Mais de 200 jovens portugueses formados

 

A everis está a investir na formação dos jovens portugueses em áreas que considera essenciais para tirar partido das ferramentas tecnológicas que se afirmam hoje como grandes tendências globais. Está a fazê-lo através da «Academia Digital everis», um programa que já formou mais de 200 alunos de escolas secundárias, centros técnicos, politécnicos e universidades.

«O nosso compromisso com o mercado português passa por potenciar os benefícios que as tecnologias podem trazer aos nossos clientes, contribuindo para aumentar a competitividade das empresas portuguesas e colocá-las na vanguarda da economia digital», referiu Miguel Teixeira (na foto), chief executive officer (CEO) da everis Portugal.

As formações realizadas até ao momento no âmbito do programa, 17 no total, estão a cargo de consultores da empresa, o que permite adaptar os conhecimentos às necessidades identificadas no mercado, abordando as competências e soluções que, sendo atualmente mais procuradas e valorizadas pelos clientes, têm ainda um défice de profissionais com qualificações adequadas, a exemplo da programação em.Net, Java, OutSystems, Cobol, PL-SQL e TIA.

O programa é, por isso, para a everis uma importante ferramenta de valorização e recrutamento de talentos, como fica comprovado pelos 89 alunos que, após concluírem a formação, foram já recrutados e se encontram atualmente a trabalhar na everis Portugal. Alunos das mais diferentes áreas, como engenharia biomédica, civil, química, mecânica, ambiente, gestão de redes ou gestão de sistemas de informação.

A everis estima que este ano sejam contratados mais 40 colaboradores provenientes do programa

Mas o benefício é mais global, pois permite a reorientação de profissionais de outros cursos para áreas do mercado em que existe uma procura crescente de profissionais com as competências que lhes estão a ser dadas pela «Academia Digital everis», tanto em Portugal como por toda a Europa, levando-os assim a posicionar-se entre os escassos profissionais qualificados existentes e conseguir novos postos de trabalho.

Miguel Teixeira referiu ainda: «No século XXI, num mundo em que a tecnologia é transversal, saber programar – ou pelo menos ter consciência do que nos permitem fazer as linguagens de programação – está a tornar-se tão relevante como saber ler e escrever. Conceitos como big data ou machine learning têm aplicação em todos os setores que possamos imaginar, desde a medicina à aeronáutica, passando pela banca, pelo que queremos ter os melhores profissionais e a melhor capacidade de resposta em todas as áreas em que os nossos clientes possam atuar, mas estamos igualmente a dar resposta às dificuldades que existem na Europa em encontrar profissionais com o tipo de conhecimentos que hoje são fundamentais

A programa everis continuará por isso a fazer novas sessões de formação, tendo á agendadas três novas sessões que, segundo se prevê, vão abranger mais de 50 estudantes. Este contributo estende-se também a novas instituições, a exemplo do apoio dado à cadeira «Transformação Digital, no Instituto Politécnico de Setúbal IPS.

 

A everis

A everis, que integra DATA Company, é uma consultora multinacional que oferece soluções de negócio, estratégia, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e outsourcing. Desenvolve a sua atividade nos sectores de telecomunicações, entidades financeiras, indústria, utilities, energia, administração pública e saúde.

A consultora pertence à NTT DATA, a sexta maior empresa de serviços do mundo, em tecnologias de informação (TI), com cerca de 80 mil profissionais e presença na Ásia-Pacífico, no Médio Oriente, na Europa, na América Latina e na América do Norte. A integração da everis na NTT DATA confere-lhe uma ampliação do seu portefólio de soluções e serviços, aumentando capacidades e recursos tecnológicos, geográficos e financeiros, e permitindo disponibilizar respostas inovadoras aos seus clientes.