Um curso com foco no sector bancário

A Natixis em Portugal, em parceria com a Porto Executive Academy (PEA), do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), acaba de lançar o curso de curta duração «Fundamentals of Know Your Customer in the Banking Sector» (ver aqui), com a finalidade de potenciar os conhecimentos relacionados com as funções desempenhadas nas equipas de know your customer (KYC), no sector bancário.

KYC consiste no processo de identificação e verificação da identidade de um cliente quando inicia ou mantém uma relação com uma entidade bancária, assumindo-se como a primeira linha de defesa na prevenção a lavagem de dinheiro, combate ao financiamento do terrorismo, suborno e corrupção. «Sendo um procedimento regulatório, que tem vindo a captar investimento estrangeiro em Portugal, competências a este nível são altamente valorizadas no mercado de trabalho», referiu Maurício Marques, diretor de recursos humanos da Natixis em Portugal.

O curso tem 32 vagas em aberto até ao dia 1 de março e começa no dia 2 de março, com a duração de 40 horas, que concluem a 1 de abril. É direcionado sobretudo a estudantes finalistas de licenciaturas, recém-graduados, alunos de mestrados e profissionais que tenham gosto e interesse pela área financeira e bancária, em particular.

Trata-se de uma formação lecionada em inglês, em regime híbrido e horário pós-laboral, por Paulo Alcarva, professor da PEA/ISCAP, e por especialistas da Natixis.

«Este curso e esta parceria celebrada entre a Natixis em Portugal e o ISCAP, através da PEA, são um excelente exemplo do que melhor se faz em termos de articulação entre o mundo académico e o mundo empresarial, potenciando a empregabilidade dos estudantes do Ensino Superior», destaca Armando Silva, coordenador da PEA.

Maurício Marques refere ainda: «Esta aposta permite-nos estarmos mais próximos do talento e desenvolvermos competências necessárias para o reforço da afirmação da nossa casa, o Porto, no ecossistema financeiro. Através deste programa, planeamos contratar profissionais para integrar a equipa de KYC no nosso Centro de Excelência, que conta já com mais de 150 pessoas.»

Para o curso, está prevista a atribuição de bolsas que poderão ir até à totalidade do custo da formação, financiadas pela Natixis e pelo ISCAP, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) As condições poderão ser consultadas na página do programa. As candidaturas podem ser apresentadas aqui.

Mais informações: e-mail (pea@iscap.ipp.pt).

.

A Natixis

A Natixis em Portugal é um Centro de Excelência que tem como missão transformar a banca tradicional, desenvolvendo soluções inovadoras para o negócio, operações e cultura de trabalho do Groupe BPCE em todo o mundo. O centro, com sede no Porto, conta atualmente com 2.000 colaboradores de mais de 30 nacionalidades, que formam as equipas de Tecnologias da Informação, Atividades de Suporte à Banca e Compliance e trabalham de forma integrada, inclusiva e transversal, suportando todas as linhas de negócio e plataformas do grupo. O projeto no Porto é um dos maiores investimentos em recursos humanos já feitos pela Natixis em todo o mundo.

A Natixis em Portugal integra a área de negócio Global Financial Services, a componente internacional do Groupe BPCE, desenvolvendo soluções para as suas duas áreas, Corporate & Investment Banking e Asset & Wealth Management, e de forma transversal para as entidades do Groupe BPCE.