Concebido por uma empresa com experiência em formação de competências de equipas e de profissionais individuais, este programa tem formato personalizável, com as equipas de trabalho a disfrutarem de sessões em sala e no exterior. Atividades como treino de competências, autoconhecimento e treino experiencial são transportadas para cenários verdadeiramente edílicos.
Por António Manuel Venda
«Sabemos a importância da psicogeografia e em que medida o ambiente pode condicionar ou desenvolver insights», assinala a chief executive officer (CEO) da Power2Blossom, Luísa Vasconcelos, para logo explicar a decisão de lançar o programa de retiros corporativos nos Açores: «Nos últimos anos, tem sido cada vez maior o número de sessões de coaching e de treino de competências que temos vindo a fazer fora de sala. O feedback contínuo e a nossa experiência com o trabalho que temos desenvolvido levou-nos a estruturar um conceito onde o cenário pudesse atuar como interveniente ativo nos resultados dos processos de coaching e de formação.»
Estes retiros corporativos incluem treino de competências, numa perspetiva mais executiva, e treino experiencial, para desbloquear o potencial criativo e de insights pessoais. Os módulos são sempre personalizados de acordo com os objetivos de cada cliente, equipa ou empresa e são fruto de um trabalho conjunto com a Academia Fale Menos Comunique Mais, de Carla Rocha. O resultado é uma experiência intensa em que os participantes utilizam pensamento, corpo e emoções em cada momento e têm um papel ativo na formação, por oposição a uma aprendizagem feita por transferência de conteúdos previamente programados, sem espaço para trabalhar o potencial de crescimento individual.
Luísa Vasconcelos refere ainda: «Tendo em conta que o cenário atua diretamente – como ativador ou criador de memórias – nas dinâmicas propostas, o facto de se realizar longe do ambiente habitual e de conforto para os participantes permite aumentar o foco individual e, dessa forma, mudanças práticas imediatas. Ao retirar a pessoa do seu contexto imediato, são desbloqueados padrões, rotinas e processos mentais, ativando recursos que podem estar habitualmente inacessíveis. Em regra, a energia está concentrada nas tarefas imediatas e nos processos mentais que condicionam os resultados. Um cenário diferente permite aceder a padrões mentais diferentes e, como tal, facilita resultados e o acesso a ideias e insights criativos poderosos.»
No fundo, tudo se resume a três tópicos:
– «o fator inspiracional, criado pelos formadores, reforça a motivação, abre novas possibilidades e gera confiança para, a partir de novas memórias, se reprogramar a capacidade de planear uma vida pessoal e profissional memorável»;
– «tomar decisões num local inspirador reforça a visualização do sucesso das mesmas; em equipa, propicia a ligação entre os diferentes elementos, cria memórias comuns e propicia os insights e a resolução de desafios»;
– «a aprendizagem experiencial produz efeitos emocionais positivos e aumenta a autoestima e o sentido individual de propósito e de valor pessoal».
Os Açores (neste caso São Miguel, com o programa a incluir toda a ilha a partir da cidade de Ponta Delgada) revelam-se um espaço privilegiado para os retiros corporativos. Além de constituírem um destino fortemente inspirador, dispõem de uma oferta diversificada e com qualidade que permite criar experiências de formação verdadeiramente memoráveis.
A Power2Blossom tem vindo a reunir parceiros para esta sua iniciativa: Além da Academia Fale Menos Comunique Mais, tem já os seguintes: Hotel Royal Garden, Azores Airlines, Futurismo, Autatlantis, A Reinventora, Barriga de Freira, Herdade do Cebolal e Adega Virtual.
A Power2Blossom
Criada em 2013, a Power2Blossom tem como missão apoiar os seus clientes no desenvolvimento pessoal através de ferramentas adequadas para os objetivos concretos de cada empresa ou indivíduo. Disponibiliza serviços para executivos e equipas: formação empresarial; corporate welness; desenvolvimento de projetos; autoconhecimento; vendas e comunicação. E também serviços para profissionais individuais, pais e educadores, adolescentes e crianças, estudantes de «Erasmus» e expatriados. Com forte experiência principalmente em sectores como banca, seguradoras, imobiliárias, advocacia, hospitais e clínicas privadas, tem no seu portfólio clientes como Remax, Santander Totta, José de Mello Saúde, K. Williams, Colégio do Castanheiro, Novo Banco, Deloitte, Jumbo, LIDL, Teleperformance, Águas de Portugal, Mary Kay, Oriflame, Amway, AKI e Sonae. Em termos de coaching executivo, os profissionais que mais recorrem à empresa são diretores gerais, solicitadores, advogados, médicos, arquitetos e empreendedores em geral.
>>> António Manuel Venda integra a equipa da revista «human».