A consultora tecnológica portuguesa Milestone, que já leva uma década e meia de atividade e tem mais de duas centenas de colaboradores, destaca-se pelo «ambiente de trabalho inclusivo, colaborativo e diverso, com incentivo à comunicação transparente.»
Texto: Redação «human» Fotos: DR
Integrando «de forma coerente e sustentada o propósito, os valores e a missão na sua employer value proposition» [EVP], a Milestone, consultora tecnológica portuguesa fundada em 2010 e com sede em Lisboa, aposta «numa cultura organizacional de bem-estar e felicidade e focada em atrair, desenvolver e fidelizar talento», explica Chloé Guedj, Employee Experience Manager. Tudo isto de modo a «promover o aumento dos níveis de desempenho organizacional». A responsável deixa a nota de que «a Milestone adota uma abordagem informal alinhada com a sua cultura de proximidade», destacando que «os testemunhos de clientes e das pessoas da empresa sobre a sua experiência com e na Milestone trazem à comunicação da marca a autenticidade dessa mesma abordagem».
Em termos de marca de empregador, a consultora aposta numa «estratégia de comunicação integrada, desde a atração à fidelização de talento», diz Chloé Guedj, que logo acrescenta: «A Milestone traz à experiência de candidato e candidata a experiência de colaborador e garante a coerência na construção da sua EVP. A adoção de uma comunicação clara e transparente promove uma maior gestão de expectativas dos candidatos e das candidatas, alinhada com a cultura de feedback da organização. O envolvimento das nossas pessoas no processo de comunicação impulsiona o sentimento de pertença e cumpre o propósito de uma estratégia de comunicação autêntica.»

«Como contributo para o bem-estar psicológico, físico, social e financeiro, promovemos uma integração positiva da vida pessoal com a vida profissional», partilha Chloé Guedj.
A responsável destaca a experiência da Milestone no recrutamento de talento mais jovem, referindo: «É entusiasmante e representa um convite à reflexão acerca das nossas talent value propositions [TVP] e o seu alinhamento com a nossa EVP. A construção de uma TVP segmentada para o talento mais jovem facilita a abordagem e possibilita uma experiência de recrutamento estratégica e ajusta da ao universo de candidatos e candidatas a considerar. Esta experiência de recrutamento é também uma oportunidade de preparar e contribuir para o desenvolvimento dos líderes de equipa da organização e antecipar estratégias de gestão alinhadas com as motivações e as expectativas recolhidas.»
Pensando na manutenção dos seus profissionais, a consultora tem uma abordagem de «fidelização de talento». Esta abordagem, explica Chloé Guedj, «assume um posicionamento de destaque na nossa estratégia de gestão de talento, através nomeadamente da nossa employee experience journey, que promove a valorização da pessoa em todas as etapas da sua vida profissional. A Milestone aposta num onboarding continuado ao longo do primeiro ano, para promover o sentimento de pertença e acompanhar a adaptação e a integração na organização.»
Em termos de Learning & Development, o destaque vai para «a capacitação contínua das pessoas, através de formação técnica e comportamental, em alinhamento com os objetivos de carreira e os planos de desenvolvimento individuais, promovendo um elevado nível de especialização técnica e de power-skills», detalha a responsável. E refere ainda: «A nossa cultura people-centric valoriza o reconhecimento do desempenho como parte integrante da estratégia de engagement. Como contributo para o bem-estar psicológico, físico, social e financeiro, promovemos uma integração positiva da vida pessoal com a vida profissional e incentivamos a flexibilidade com compromisso. Temos um ambiente de trabalho inclusivo, colaborativo e diverso, com incentivo à comunicação transparente, uma cultura de porta aberta facilitada por uma liderança humanizada, próxima e presente.»
Numa última nota, Chloé Guedj partilha que na Milestone reveem anualmente a estratégia de employer branding e atração de talento, com base nos resultados de questionários internos e externos. «É assim que avaliamos a satisfação das nossas pessoas e garantimos a coerência da nossa EVP», refere.
Um sentimento de orgulho
Catarina Martins integra a SAP BASIS Team na Milestone e assinala que a aposta que fez para início de carreira teve a ver com o facto de a empresa ser considerada «a mais feliz para se trabalhar em Portugal e investir em novos talentos» (estudo Happiness Works Portugal). Além, disso, refere, «o ponto crucial para tomada de decisão foi o feedback de um colaborador da Milestone, que partilhou o testemunho da sua experiência no trabalho». Aí percebeu que a empresa poderia proporcionar-lhe «a experiência que procurava para ser feliz e crescer».
A jovem partilha que a Milestone «investe nos seus colaboradores, que crescem como profissionais e técnicos», e recorda a experiência de integração: «Fui recebida de braços abertos. Nunca pensei integrar-me tão bem. Senti-me respeitada, para além da confiança depositada em mim desde o primeiro dia. Valorizo muito a Milestone por me ter aceite e confiado nas minhas competências. Ingressei como estagiária, juntamente com um colega, e os dois recebemos o convite para integrar a empresa e continuarmos o nosso caminho de aprendizagem.»
Catarina Martins confia na Milestone e nos seus colegas, acreditando que juntos podem «crescer e ser mais fortes». E frisa: «Apesar de todas as mudanças que possam surgir, unidos ultrapassamos qualquer obstáculo. Nunca senti tanto orgulho, por fazer parte de uma empresa, como aquele que sinto pela Milestone. A Milestone mudou a minha vida. Tenho um estilo de vida mais seguro e saudável com o apoio das iniciativas da empresa.»
Catarina Martins

»» FRASES EM DESTAQUE
A cultura organizacional de bem-estar e felicidade está focada em atrair, desenvolver e fidelizar talento.
A Milestone aposta num onboarding continuado ao longo do primeiro ano, para promover o sentimento de pertença e acompanhar a adaptação e a integração.
Destaca-se a liderança humanizada, próxima e presente.