A CEGOC, empresa internacional de formação profissional, acaba de revelar as novidades do seu «Guia de Formações 2018». A oferta interempresas foi revista tendo em conta as profundas mudanças estruturais a que assistimos atualmente e que se refletem nas pessoas e nas empresas. Esta reorganização foi suportada por um estudo realizado pelo Grupo Cegos, onde se integra a CEGOC, com mais de 200 mil participantes em formações e que apurou os fatores críticos para a transformação das empresas e para o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores – e que foram os fatores impulsionadores da evolução do «Guia de Formações da CEGOC». Este estudo teve como objetivo compreender as reais necessidades das organizações e dos seus colaboradores e definir os eixos prioritários para o desenvolvimento das competências.
A evolução do «Guia de Formações da CEGOC» concentrou-se em ter dois eixos estratégicos que permitem desenvolver as competências e garantir a performance das organizações num ambiente de transformação. São eles:
»»» Eixo 1 – Fatores críticos para a transformação da sua empresa
Transformação digital, novos estilos de gestão, mudanças sociodemográficas: a transformação digital não é uma opção, mas sim um fator crítico para a sobrevivência.
1 – Transformação digital da sua empresa
2 – Ser ágil
3 – Identificar, formar e reter talentos
4 – Reter clientes estratégicos e entrar em novos mercados
5 – Fazer mais com menos
6 – Antecipar e gerir riscos
7 – Engagement e motivação dos trabalhadores
»»» Eixo 2 – Fatores críticos para o seu desenvolvimento profissional
Num mundo volátil e complexo, as competências exclusivamente relacionadas com o exercício de uma atividade já não são suficientes para garantir o sucesso profissional. O aumento da eficácia e a valorização de cada colaborador passa pela aquisição e desenvolvimento de competências transversais e pela capacidade de (re)aprender constantemente ao longo da vida.
1 – Desenvolver a sua cultura digital
2 – Adaptar-se à velocidade da mudança
3 – Colaborar com eficiência e de forma sinérgica
4 – Comunicar com impacto
5 – Negociar com eficácia
6 – Agir de acordo com as prioridades
7 – Aumentar a sua autoconfiança
Áreas de formação interempresas
Considerando os fatores críticos para a transformação das empresas e seus colaboradores, a oferta interempresas da CEGOC para 2018 foi reorganizada em 10 áreas:
– Strategy, Leadership & Innovation (Estratégia e Inovação; Liderança)
– Efficiency & Productivity (Eficácia & Produtividade)
– Coaching (Accredited Coach Training Program; Continuing Coach education)
– Effectiveness & Personal Development (Eficácia Profissional; Desenvolvimento Pessoal; Comunicação e Relacionamento interpessoal)
– Digital Transformation (Transformação Digital da Empresa)
– Project Management (Certificação em Gestão de Projetos; Gestão de Projetos)
– HR & Legal (Gestão de Recursos Humanos; Formação & Recrutamento; Direito do Trabalho e Relações Laborais)
– Finance & Control (Finanças; Controlo de Gestão; Contabilidade e Auditoria; Fiscalidade)
– Sales & Digital Marketing (Gestão Comercial; Vendas e Negociação; Marketing Digital)
– Operations (Compras; Aprovisionamento e Logística; Produção e Otimização industrial; Secretariado e Apoio Administrativo à Gestão)
Além destas áreas, a CEGOC mantém formação interempresas na área das Tecnologias de Informação.
Formato de Aprendizagem
Em termos de formato de aprendizagem, a CEGOC continua também a ter um formato adaptado a qualquer perfil. A formação pode ser full immersion (formação presencial e imersiva para adquirir ou desenvolver competências especificas num formato intensivo), master class (formação presencial complementada com sessões de coaching ou mentoring e/ ou visitas a empresas de referência), blended (solução composta por formação à distância, complementada com formação presencial para aprofundamento e treino de competências), practice (formação eminentemente prática, em sala ou contexto de trabalho, inteiramente dedicada ao treino intensivo e sistemático para a consolidação de competências), virtual classroom (curso de curta duração, via web, que aborda o essencial de temas críticos) e e-learning (módulos on-line, para autoformação, com duração de 30 minutos).
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Sobre a oferta da CEGOC para 2018, Cátia Silva, head of open courses business development da empresa, assinala: «Estamos perante uma série de novas revoluções tecnológicas e económicas que, uma vez mais, estão a transformar as organizações, a forma como as gerimos e as nossas funções e tarefas profissionais. Reaprender é por isso, mais do que nunca, absolutamente determinante para as empresas e os colaboradores, e a única forma de aumentar a agilidade profissional. A nova oferta da CEGOC tem como objetivo fazer dos momentos de aprendizagem uma experiência única que combina inovação, tecnologia, agilidade e experiência, tendo sido construída para aumentar a eficácia das empresas e dois colaboradores.»