A Volkswagen Digital Solutions (VWDS) é o hub tecnológico do Grupo Volkswagen em Portugal, e reúne uma equipa de profissionais focados na inovação e no desenvolvimento digital do grupo alemão.
Texto: Redação «human» Fotos: DR/ DeF
Sofia Fernandes, People Business Partner na VWDS, conta que desde a fundação, em 2018, têm crescido de forma sustentada, afirmando-se como um dos centros de excelência tecnológica do grupo a nível global, trabalhando com marcas como MAN Truck & Bus, Audi, Scania, VWN, entre outras. São mais de 70 os projetos com estas e outras marcas do grupo.
O número de colaboradores ultrapassa os 720, com perfis altamente qualificados nas áreas de desenvolvimento de software, inteligência artificial (IA) e gestão de projetos digitais. Estão em quatro escritórios, três em Lisboa e um no Porto. Isto mostra o crescimento sólido da operação em Portugal, reforçando o país como um polo estratégico de inovação dentro do Grupo Volkswagen.
A responsável salienta mesmo que o percurso da empresa posiciona-a como uma organização IT driven que cria e explora o state of the art da tecnologia no sector da mobilidade e da logística. Neste sentido, «a estratégia para atrair e reter talento passa por criar um ambiente de trabalho estimulante, focado nas pessoas e na cultura, onde a inovação é valorizada e incentivada», diz a responsável, para logo explicar: «Além de programas internos de intraempreendedorismo, apostamos fortemente em formação contínua, benefícios competitivos e várias iniciativas de bem-estar integradas num programa 360o de wellbeing. A VWDS adota um modelo de trabalho híbrido, permitindo aos colaboradores combinar as vantagens do trabalho remoto com a colaboração presencial nos escritórios de Lisboa e Porto. O mesmo assenta no bem-estar integral dos colaboradores, com foco na flexibilidade, na inclusão e na saúde física, mental e emocional.» Com uma equipa jovem, «pronta para descobrir novos caminhos e questionar o status-quo», a VWDS tem mais de 35 nacionalidades, promovendo «uma cultura única, inclusiva, colaborativa e internacional, com oportunidades de crescimento dentro do ecossistema global do Grupo Volkswagen», assinala Sofia Fernandes, referindo ainda que têm vindo a «apostar cada vez mais em intercâmbios, por forma a potenciar carreiras internacionais e promover a partilha de conhecimento dentro do grupo».
A empresa procura «pessoas apaixonadas pela tecnologia e pela inovação, com espírito crítico, capacidade de adaptação e vontade de aprender continuamente sem medo de falhar», detalha a responsável, para logo acrescentar: «Valorizamos perfis técnicos, mas também talentos em áreas de gestão de projetos, inovação e transformação digital. O conhecimento de metodologias ágeis e a capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais são também muito considerados.»
«Promovemos uma liderança próxima, apostamos na transparência e criamos oportunidades contínuas de desenvolvimento, tanto técnico como comportamental, para todos os perfis da organização, refere Sofia Fernandes, People Business Partner na VWDS.

Abordagem people-centric
Na VWDS, acredita-se que a tecnologia deve estar ao serviço das pessoas – «por isso, adotamos uma abordagem people-centric, que une a gestão de talento e a transformação digital de forma integrada», diz Sofia Fernandes. Mais: «Promovemos uma liderança próxima, apostamos na transparência e criamos oportunidades contínuas de desenvolvimento, tanto técnico como comportamental, para todos os perfis da organização.»
A IA é um dos pilares da evolução da empresa, não sendo vista como um tema exclusivo das equipas técnicas. «Estamos a integrá-la de forma transversal em várias áreas da VWDS, o que nos permite responder de forma mais eficaz, inovadora e personalizada às exigências do negócio», explica a responsável, referindo que além disso preparam todas os colaboradores – técnicos e não técnicos – «para compreender e tirar partido do potencial da IA, através de iniciativas de upskilling e reskilling, garantindo uma cultura digital sólida e uma maior agilidade organizacional».
Para a empresa, «negócio e talento caminham lado a lado», frisa Sofia Fernandes, fazendo notar o orgulho no trabalho que desenvolvem e nas pessoas, e também no impacto que conseguem ter a nível global no Grupo Volkswagen. «Mantemos o nosso objetivo de continuar a construir soluções inovadoras que façam a diferença no sector automóvel, e orgulhamo-nos de contribuir para o posicionamento de Portugal como um hub tecnológico de referência a nível mundial», partilha. E deixa ainda uma nota, sobre o tema da sustentabilidade, «uma prioridade estratégica para a empresa, que está alinhada com a Política Ambiental e Energética do Grupo Volkswagen» (Group Environmental and Energy Policy Statement): «Enquanto tech hub do grupo, assumimos o nosso papel e a responsabilidade no cumprimento dos objetivos ambientais e energéticos, trabalhando ativamente no desenvolvimento de software e soluções digitais que apoiam o sector automóvel nessa esfera. Procuramos ainda contribuir para a sociedade através da criação de emprego qualificado, da promoção da diversidade e da responsabilidade social corporativa.»
—
»» DESTAQUES
+35 São mais de 35 as nacionalidades na Volkswagen Digital Solutions, o que «reforça a multiculturalidade e a capacidade de resposta que as equipas representam», salienta a responsável.
85% A taxa de retenção de talento num valor tão elevado demonstra, segundo Sofia Fernandes, «a capacidade de criar um ambiente onde os colaboradores se sentem valorizados, desafiados e motivados a construir com a empresa carreiras a longo prazo».
—
»» DISTINÇÃO
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

—
»» A EMPRESA
Volkswagen Digital Solutions
Sede: Lisboa
Atividade: Serviços de Tecnologia da Informação para o Grupo Volkswagen
Número de colaboradores: +720 (29% mulheres, 71% homens); 20% das mulheres em posições de liderança
Média de idades: 34 anos
Antiguidade média: 2-5 anos
Colaboradores em trabalho remoto: regime híbrido, em que as equipas podem escolher o modelo preferencial
Site: www.vwds.pt