Escolher fornecedores de coaching

Cada vez se fala mais em coaching e vamos encontrando clientes que nos buscam e nos relatam experiências brutalmente negativas, minando a credibilidade que uma metodologia fantástica como esta merece ter.

Por Adelino Cunha

 

Se busca uma solução de suporte para a sua melhoria ou a da sua equipa, o coaching pode ajudar, obviamente – mas deve ter cuidado quando busca um fornecedor nesta área.

Embora sendo parte interessada aqui, o facto de não vivermos exclusivamente do coaching, mas termos o coaching como parte das soluções que oferecemos aos nossos clientes, ajuda-nos a ter algum distanciamento, e o que vemos no mercado às vezes deixa-nos à beira de um ataque de nervos.

Aqui ficam algumas dicas que a(o) podem ajudar no momento em que busca um profissional/ uma empresa/ uma escola nesta área:

– Saiba mais sobre a(s) pessoa(s) que vai/ vão fazer coaching consigo. Se forem desequilibradas, fuja delas, pois se nem a vida delas conseguem melhorar imagine o que podem fazer à sua… Se busca business coaching, obviamente não trabalhe com coaches falidos ou com «funerárias de empresas», pois se quer melhorar apoie-se em quem verdadeiramente pode ajudar e conhece o caminho para o êxito.

– Escolha empresas ou escolas que tenham experiência, de preferência que tenham certificações com suporte internacional e que tenham níveis elevados de exigência, interna e externa, pois o barato pode sair muito caro. Fuja de organizações que criam entidades externas para certificar os seus próprios cursos, enganando os mais distraídos.

Coaching não é terapia e não é consultoria, mas muitas vezes, na sua aplicação prática, vai cruzar-se com estas áreas, pelo que é melhor trabalhar com coaches ou empresas que possam trabalhar também estas áreas ou que tenham acesso a fornecedores de confiança aí. Acredito que o coaching deve estar centrado na pessoa e não na metodologia que se utiliza em cada momento e que, por si só, é insuficiente e necessita de suporte de ferramentas de diferentes áreas.

– Escolha entidades e profissionais que sejam consistentes ao longo do tempo, pois aumenta a sua probabilidade de sucesso num processo de coaching.

 

 

»»» Adelino Cunha é chief executive officer (CEO) da Solfut – I Have the Power. A Solfut tem atuação nas áreas do desenvolvimento pessoal e do coaching através de um portfólio de formações em que se destacam: «Expandir Limites»; «Alto Desempenho com PNL»; «Certificação Internacional de PNL»; «Alto Desempenho com Coaching»; «Certificação Internacional em Coaching»; «Alto Desempenho em Vendas com PNL»; «Gestão de Tempo»; e «Liderança e Motivação de Equipas de Alto Desempenho». É uma empresa de treino de pessoas para o êxito, que criou a marca I Have The Power (IHTP) em 2002. Sedeada no Porto, conta com clientes em dezenas de países. Adelino Cunha, o fundador, tem aprendido com os melhores do mundo: Anthony Robbins, Richard Bandler, Paul McKenna e John Lavalle, por exemplo. Autor de diversos livros, é coach e orador motivacional reconhecido a nível nacional e internacional, integrando o grupo de trainers de elite de Richard Bandler, cocriador da PNL. Tem assumido palestras sobre a utilização da PNL na liderança e no desenvolvimento pessoal em inúmeros países.