A Mary Kay é uma marca global de cosméticos, fundada em 1963 nos Estados Unidos por Mary Kay Ash – «uma mulher visionária que acreditava no poder transformador do empoderamento feminino», explica Sandra Machado da Silva, a Diretora Geral da empresa em Portugal.
Texto: Redação «human» Fotos: DR
Sandra Machado da Silva partilha que ao longo de mais de seis décadas a Mary Kay «tem vindo a inspirar milhões de mulheres em todo o mundo, através de produtos de excelência e de uma oportunidade de negócio independente, acessível, gerando um impacto positivo na comunidade». Em 2025 é pelo segundo ano consecutivo a empresa número um de venda direta a nível mundial em cuidados com a pele e maquilhagem.
Em Portugal, a Mary Kay celebra este ano três décadas, sempre com «uma presença sólida e inspiradora», partilha a responsável, frisando: «Ao longo destes 30 anos, afirmámo-nos como uma referência no sector da venda direta de cosméticos de alta qualidade, com um modelo de negócio que alia inovação, proximidade e impacto social.»
A Mary Kay conta no nosso país com «uma equipa interna comprometida, que assegura com paixão e profissionalismo a operação e a proximidade com a força de vendas», diz Sandra Machado da Silva. «É na vasta rede de consultoras de beleza independentes que reside a alma do nosso negócio – mulheres e homens empreendedores, determinados e inspiradores, que todos os dias levam a experiência Mary Kay a milhares de clientes, promovendo a beleza, a confiança e a concretização de sonhos», detalha.
Sandra Machado da Silva salienta que na Mary Kay acreditam que «o talento se atrai com propósito, desenvolve-se com oportunidade e retém-se com cultura». Mais: «O propósito da Mary Kay – enriquecer a vida das mulheres através da oportunidade de negócio independente – é vivido diariamente por cada colaborador. Saber que o seu trabalho contribui diretamente para transformar vidas, famílias e comunidades é, hoje mais do que nunca, um fator diferenciador, sobretudo para as gerações que procuram significado naquilo que fazem. Além disso, o desenvolvimento das pessoas é uma prioridade estratégica. As nossas lideranças são chamadas a assumir o papel de mentores e coaches, apoiando o crescimento de cada colaborador com foco nas suas forças, sempre alinhadas com a visão e os objetivos do negócio, porque o sucesso individual e organizacional andam de mãos da das. Por fim, mas de forma absolutamente central, a cultura é o verdadeiro motor da retenção. A cultura da Mary Kay – o oxigénio que se respira – é intencional e vive-se no dia-a-dia: assente na missão, nos princípios e nos pilares de agilidade, colaboração, excelência, aprendizagem contínua e foco em resultados. Uma cultura onde as lideranças existem para facilitar o sucesso das pessoas.»
«Na Mary Kay procuramos pessoas curiosas, proativas, orientadas para resultados e com a capacidade de colaborar num ambiente onde se valoriza tanto o desempenho como a forma como se alcança os objetivos», refere Sandra Machado da Silva, a Diretora Geral em Portugal.

Atitude positiva e sentido de propósito
A Mary Kay procura pessoas com atitude positiva e sentido de propósito. Pessoas curiosas, proativas, orientadas para resultados e com a capacidade de colaborar num ambiente onde se valoriza tanto o desempenho como a forma como se alcança os objetivos. Sandra Machado da Silva refere também: «Valorizamos quem traz consigo uma mentalidade de crescimento, abertura à aprendizagem contínua e compromisso com a excelência. Profissionais que se identifiquem com os nossos valores, que queiram crescer e que estejam motivados para fazer parte de uma cultura que aposta nas pessoas como a sua maior força.»
Outro aspeto de grande relevo tem a ver com a tecnologia. A Mary Kay tem vindo a investir significativamente na digitalização dos seus processos, oferecendo soluções tecnológicas que apoiam tanto as equipas internas como as consultoras de beleza independentes. A integração de ferramentas digitais e inteligência artificial (IA) tem contribuído para melhorar a experiência, apoiar a formação e otimizar processos logísticos e administrativos. «Ao nível da gestão de pessoas», partilha a responsável, «temos adotado plataformas que facilitam a comunicação, o reconhecimento e o desenvolvimento contínuo, mantendo o fator humano no centro, e a IA tem vindo a ser integrada com equilíbrio e propósito, complementando – e nunca substituindo – a importância das relações humanas na nossa cultura».
Uma referência ainda para a sustentabilidade, algo que está no ADN da Mary Kay, tanto pela sua missão social como pelo compromisso ambiental. «Promovemos o empoderamento feminino em todas as suas vertentes, oferecendo uma oportunidade de negócio que gera impacto positivo na vida de milhares de mulheres, famílias e comunidades», diz a Diretora Geral da empresa em Portugal. Globalmente, destaca-se o apoio a projetos de conservação ambiental, como a proteção de recifes de coral, mangais e ecossistemas marinhos em parceria com a The Nature Conservancy. E a empresa é membro de iniciativas como o UN Global Compact, o CEO Water Mandate e os Sustainable Ocean Principles, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Apoia ainda projetos de carácter social através da Fundação Mary Kay e das campanhas anuais Pink Changing Lives, para causas relacionadas com mulheres e crianças em todo o mundo.
—
»» DESTAQUES
MILHARES São milhares as consultoras de beleza independentes em todo o país, uma comunidade de empreendedoras que «reflete a força e a relevância da oportunidade Mary Kay em Portugal», destaca Sandra Machado da Silva, que ainda partilha: «São mulheres que, com liberdade, flexibilidade e propósito, desenvolvem os seus negócios e fazem chegar a marca a cada cliente com profissionalismo e paixão.»
30 Em 2025 a Mary Kay celebra 30 anos de presença em Portugal. A diretora geral da empresa no nosso país assinala que isto «representa a solidez da marca, a confiança construída ao longo do tempo e o impacto positivo da missão que têm na vida de milhares de mulheres portuguesas».
—
»» DISTINÇÃO
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

—
»» A EMPRESA
Mary Kay Portugal
Sede: Lisboa
Atividade: Cosmética
Número de colaboradores: 17 (mulheres e homens)
Média de idades: 42 anos
Antiguidade média: 13 anos
Colaboradores em trabalho remoto: 100% parcialmente
Site: www.marykay.com