanas.

Por Francisca Rodrigues

 

De 16 de junho a 15 de julho, Beja vai receber o «II Festival Beja na Rua – Festival de Arte Pública», que celebra as artes na rua. A iniciativa representa a afirmação da cidade nas indústrias criativas, que fazem dela uma montra para criadores locais e convidados, onde a cultura local se funde com o que de melhor se faz a nível nacional e a nível internacional.

A Câmara Municipal de Beja e a Zarcos – Associação de Músicos de Beja, em parceria com outras entidades do concelho de Beja, são as entidades organizadoras. A cerimónia de abertura terá lugar na Pousada de São Francisco, em Beja, na sexta-feira, dia 16 de junho, pelas 18 horas. Antecederá a visita a outros espaços expositivos do festival.

 

Ney Matogrosso na abertura

O cantor brasileiro Ney Matogrosso é um dos artistas confirmados no «II Festival Beja na Rua». Regressa a Portugal para um grande espetáculo na Praça da República, onde vai apresentar-se com a exuberância que o caracteriza. Com ele traz o seu mais recente projeto, «Atento aos Sinais», que inclui temas de Caetano Veloso, Itamar Assumpção e Paulinho da Viola e ainda de artistas emergentes como Criolo, Vítor Pirralho e Dani Black.

Quanto ao festival no seu todo, juntará universos e estéticas artísticas diferentes, potenciando projetos de fusão. Nesta segunda edição promete voltar a transformar o centro histórico da cidade numa enorme sala de espetáculos e manifestações artísticas ao ar livre, palco de auditórios e galerias improvisadas.

Espetáculos musicais, animações de rua, intervenções de arte urbana, exposições, performances de dança e poesia e workshops serão uma constante durante as quatro semanas do evento.

O «Beja na Rua» afirma-se acima de tudo como uma celebração: a celebração das artes na rua. Tudo está em aberto, com a certeza de que a criatividade e o envolvimento dos criadores locais são os aspetos centrais e de que as artes e tradições estão na rua. Para todos.