A Seresco é uma empresa especializada em soluções de software e serviços de tecnologias de informação e comunicação (TIC), de origem espanhola e com quase cinco décadas de experiência. Desenhou uma gama completa de serviços e soluções para a administração de salários e de recursos humanos, prestando serviços para a sua externalização e a sua gestão económica. Em Portugal é liderada por Rita Mourinha.
Por Mário Sul de Andrade
Como se posiciona a Seresco no mercado português de recursos humanos, nomeadamente em termos de aposta em soluções tecnológicas para as empresas?
O serviço é o melhor posicionamento que podemos ter e oferecer aos nossos clientes. Pela constante antecipação das suas necessidades, que é possível atender através da estreita relação existente, tentamos inovar não só pelas soluções tecnológicas mas principalmente pela diferenciação de serviço. No fundo, a conjunção destes dois fatores permite-nos assegurar um elevado grau de satisfação e um dinamismo assertivo, no serviço de outsourcing de payroll que damos aos nossos clientes.
É uma realidade que as empresas privilegiam soluções ligados a payroll?
Sem dúvida. Os salários são uma componente de extrema importância dentro da organização, e ter uma solução que compreenda os requisitos da mesma e se adapte à sua evolução é essencial.
Que outras soluções destaca?
Soluções de mobilidade. Conscientes de que é algo cada vez mais necessário nas empresas, pelas questões associadas à descentralização dos locais de trabalho, à crescente mobilidade e às deslocações internas. Com este propósito, lançámos recentemente a «Milena Web». Uma funcionalidade permite o acesso à plataforma a partir de qualquer dispositivo, dando resposta à crescente necessidade de aceder através de dispositivos móveis.
Nota diferenças no mercado português em relação a outros onde a Seresco está presente?
Aliar um serviço de outsourcing de salários com tecnologia avançada e atual na área de recursos humanos é algo que o mercado português valoriza cada vez mais, à semelhança do que vemos que acontece tanto nos países do norte da Europa, que já são mercados mais maduros nesta área, como a nossa vizinha Espanha. Creio que aos poucos acompanhamos as tendências internacionais de valorizar cada vez mais este serviço, e segundo estudos publicados pela Gartner a área de outsourcing irá continuar a crescer.
Há alguns projetos vossos que possa destacar em Portugal?
Estamos a apoiar a multinacional francesa de moda Kiabi, que entrou recentemente no mercado português. O projeto, que já está em fase de implementação, consiste na parametrização do software «Milena» (detido e exclusivo da Seresco), onde são processados os salários em regime de outsourcing, tendo ligação com o «Portal de Empregado» e a «Plataforma de Indicadores de Gestão». Toda a base tecnológica das três plataformas apoia a gestão administrativa dos colaboradores da organização. Arrancámos também com um projeto de outsourcing numa cadeia hoteleira internacional, onde somos responsáveis pelo processamento de 3.000 salários em Cabo Verde.
A crescente inovação tecnológica tem potenciado a vossa atividade?
Não só a inovação tecnológica que temos acompanhado, mas também a flexibilidade e a qualidade do serviço prestado.
Que balanço faz da vossa presença em Portugal?
A presença da Seresco em Portugal já ultrapassa uma década, mas desde a abertura dos escritórios cá conseguimos acompanhar os nossos clientes e os seus projetos de uma forma mais próxima, desde a fase de consultoria até às de implementação, arranque e suporte dos projetos. O êxito do nosso trabalho permitiu-nos aumentar a equipa de suporte em Portugal, garantido cada vez mais um serviço personalizado, como é objetivo da Seresco. Os novos projetos no mercado português e um aumento da quota no serviço de outsourcing contribuem também, e muito, para o balanço positivo que fazemos e para os resultados alcançados.
»»» Rita Mourinha é diretora de vendas da Seresco em Portugal. A Seresco é uma empresa especializada em soluções de software e serviços de tecnologias de informação e comunicação (TIC) com mais de quatro décadas de experiência, tanto em consultoria como em desenvolvimento e integração de soluções, outsourcing tecnológico e gestão de infraestruturas. Desenhou uma gama completa de serviços e soluções para a administração de salários e de recursos humanos, prestando serviços para a sua externalização e a sua gestão económica. Fundada em 1969, tem presença na Península Ibérica, com centros de serviços próprios em Madrid, Barcelona, Astúrias, Galiza e Lisboa, e sucursais no Equador e na Costa Rica. A sua carteira de clientes é composta por organizações de inúmeros sectores e da administração pública. Faz parte da aliança Payroll Service Alliance, que tem operações na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, processando mensalmente cerca de 30 milhões de recibos de vencimento.