O Grupo Ageas Portugal atua no mercado segurador através das marcas Ageas Seguros, Médis, Ocidental, Seguro Directo e Ageas Pensões, sendo que tem ainda a oferta diversificada em serviços como a Clínica Médis e a Ageas Repara. Aí, acredita-se que «o verdadeiro valor de uma organização está nas suas pessoas».
Texto: Redação «human» Fotos: DR
São cerca de 1.400 os colaboradores do Grupo Ageas Portugal, dos quais cerca de 30 com idade até aos 25 anos. Aproximadamente 10% do universo total tem até 30 anos, isto sem considerar todos os jovens que se juntam anualmente através do Programa de Trainees, que promove a atração de talento jovem para a organização. Eduardo Caria, o Diretor de Pessoas & Organização, diz que a estratégia de employer branding «nasce da convicção de que o verdadeiro valor de uma organização está nas suas pessoas» e que «reflete uma cultura genuína, humana e próxima, que se vive todos os dias dentro da empresa». E logo detalha: «Procuramos criar uma experiência emocional e relevante para quem trabalha connosco, promovendo um ambiente onde o cuidado, a confiança e o crescimento pessoal e profissional são prioridades. Os nossos valores – Care, Dare, Deliver e Share – não são apenas palavras; são atitudes que orientam a forma como nos relacionamos, como trabalhamos e como crescemos juntos.» Refere ainda que a comunicação para o exterior «é autêntica e coerente com a realidade interna», que partilham histórias reais, exemplos concretos, e dão voz às pessoas, porque acreditam que são elas que melhor representam aquilo que a empresa é. Mais: «Sermos reconhecidos como Top Employer reforça o nosso compromisso com práticas de excelência em gestão de pessoas. Queremos continuar a ser um lugar onde se cresce com propósito, onde se cuida e onde se constrói uma relação significativa com cada colaborador. No fundo, trabalhamos todos os dias para ser uma organização que deixa uma marca positiva na vida das pessoas, dentro e fora da empresa.»
Eduardo Caria destaca que «a força de uma marca empregadora está na sua autenticidade», daí «a transparência e a coerência serem pilares inegociáveis da comunicação do Grupo Ageas Portugal». Ou seja: «Queremos que quem nos conhece – seja num processo de recrutamento, numa ação de voluntariado ou numa simples interação nas redes sociais – sinta desde o primeiro momento que está a contactar com uma organização centrada nas pessoas. Uma empresa onde o propósito é claro, onde o impacto é real e onde cada colaborador é valorizado como parte essencial de um projeto maior.»

«Queremos continuar a ser um lugar onde se cresce com propósito, onde se cuida e onde se constrói uma relação significativa com cada colaborador», diz Eduardo Caria.
Para o responsável, o recrutamento de profissionais mais jovens tem sido algo «enriquecedor». Têm «conseguido construir uma proposta de valor que se conecta com aquilo que os jovens hoje mais valorizam – propósito, impacto e desenvolvimento contínuo», explica, para ainda adiantar: «As novas gerações procuram mais do que um emprego, procuram um lugar onde possam crescer, aprender e sentir que fazem parte de algo com significado. E é isso que queremos proporcionar.»
De notar também as parcerias com instituições de ensino e os programas de integração, como o de trainees, «que está a ser redesenhado para oferecer uma experiência ainda mais personalizada, desafiante e alinhada com as expectativas de quem inicia a carreira», refere Eduardo Caria. No caso do programa de trainees, têm sido acolhidos a cada ano uma média de 40 estagiários, que integram as várias áreas de negócio durante 12 meses. O programa será relançado com o nome B-Ageas, estando neste momento a ser redesenhado e a evoluir para um novo conceito.
«O futuro constrói-se com talento, mas também com escuta ativa e adaptação», assinala o responsável. «Por isso, temos procurado evoluir com as novas gerações, mantendo-nos fiéis à nossa identidade, mas sempre atentos ao que os jovens procuram: um lugar onde possam crescer com propósito. É o que queremos continuar a ser: um verdadeiro Great Place to Grow.»
No Grupo Ageas Portugal o investimento nas pessoas vai além da retenção. «Investimos porque acreditamos que o seu crescimento é o motor do crescimento da própria organização», explica Eduardo Caria. «Quando criamos as melhores condições para que cada pessoa possa evoluir, sentir-se valorizada e fazer a diferença, a vontade de ficar acontece naturalmente. A nossa aposta passa por proporcionar uma experiência completa ao longo de toda a jornada do colaborador. Isso inclui programas robustos de desenvolvimento de competências, oportunidades reais de mobilidade interna, iniciativas de upskilling e reskilling e um forte compromisso com o bem-estar físico, emocional e social.» Mais: «Temos também vindo a adaptar os modelos de trabalho, promovendo a flexibilidade através de formatos híbridos, espaços colaborativos modernos e políticas de diversidade, equidade e inclusão que refletem os nossos valores e a sociedade em que nos inserimos. E sabemos que a competitividade da nossa proposta de valor – incluindo compensação e benefícios – é um fator importante, mas acreditamos que o que faz a diferença é o ambiente que criamos: um espaço onde as pessoas se sentem ouvidas, respeitadas e desafiadas a crescer.»
Mais do que um primeiro emprego
BI & Reporting Technician no Grupo Ageas Portugal, Iara Sofia de Sousa Nascimento recorda que quando estava prestes a terminar a universidade, sabia que queria procurar mais do que um primeiro emprego: «Procurava uma empresa que me permitisse crescer, aprender muito e, ao mesmo tempo, sentir que estava a contribuir para algo com impacto. O Grupo Ageas Portugal destacou-se, desde logo, pela forma como valoriza verdadeiramente as pessoas, desde quem está há muitos anos até quem está a dar os primeiros passos.»
Ao explorar melhor a empresa, a jovem percebeu que havia uma grande diversidade de áreas, projetos e dinâmicas, o que lhe despertou imensa curiosidade. «Mas, acima de tudo», conta, «chamou-me a atenção o investimento claro no desenvolvimento de jovens talentos, seja através de programas de estágio, de mentoria ou da aposta em formação contínua. Esse compromisso com o crescimento individual e coletivo foi decisivo para escolher o Grupo Ageas como ponto de partida da minha vida profissional.» Olhando para trás, reconhece que iniciar o seu percurso através do estágio foi uma excelente decisão e hoje, já integrada na empresa enquanto colaboradora, sente que continua a «ter espaço para aprender, evoluir e contribuir de forma cada vez mais ativa».
Iara acredita que a integração, ainda durante o estágio, «muito positiva, fez toda a diferença» na forma como começou a vida profissional. «Senti um acolhimento genuíno, com um plano bem estruturado que me permitiu conhecer a cultura, as equipas e a forma como as coisas funcionam no dia-a-dia. Um dos momentos mais marcantes foi o Ageas Trip, o programa de onboarding, que proporciona uma visão geral das diferentes áreas, num ambiente informal e descontraído, que facilitou a criação de ligações com colegas de várias equipas. Este equilíbrio entre conhecimento e proximidade tornou o processo de integração mais natural e envolvente», diz. Desde então, tem sentido «uma continuidade muito positiva». A transição do estágio para a função atual «foi feita de forma fluida, com a mesma disponibilidade por parte da equipa para apoiar, esclarecer e desafiar, o que tem sido fundamental para a confiança e a autonomia ganha ao longo do tempo».
Iniciar a carreira no Grupo Ageas Portugal, primeiro como estagiária e agora já como colaboradora, tem sido «uma oportunidade de crescimento muito completa», diz a jovem. E partilha ainda: «Desde o início fui envolvida em projetos reais, com impacto, que me desafiaram a sair da zona de conforto e a desenvolver competências como a autonomia, o pensamento crítico, a comunicação e a capacidade de adaptação. Num mercado de trabalho em constante mudança, com novas formas de trabalhar, perfis mais versáteis e um ritmo cada vez mais exigente, esta experiência tem sido uma base sólida para me adaptar e continuar a aprender. A cultura da empresa, muito voltada para a colaboração, a inovação e o desenvolvimento contínuo, é uma mais-valia enorme. Tenho liberdade para experimentar, espaço para crescer e o meu contributo é valorizado. Tudo isto torna mais claro o tipo de profissional que quero ser e o percurso que quero ir construindo.»
Iara Sofia de Sousa Nascimento

»» FRASES EM DESTAQUE
Cada colaborador é valorizado como parte essencial de um projeto maior.
O Grupo Ageas Portugal aposta em proporcionar uma experiência completa em toda a jornada do colaborador.
O investimento é claro no desenvolvimento de jovens talentos.