SEAT Tarraco
Grande desempenho em terra e asfalto

Um engenheiro da SEAT descreve sensações ao volante do novo SUV antes da sua apresentação oficial a 18 de setembro. O conforto, a segurança e o espaço, são algumas das qualidades mais importantes, sendo que o novo modelo põe à prova a sua versatilidade superando um circuito pedregoso de montanha e circulando em estrada. O SEAT Tarraco inclui novos sistemas de assistência à condução, como o Rollover Assist, para uma condução mais segura.

Texto: Redação Human

 

O SEAT Tarraco já circula, mas fá-lo camuflado para não revelar nem as suas linhas, nem o design. Stefan Ilijevic, responsável pele área de Pré-Desenvolvimento, Patentes e Inovação da SEAT, sentou-se ao volante do novo modelo para por à prova as suas prestações. Honrando o nome, o terceiro SUV da marca circulou pela costa mediterrânica, perto de Tarragona. Deixamos a seguir as primeiras impressões do responsável ao volante.

– O maior da família: Depois de dar o arranque ao motor e de fazer as primeiras curvas, Stefan comentou que «as sensações ao volante do novo Tarraco são impressionantes», pois «é muito dinâmico e, simultaneamente, faz-nos sentir muito seguros». O último SUV da marca de Martorell conta com até sete lugares e uma bagageira com 760 litros. O condutor tem «uma grande sensação de amplitude, de volume», acrescentou o engenheiro.

– Em boa forma sobre qualquer terreno: O SEAT Tarraco enfrenta um circuito off-road que colocará à prova o seu funcionamento antes da apresentação internacional. «É capaz de superar um terreno montanhoso, pedregoso e com pendentes de até 70%», comentou o engenheiro perante um trilho com descida muito inclinada. «A tração às quatro rodas parece não ter limites. Neste momento, o carro está a travar sozinho.»

– Sem medo das viagens extremas: O veículo segue o trilho e numa curva muito apertada começa a inclinar-se na encosta. «Está pensado para poder superar com sucesso inclinações laterais de 85%. E até num troço como este a sensação é de robustez e de segurança», diz Stefan. Além disso, este SUV inclui dois novos modelos de ajuda à condução. Um é o Rollover Assist, que desbloquearia as portas, pararia o motor e faria uma chamada de emergência de forma automática em caso de um hipotético capotamento.

– Até seis modos de condução com um simples gesto: «Giramos a posição do seletor dos modos de condução e ficamos prontos a circular em asfalto.». Depois de completar o percurso off-road, Stefan mudou para o modo Sport. Graças a este sistema, o automóvel torna-se muito versátil: «Pode ser utilizado na montanha no fim-de-semana, sendo também de utilização muito cómoda em cidade», explicou o engenheiro. Além disso, graças à suspensão adaptativa (DCC), deixa «a sensação de dinamismo de um automóvel que também pode acompanhar condutor e passageiros nas longas viagens», concluiu.

Estes e outros detalhes do SEAT Tarraco serão divulgados na sua apresentação internacional agendada para o próximo dia 18, em Tarragona, Espanha. Dessa forma, a empresa acrescentará um novo modelo que completará a ofensiva SUV, que arrancou em 2016 e que já conta com o Ateca e o Arona.