Cláudia Pimenta, do Grupo Saint-Gobain

Uma visão de excelência, proximidade e inovação

Texto: Redação «human» Foto: DR

Como apresenta a Sekurit Service e a Glassdrive, nomeadamente tendo em conta a atividade que têm em Portugal?

A Sekurit Service é o braço de distribuição de vidro automóvel do Grupo Saint-Gobain em Portugal. Somos responsáveis não só pela gestão logística e comercial dos vidros automóveis, mas também pela coordenação da rede Glassdrive em Portugal, que é hoje líder no nosso país no serviço de substituição e reparação de vidro automóvel. A Glassdrive conta com cerca de 130 centros em Portugal Continental e Ilhas, com uma presença sólida e reconhecida pela Escolha do Consumidor como marca número um no sector.

Ambas as marcas operam de forma integrada, com equipas comuns em áreas como marketing, desenvolvimento de negócio e, naturalmente, recursos humanos.

Como conjuga as suas responsabilidades nestas marcas?

A gestão de recursos humanos é transversal às duas marcas e isso permite-nos garantir coerência cultural e operacional. Embora os contextos sejam diferentes, de um lado temos uma organização mais industrial e logística, do outro uma organização mais voltada para o serviço ao cliente, partilhamos a mesma visão de excelência, proximidade e inovação.

O nosso papel é assegurar que todas as equipas, independentemente da função ou localização, têm as condições certas para se desenvolverem, contribuírem e crescerem dentro do grupo. Esta interligação dá-nos agilidade e consistência, mas exige também grande foco na escuta ativa e adaptação às especificidades de cada função.

Quais são as principais apostas no sentido de atrair e reter o talento?

A nossa estratégia de atração e retenção de talento assenta numa organização bem estruturada e coesa, com processos alinhados à cultura do grupo e às exigências do sector. Acreditamos que o verdadeiro valor de uma empresa está nas pessoas que a constroem todos os dias, por isso investimos de forma contínua na formação técnica, especialmente nas áreas de tecnologia automóvel, no estímulo à inovação e no desenvolvimento de competências interpessoais.

Procuramos criar percursos de crescimento que façam sentido para cada colaborador, promovendo a mobilidade interna, a escuta ativa e a valorização do potencial individual. Apostamos também em modelos de liderança baseados na proximidade, no respeito e na confiança, fomentando um ambiente de bem-estar e segurança onde todos se sintam motivados a dar o melhor de si.

Que pessoas procuram para trabalhar convosco?

Procuramos pessoas que queiram fazer parte de algo maior, que se identifiquem com o propósito da Saint-Gobain, «Making the world a better home», e estejam motivadas para contribuir com impacto real, todos os dias.

Mais do que competências técnicas, valorizamos a atitude: a vontade de aprender, o espírito de equipa, o foco no cliente e a responsabilidade em tudo o que fazemos. Acreditamos que são estas qualidades que constroem equipas coesas, resilientes e alinhadas com os nossos valores.

Nos centros Glassdrive, a aposta na formação contínua é essencial. Investimos constantemente no desenvolvimento das nossas equipas técnicas para garantir profissionais qualificados, capazes de responder com rigor e qualidade às necessidades dos nossos clientes.

Independentemente da função ou área, procuramos pessoas que queiram crescer num ambiente positivo e exigente, onde cada gesto conta e onde todos têm a oportunidade de fazer a diferença.

Como integram os desafios ligados à gestão das pessoas e os desafios ligados às novas tecnologias? A inteligência artificial (IA) tem vindo a mudar de alguma forma os vossos processos?

As novas tecnologias fazem parte do nosso dia-a-dia. A própria evolução do sector automóvel obriga-nos a acompanhar tendências como a digitalização, os sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), ou a integração com plataformas on-line. Isto reflete-se nos nossos processos formativos, mas também na forma como gerimos a experiência do colaborador e do cliente.

Quanto à IA, estamos a dar os primeiros passos na integração de ferramentas de automação e análise preditiva em algumas áreas administrativas e de relacionamento com o cliente. Em recursos humanos, estamos atentos ao potencial da IA para melhorar processos de recrutamento, onboarding e até desenvolvimento, mas sempre com uma abordagem ética e humana.

Como olham para a sustentabilidade do vosso negócio e para o impacto na sociedade, seja pelos serviços que disponibilizam, seja pelo que representam no emprego, seja pela estratégia em termos de ambiente?

Enquanto parte do Grupo Saint-Gobain, temos o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050. Em Portugal, reciclamos 100% do vidro automóvel substituído, e temos políticas ativas de gestão de resíduos e eficiência energética em todos os centros.

Além do impacto ambiental, temos consciência do nosso papel social e económico. Criamos valor nas comunidades onde estamos presentes, uma vez que somos uma rede de franchising, apostamos na formação de técnicos especializados e mantemos relações próximas com as seguradoras e parceiros.

Como olha para os seus atuais desafios de liderança?

O maior desafio que enfrentamos atualmente é manter a coerência entre o nosso crescimento e a cultura que nos define. Temos estado em constante mudança, face aos desafios do mercado, o que torna este desafio ainda maior. Estamos a expandir, inovar e transformar, mas queremos fazê-lo preservando a proximidade com as equipas, o foco no cliente e o respeito pelas pessoas.

Neste contexto dinâmico, é fundamental que as nossas equipas estejam informadas e alinhadas com o negócio, e que os nossos líderes estejam preparados para compreender as necessidades do mercado e capazes de adaptar as suas estratégias às equipas com agilidade e visão.

Além disso, assumimos a responsabilidade de preparar as nossas equipas para o futuro, antecipando competências e promovendo a aprendizagem contínua.

Tem alguma definição de liderança com que se identifique particularmente?

Identifico-me com uma liderança participativa, próxima e exigente. Para mim, liderar é apoiar e orientar, criando um ambiente de confiança onde cada pessoa se sinta valorizada, motivada a dar o seu melhor e a crescer pessoal e profissionalmente. Liderar é, acima de tudo, confiar e capacitar as equipas para que assumam responsabilidades e contribuam para um propósito maior.

Na Saint-Gobain, esta abordagem está presente na cultura TEC – Trust, Empowerment and Collaboration – que não é apenas um conjunto de valores, mas sim o alicerce que orienta a nossa forma de trabalhar e liderar. A confiança (Trust) permite que as equipas se sintam seguras para inovar e tomar iniciativas; o empoderamento (Empowerment) dá-lhes autonomia e responsabilidade; e a colaboração (Collaboration) reforça o espírito de equipa e o trabalho conjunto em direção a objetivos comuns.

Quero ainda reforçar o enorme orgulho que sentimos nas nossas equipas, pois são elas o motor do nosso sucesso. As nossas marcas são reconhecidas no mercado graças às pessoas que, com dedicação e sentido de pertença, detêm um know-how valioso e que, todos os dias, fazem a diferença com o seu compromisso e empenho.

Acredito que temos as melhores equipas e que, com elas, estamos plenamente preparados para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva.

Estamos em crescimento, mas, acima de tudo, queremos continuar a ser um bom lugar para trabalhar, aprender e crescer.

____

»» Cláudia Pimenta integrou o Grupo Saint-Gobain em 2020, onde trabalhou no Departamento de Recursos Humanos da Saint-Gobain Portugal SA. Em março deste ano, assumiu um novo desafio ao integrar a Saint-Gobain Sekurit Service e Glassdrive Portugal, como diretora de recursos humanos. Anteriormente, desenvolveu a sua carreira no sector automóvel, exercendo funções na área de recursos humanos no Grupo Faurecia. É licenciada em Gestão de Recursos Humanos, pelo Instituto Politécnico da Guarda, e possui formação Future Leaders, pela Esade, em Barcelona.

A Sekurit Service

Criada em 1991, a Sekurit Service está presente em 26 países e distribui anualmente três milhões de vidros automóveis, contando com uma vasta rede de armazéns e fábricas de vidro a nível mundial. Esta presença global permite oferecer aos clientes flexibilidade, disponibilidade e rapidez na entrega, assegurando os melhores prazos de colocação de produto no mercado.

A sua central de distribuição está localizada num ponto estratégico das principais vias europeias, funcionando como centro de controlo logístico e ponto de entrada e saída de produtos.

Com polos de distribuição próximos das oficinas e armazéns dos clientes, a Sekurit garante entregas rápidas e eficazes. Utiliza rotas otimizadas e diversos tipos de transporte para responder a encomendas de qualquer dimensão.

Este modelo logístico, testado e em permanente evolução, coloca o cliente da Sekurit Service sempre no centro da operação.

A Glassdrive

A Glassdrive é uma marca internacional, do Grupo Saint-Gobain, especialista em reparação e substituição do vidro automóvel.

Com uma forte filosofia de apoio ao cliente, a Glassdrive conta com profissionais formados e experientes, distinguindo-se dos seus concorrentes na rapidez, qualidade do serviço e proximidade ao cliente. Utiliza apenas produtos de elevada qualidade na realização dos seus serviços e tem acordos com as principais Companhias de Seguros.

A gestão da marca é da responsabilidade da Saint-Gobain Sekurit Service Portugal SA. A Glassdrive possui a maior rede nacional de substituição e reparação de vidro em todo o tipo de viaturas, com cerca de 130 centros em Portugal (continental e ilhas).

Scroll to Top