Há 10 anos, a Bel tornou-se a primeira empresa de grande consumo a obter a certificação enquanto Empresa Familiarmente Responsável (EFR). É um marco na história da companhia, símbolo de compromisso com a conciliação entre vida pessoal e vida profissional.
Texto: Redação «human» Fotos: Bel Portugal
O reconhecimento da Bel como EFR evoluiu, para se tornar parte integrante da sua identidade, refletida em 74 medidas, um grau de satisfação de 97% dos colaboradores e uma firme renovação dos valores corporativos: cuidar, ousar e comprometer.
Emília Roseiro, diretora de recursos humanos da Bel para a Europa do Sul e a Turquia, começa por assinalar: «Mais do que um selo, é um reflexo vivo da nossa cultura. Acreditamos que o nosso impacto começa com os colaboradores, a família Bel. Temos a ambição de ser uma empresa que acolhe e cuida, promovendo relações positivas onde todos pertencem. Este compromisso guia-nos para a ação: desde programas estruturados de apoio ao bem-estar e às famílias, até à promoção de competências e ao envolvimento ativo na comunidade. Queremos que cada colaborador se sinta inspirado, valorizado e parte de um propósito inspira todos. ‘For All, for Good’ [Para Todos, pelo Bem]».
Tudo começou há mais de 10 anos, quando estudavam o tema da vulnerabilidade dos colaboradores em contexto de crise, nomeadamente em ambiente fabril. Desse estudo nasceu um grupo voluntário multidisciplinar que trabalhou em propostas que foram progressivamente implementadas (protocolos com comércio local, etc). Posteriormente, para dar resposta a situações complexas com as quais não tinham competência para lidar (e para garantir confidencialidade) foi feito um acordo com a Cruz Vermelha, e assim nasce o «Bel + Feliz», que foi crescendo e é hoje um programa robusto e muito mais abrangente. «Inspirados por esta jornada, conhecemos e iniciámos o nosso processo de certificação, para melhor estruturarmos o programa e a capacidade de dar resposta às necessidades e às expectativas dos colaboradores», recorda a responsável.
Reconhecimento da Bel como Empresa Familiarmente Responsável (EFR); a Bel foi a primeira empresa de grande consumo a obter a certificação.

74 medidas
Depois foi ouvir e agir. «Ouvir os colaboradores de forma regular. Ouvir parceiros e outras empresas que já tinham iniciado o processo. É uma co-construção. Hoje temos 74 medidas que tocam todas as etapas e todos os desafios da vida e da experiência dos colaboradores. E a melhoria contínua é garantida pelos ciclos anuais de auditoria.»
De acordo com a norma de certificação, as medidas organizam-se em cinco grupos:
– Qualidade no emprego – Inclui o programa de bem-estar (dinamizado por uma equipa interna, que promove a atividade física em diversos momentos), o programa de apoio ao colaborador (em parceria com uma entidade externa, dando acesso a apoio psicológico, legal, fiscal, etc aos colaboradores e agregado familiar) ou a oferta do dia de aniversário, como exemplos.
– Flexibilidade temporal e espacial – Além do modelo híbrido em que funcionam, há por exemplo a majoração de 10% no salário para pessoas que reduzam o horário de trabalho para dar apoio de saúde no agregado familiar.
– Apoio à família – Medidas na área da parentalidade, família e filhos. Por exemplo, um kit escolar anual, ofertas regulares de produto, possibilidade de alargamento do seguro de saúde à família em condições preferenciais, extensão dos dias de luto, acompanhamento dos filhos ao médico como falta justificada e paga até aos 18 anos (quando a lei apenas justifica a falta até aos 14 anos).
– Desenvolvimento pessoal e profissional – Para além dos planos de desenvolvimento e carreira individualizados, incluem aqui as medidas relacionadas com o voluntariado (cada colaborador pode realizar 16 horas por ano de voluntariado em horário de trabalho).
– Igualdade de oportunidades – Inclui medidas de equidade e inclusão, nomeadamente integração de pessoas com necessidades especiais.
Emília Roseiro destaca a celebração anual do Dia Internacional da Família, «como um momento de reforçar ligações e renovar os compromissos, com o envolvimento dos mais de 600 colaboradores, cuja antiguidade média na Bel é de 15 anos, mostrando a lealdade e o compromisso da nossa comunidade». E acrescenta: «Os 97% de satisfação dos colaboradores mostram como as nossas práticas se refletem diretamente no bem-estar das equipas. A antiguidade média, uma rotação abaixo dos 5% ao ano, e níveis de compromisso (engagement) na ordem dos 80% (mais de 600 colaboradores, dos quais mais de 400 são operadores fabris). A mobilização das pessoas para as nossas iniciativas e os nossos projetos é excecional… E quando o contexto complica, sabemos que contamos com a nossa equipa – lembro-me sempre, aquando do primeiro confinamento Covid, em que todos estávamos em casa, a nossa equipa continuou a produzir, trabalhando muitos sábados e domingos para que não faltasse queijo nos supermercados, enquanto o país se escondia do vírus. Foi excecional.»
Papel ativo dos colaboradores
Tudo isto faz com que «os colaboradores se sintam valorizados e, acima de tudo, parte de uma família, e é algo que pode ser testemunhado por qualquer pessoa que nos visite», explica a responsável, e adianta: «Este compromisso promove um sentimento de pertença, que é frequentemente destacado pelos próprios nas auditorias de certificação. Seja pela flexibilidade que reduz o stress diário, seja pelos programas de apoio que oferecem suporte nos momentos difíceis, os colaboradores refletem este cuidado em maior compromisso e melhores relações interpessoais.»
«Acreditamos que o nosso impacto começa com os colaboradores, a família Bel», partilha Emília Roseiro. «Temos a ambição de ser uma empresa que acolhe e cuida, promovendo relações positivas onde todos pertencem.»

Na Bel, os colaboradores têm um papel ativo na construção da estratégia EFR, pois são consultados anualmente num extenso questionário sobre o programa e as medidas. Há ainda com uma equipa multidisciplinar e voluntária, composta por 13 pessoas de diferentes departamentos e locais. Recolhem feedback, propõem medidas e ajudam a esclarecer dúvidas, garantindo que as realidades de todos – desde o chão de fábrica até os escritórios – sejam consideradas. «Este modelo descentralizado promove uma liderança partilhada e reforça o espírito de pertença», destaca Emília Roseiro, que ainda partilha: «Embora a certificação EFR seja uma iniciativa exclusiva da Bel Portugal, o espírito e a cultura de responsabilidade e valorização fazem parte do ADN da Bel e dos seus valores (ousar, comprometer e cuidar). Em cada país há a liberdade de adotar os processos que se considera mais relevantes e com maior impacto local. Essa flexibilidade permite uma abordagem personalizada que respeita diferentes contextos culturais e necessidades. Acreditamos que a validação externa, como a que temos em Portugal, é uma ferramenta valiosa para avaliar o progresso, garantir melhorias contínuas e estabelecer benchmark de excelência.»
Sorrisos, histórias e impacto positivo
Com mais de 600 colaboradores, distribuídos entre duas fábricas (Vale de Cambra e Ribeira Grande – Açores) e escritórios a nível nacional, a Bel Portugal dedica-se diariamente a levar as marcas Limiano, Terra Nostra, A Vaca que Ri, Babybel e GoGo Squeeze às famílias portuguesas. Procura para a sua equipa pessoas que partilhem os seus valores de ousadia, cuidado e compromisso. «Queremos talentos que tragam energia e paixão pelo propósito ‘For All, for Good’, motivados por fazer a diferença dentro e fora da empresa», explica Emília Roseiro. «Pessoas mobilizadas e mobilizadoras, com vontade de aprender, que valorizem trabalho em equipa e que estejam dispostas a crescer connosco numa cultura de impacto positivo.»
A responsável diz ainda que o maior desafio está em «equilibrar cuidado e exigência, um pilar essencial para qualquer organização sólida e justa». Ou seja: «Cuidar não significa abdicar de exercer uma gestão exigente; pelo contrário, implica criar ambientes transparentes e justos, onde empatia e expectativas claras andam de mãos dadas. Este equilíbrio exige reflexão constante, mas é o que permite relações saudáveis e duradouras. Os líderes de equipa têm um papel fundamental, por isso investimos muito na formação e nos ciclos de gestão do desempenho e do talento.»
Mas é o propósito, a missão, que guia tudo o que é feito na Bel Portugal. «Fomos pioneiros em várias frentes, como a certificação EFR, mas não é o reconhecimento externo que nos move», diz Emília Roseiro. «O que verdadeiramente nos motiva são os sorrisos, as histórias e o impacto positivo que criamos na vida das pessoas dentro e fora da Bel.»
—
»» EM FOCO
Proposta de valor para as pessoas
Na Bel, a certificação EFR é a face mais visível de uma estratégia de pessoas. Acredita-se no impacto positivo para todos, começando de dentro para fora, com os colaboradores – a família Bel. Guiada pelos valores de Ousar, Comprometer e Cuidar, a proposta de valor para os colaboradores assenta em quatro pilares estratégicos que reforçam o alinhamento com o propósito ‘For All, for Good’. Este compromisso traduz-se na criação de um ambiente de trabalho que promove o bem-estar (Be Well), a pertença (Belong), o desenvolvimento individual (Become) e a atuação com propósito (Believe), sustentando a visão de ser uma empresa onde as pessoas se sintam acolhidas, valorizadas e inspiradas.
Be Well – Promover o bem-estar
Assegurar o bem-estar dos colaboradores é uma prioridade transversal. A empresa promove iniciativas para cuidar da saúde física, mental e emocional, adaptando-as às diferentes realidades locais. Exemplos como o programa de bem-estar, focado em saúde mental, nutrição e atividade física, e o equilíbrio proporcionado pelo modelo de trabalho híbrido, são provas do compromisso de proporcionar segurança, equilíbrio e valorização.
Belong – Reforçar o sentido de pertença
A Bel promove relações baseadas na inclusão e na equidade, num ambiente onde todos sentem que pertencem. Iniciativas como o programa global We All Belong têm fortalecido a diversidade e a equidade, com resultados tangíveis (por exemplo, 40% de representação feminina na Direção da Bel Portugal). A criação de comunidades, como a equipa DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) de ativistas, reforça o compromisso com uma organização inclusiva.
Become – Apostar no desenvolvimento individual
A aposta no desenvolvimento é entendida como um compromisso com o crescimento dos colaboradores. A Bel fomenta a aprendizagem contínua por meio de planos personalizados e uma forte aposta na mobilidade interna e internacional, promovendo transversalidade e diversidade de experiências, permitindo que cada pessoa seja protagonista da sua própria jornada profissional.
Believe – Agir com propósito
Inspirar colaboradores a serem protagonistas de mudanças positivas é central na filosofia Bel. Equipas como os Actors for Good lideram ações que promovem a inclusão, a proteção do planeta e o bem-estar das comunidades. Ao agir com uma visão global e local, a Bel amplifica o impacto positivo, conectando os colaboradores à sua missão de cuidar das pessoas e do planeta.

