Novo espaço de formação profissional no Porto

Com dois centros de formação a funcionarem no Porto e em Lisboa, a Fundação da Juventude está a renovar este ano a sua aposta na formação profissional. O primeiro centro de formação do Porto foi criado em 2007, ainda na antiga sede da fundação, na Casa da Companhia, na Rua do Ferraz, tendo sido deslocalizado em 2016 para a Rua Joaquim António de Aguiar, 168, onde foram hoje, dia 17, inauguradas as novas instalações. Com uma área total de 1.400 metros quadrados, o renovado espaço de formação disponibiliza uma série de equipamentos destinados a formação profissional de jovens com o terceiro ciclo do ensino básico ou equivalente e idade inferior a 25 anos.

Enquanto entidade formadora acreditada pela Direção Geral de Emprego e Relações do Trabalho (DGERT) e protocolada do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Fundação da Juventude tem vindo nos últimos anos a promover cursos do sistema de aprendizagem que privilegiam a inserção de jovens no mercado de trabalho, permitindo-lhes prosseguir os estudos, ao mesmo tempo que adquirirem certificação profissional. Trata-se de uma formação que não só alia a componente prática à teórica como também apresenta uma estrutura curricular organizada, em função de importantes componentes de formação como a sociocultural, a científica, a técnica ou aquela que é desenvolvida em contexto de trabalho.

Além da formação profissional, o Centro de Aquisição de Competências Vasco Faria, assim se denomina, possui formações modelares certificadas (UFCD), ou seja, unidades de formação de curta duração. O objetivo aqui é proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e competências em alguns domínios de âmbito geral ou específico, melhorando o desempenho profissional dos formandos.

Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude, referiu durante a inauguração: «A formação profissional é uma forma de promover a inserção dos jovens na vida ativa e profissional, em especial de todos aqueles que provêm de meios socioeconómicos mais vulneráveis. Com uma taxa de empregabilidade superior na maioria das áreas e de  90% nas áreas ligadas à hotelaria (restaurante, bar, cozinha e pastelaria), os jovens acabam por encontrar na Fundação da Juventude e na formação profissional uma janela de oportunidade para um projeto de vida».

Para o Porto e para Lisboa está prevista a abertura de novos cursos, os quais, à luz de estudos de mercado, têm revelado possuir um elevado potencial de empregabilidade, nomeadamente os cursos de técnico de restaurante e bar, técnico de cozinha e pastelaria, técnico de multimédia, técnico comercial e técnica de estética e cosmetologia.

O responsável referiu ainda: «Ao longo dos mais de 25 anos de experiência nas diversas modalidades formativas, a Fundação da Juventude tem procurado fazer corresponder o interesse dos jovens às necessidades do mercado e de novos profissionais, bem formados e qualificados. Desde 2009, já foram mais de 1.300 os jovens formados por via do sistema de aprendizagem (com taxas de empregabilidade superiores a 75%) e cerca de 2.000 os que recorreram às formações modelares certificadas.»

A inauguração contou com as presenças de João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, e Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego.