Provedor do trabalho temporário termina mandato

O Provedor da Ética Empresarial e do Trabalhador Temporário (PEETT), Vitalino Canas (na imagem), termina o seu mandato no cargo no final do corrente mês. A figura do provedor, pioneira em Portugal e a nível global na defesa dos direitos e dos interesses dos trabalhadores cedidos temporariamente às empresas, está instituída de forma independente na Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado e de Recursos Humanos (APESPE RH) desde 2007.

A APESPE RH reconhece e agradece mais de uma década de dedicação de Vitalino Canas e a sua devoção à promoção da transparência e do rigor do sector do trabalho temporário em Portugal e da responsabilização no cumprimento das regras da legislação laboral que o regula. Particularmente relevante, a associação reconhece o profissionalismo do relatório anual do PEETT, que identifica situações que requerem ações de melhoria por parte das empresas de trabalho temporário em prol da defesa dos trabalhadores.

Afonso Carvalho, presidente da APESPE RH, assinalou: «O trabalho desenvolvido por. Vitalino Canas enquanto Provedor da Ética Empresarial e do Trabalhador Temporário foi da máxima importância, enquanto agente dinamizador do diálogo entre trabalhadores e empresas, procurando promover junto destas o reforço das boas práticas de gestão do trabalhador temporário. É necessário continuar a trabalhar com as diversas entidades responsáveis e autoridades públicas no sentido de promover uma maior credibilização do sector. Somos fiéis aos nossos princípios e, por isso, vamos continuar a agir no sentido de desenvolver mais iniciativas que respeitem os direitos dos trabalhadores e monitorizem a ética empresarial das empresas de trabalho temporário. Este é um pilar fundamental da nossa forma de atuar.»

De referir que a APESPE RH é uma associação empresarial com 45 associados. Tem como finalidade a defesa e a promoção dos interesses das empresas associadas, dos sectores económicos envolvidos e a análise da dinâmica da atividade económica do mercado privado de emprego e dos serviços de recursos humanos. No âmbito do trabalho temporário, instituiu em julho de 2007 a instituição do Provedor da Ética Empresarial e do Trabalhador Temporário, estrutura pioneira em Portugal e ao nível global, que surgiu como uma expressão da responsabilidade social das empresas, de regulação e fiscalização e para a promoção da transparência e do rigor no cumprimento das regras e no respeito dos direitos previstos na legislação laboral.