Com um percurso que ultrapassa as três décadas, a tecnológica Olisipo, baseada em Lisboa mas com presença nacional, aposta em ser «um parceiro que cuida do bem-estar e do crescimento integral» de quem aí trabalha. No fundo, como assinala a Diretora de People and Culture, «ser mais do que um empregador».
Texto: Redação «human» Fotos: DR
Assentando a estratégia de employer branding numa «proposta diferenciada, muito centrada nas pessoas e a valorizar tanto o crescimento profissional como o bem-estar pessoal», a Olisipo acompanha de perto todo o desenvolvimento de carreira dos colaboradores», começa por referir Paula Peixoto (foto de abertura), a Diretora de People and Culture. O investimento em formação técnica e competências comportamentais é notório, de forma a ajudar os colaboradores (os «Olis», como assinala a responsável), apoiando-os para que «tomem decisões informadas e se sintam valorizados». Paula Peixoto refere ainda: «Temos um centro de formação e certificação que serve tanto os nossos colaboradores como parceiros externos, reforçando o compromisso com modelos de upskilling e reskilling. E estabelecemos parcerias estratégicas com instituições de ensino, como Universidade Europeia, ATEC, ISTEC e CINEL, entre outras, que permitem integrar estagiários qualificados em projetos reais, com uma taxa elevada de sucesso.»
A Olisipo comunica a sua cultura «de forma transparente, privilegiando a proximidade e a autenticidade», diz a Diretora de People and Culture, acrescentando: «Apostamos na partilha de testemunhos de Olis, na presença ativa nas redes sociais e na interação constante com parceiros e comunidades tecnológicas. Acreditamos que o employer branding é mais forte quando nasce e cresce da experiência genuína de quem já está connosco e da confiança construída ao longo do nosso percurso.» Mais: «Temos a preocupação de garantir que a comunicação da marca reflete verdadeiramente a ‘experiência Olisipo’, evitando mensagens genéricas ou idealizadas. Num sector tecnológico altamente competitivo, sabemos que os profissionais valorizam transparência, humanidade e coerência entre o que dizemos e o que praticamos. Por isso, damos ênfase à escuta ativa, à empatia e à personalização desde o primeiro contacto. A nossa comunicação destaca de forma clara os nossos valores, com especial foco na saúde e no bem-estar das pessoas. Para além de disponibilizarmos ferramentas como uma plataforma on-line de apoio psicológico, o mais importante é promover um ambiente seguro, com escuta ativa e compromisso, onde cada pessoa se sente verdadeiramente vista, ouvida e apoiada. Mais do que um empregador, queremos ser um parceiro que cuida do bem-estar e do crescimento integral de quem escolhe caminhar connosco.»
«Quando valorizamos e reconhecemos a nossa equipa de forma genuína e contínua, com escuta, segurança e espaço para crescer, conseguimos garantir o sucesso sustentável do negócio», assinala Paula Peixoto.
Na tecnológica o recrutamento de jovens talentos é visto como «uma oportunidade e um desafio», atendendo a que se trata de «uma geração que procura propósito, aprendizagem contínua, flexibilidade e envolvimento real», partilha Paula Peixoto. E detalha: «Temos uma abordagem muito ativa no recrutamento, onde fazemos prospeção em instituições de ensino profissional e superior, plataformas de emprego e redes sociais, sempre com uma postura próxima e personalizada. Por exemplo, as parcerias com instituições de ensino profissional e superior têm sido cruciais neste processo, permitindo que muitos jovens façam estágios em projetos reais enquanto ainda estudam, o que facilita a integração natural e qualificada. Esta estratégia tem sido muito bem-sucedida, com cerca de 90% dos estagiários a ficarem na empresa após o estágio. No fundo, a nossa cultura que estimula o desenvolvimento e o crescimento, onde cada pessoa é livre para tomar decisões sobre a carreira, tem sido especialmente valorizada por este perfil mais jovem.»
Na Olisipo acredita-se que «a retenção passa por criar um ambiente onde as pessoas se sintam vistas, ouvidas, desafiadas e apoiadas», partilha ainda a responsável, assinalando que para isso «há um investimento contínuo em formação técnica e comportamental, com acompanhamento próximo e gestão personalizada das expectativas de cada colaborador». Mais: «Realizamos reuniões periódicas com os nossos consultores em cliente, damos feedback contínuo e promovemos eventos para manter o sentimento de pertença. A retenção está ligada não só ao projeto técnico, mas sobretudo à experiência humana vivida dentro da Olisipo. Procuramos criar um espaço onde os colaboradores sintam confiança para crescer, pedir ajuda, dar feed back e ser quem são. Porque sem segurança emocional não há desenvolvimento sustentável. Assim, procuramos responder às necessidades reais dos colaboradores reforçando o cuidado e o compromisso com a sua evolução pessoal e profissional.»
Numa última nota, Paula Peixoto destaca o que considera ser «a maior força da Olisipo, a capacidade de adaptação e inovação constante». E diz: «Com mais de 30 anos no mercado, mantemos uma mentalidade focada no futuro, porque a Olisipo é, para nós, uma empresa em constante evolução. Não procuramos um perfil tipo – procuramos talento, vontade e autenticidade. A nossa missão é dar ferramentas para que as pessoas escolham a Olisipo como um parceiro de crescimento pessoal e profissional. E essa missão está presente em tudo o que fazemos – desde o recrutamento, passando pela formação, até à cultura organizacional. Por fim, reforço que quando valorizamos e reconhecemos a nossa equipa de forma genuína e contínua, com escuta, segurança e espaço para crescer, conseguimos garantir o sucesso sustentável do negócio. Porque sem pessoas não há equipas, sem equipas não há projetos e sem projetos não há empresas.»
Uma integração memorável e eficaz
Daniel Afonso, Brand Manager na Olisipo, tem 14 anos de experiência em marketing e um percurso que passou por várias indústrias. Antes de entrar na Olisipo, procurava uma oportunidade que lhe permitisse «consolidar o que tinha aprendido, mas também deixar a minha marca», recorda. «O que mais me atraiu na Olisipo», assinala, «foi a cultura profundamente centrada nas pessoas, um ambiente onde o bem-estar, a evolução profissional e a autenticidade são realmente valorizados. Encontrei aqui espaço para contribuir ativamente na definição da estratégia e da identidade da marca, com liberdade criativa e um alinhamento claro com os valores da empresa. Além disso, a possibilidade de trabalhar de forma próxima com a equipa de design e conteúdo, contribuindo para orientar prioridades, alinhar objetivos e garantir coerência na execução, trouxe-me um novo nível de envolvimento e responsabilidade, que faz todo o sentido nesta fase da carreira.»
Com passagem por várias empresas, Daniel Afonso assinala que «nunca tinha tido um onboarding tão completo e estruturado como o da Olisipo». E explica: «Foram duas semanas a conhecer todas as áreas da empresa, ferramentas, colegas, inclusive sessões informais que ajudaram a criar ligações mais genuínas. Este processo permitiu-me compreender a fundo o funcionamento da organização e identificar, desde o início, como poderia contribuir. Acompanhamento próximo, reuniões bem preparadas com diferentes equipas e um verdadeiro cuidado da parte do departamento de People & Culture fizeram com que a integração fosse, acima de tudo, memorável e eficaz.»
Daniel Afonso sente-se «confiante e motivado» na Olisipo. Vê a empresa não apenas como empregador, mas como «um verdadeiro parceiro no crescimento profissional». E acrescenta: «Apesar de atuar num sector exigente como o de TI [tecnologias de informação], encontrei aqui uma empresa que investe ativamente na formação, acompanha de perto a evolução dos seus profissionais e garante que temos as ferramentas certas para enfrentar as mudanças constantes do mercado. Tenho espaço para aplicar o meu know-how, contribuir para a estratégia e desenvolver-me de forma sustentada.»
Na Olisipo há «algo raro e valioso», partilha ainda o Brand Manager da tecnológica: «Os valores que comunica são mesmo vividos internamente. Existe uma cultura de confiança, autonomia e tolerância ao erro. Não para justificar falhas, mas para aprender com elas e melhorar. Há um claro foco nas pessoas, nas soft skills e na vontade de fazer acontecer, mesmo quando surgem obstáculos». Daniel Afonso realça ainda que está «numa empresa que valoriza verdadeiramente os colaboradores e cria um ambiente onde é possível crescer, colaborar e fazer a diferença». E conclui: «Essa coerência entre discurso e prática transmite uma grande segurança a quem cá trabalha. Sabemos com o que contamos, o que é esperado de nós e, acima de tudo, que temos espaço para sermos autênticos. A transparência, aliada a um verdadeiro espírito de equipa, cria as condições ideais para que possamos dar o nosso melhor, e querer sempre fazer mais.»
Daniel Afonso

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A Olisipo é uma empresa em constante evolução.
Existe uma cultura de proximidade e confiança.
O foco nas pessoas, nas soft Skills e na vontade de fazer acontecer é claro.