Scouting de talento da Siemens

Este mês, dias dois e três, a Siemens marcou presença na terceira edição do «Landing.careers Festival?, em Lisboa, com o intuito de identificar talentos na área da tecnologia e apresentar-lhes o seu hub de tecnologias de informação (TI).

Joana Garoupa, diretora de comunicação da Siemens Portugal, referiu a propósito da iniciativa: «O nosso principal objetivo foi referenciar novos talentos e dar-lhes a conhecer o universo Siemens, mantendo o foco nas grandes tendências da digitalizacão em ambiente de inovação tecnológica e empreendedorismo.»

O Lisbon Hub da Siemens tem atualmente mais de 200 profissionais que se dividem por várias áreas-chave: Information Security, Analytics & Big Data; Financial & Compliance reporting, Software Development, Testing & Support, e Enabling & Infrastructure Management. Inclui o Cybersecurity Center, que protege a rede da Siemens e o Industrial Cybersecurity Operation Center. Este último centro é um dos três do género da empresa alemã no mundo inteiro, e tem como missão monitorizar instalações industriais quanto a ameaças cibernéticas, alertando as empresas em caso de incidentes de segurança e coordenando contramedidas proativas.

Temas como segurança da informação (em particular, cibersegurança industrial), análise de dados (big data e smart data), desenvolvimento de software ou serviços de gestão de infraestruturas foram o foco das interações da empresa no fórum.

Segundo os promotores, foi «o maior evento da Europa dedicado a carreiras em tecnologias», com mais de 1.500 profissionais da área, para além de 60 empresas e 30 oradores. O «Landing.careers Festival» decorreu no Pavilhão de Portugal, em Lisboa.