Atuando no competitivo mercado da mediação imobiliária, a Zome, que tem uma cobertura nacional alargada, junta 2.100 colaboradores, entre os quais uma centena e meia com idades até aos 25 anos. Um dos propósitos, cultivado desde a fundação, é a felicidade de toda a comunidade Zome.
Texto: Redação «human» Fotos: DR
Na Zome acredita-se que «cada colaborador tem um caminho único», daí que a estratégia de employer branding passe por «uma abordagem profundamente personaliza da – para franchisados, consultores imobiliários, equipas de staff ou qualquer elemento da rede», começa por explicar João Morgado (na foto de abertura), o Chief People Officer, sintetizando que «o employer branding começa e acaba nas pessoas». Este posicionamento vem logo desde a formação, com a oferta de «um plano único no mercado, enriquecido pela neurociência aplicada e adaptado ao cargo e ao estágio de carreira de cada colaborador, explica o responsável, para logo detalhar: «O plano inclui um programa de evolução para os consultores, com formações adaptadas para cada estágio e que ajudam a desenvolver competências de gestão e liderança e a impulsionar o crescimento. Inclui ainda um modelo de evolução de carreira para as lideranças e para o staff dos hubs, com programas adaptados a cada função. E parcerias com diversas entidades e instituições de ensino, garantindo aos colaboradores o acesso com condições especiais a ferramentas e a cursos executivos de referência.»
João Morgado frisa que «a aprendizagem e o desenvolvimento constante de toda a comunidade são muito importantes, e só acontecem com um acompanhamento próximo». Assim, acompanham os franchisados no desenvolvimento e na implementação em todas as fases do seu negócio, e todos os consultores têm planos de ação à medida e acompanhamento de business coaches.
Destaque ainda para o investimento no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, algo que «consolida a eficácia dos processos diários de trabalho e permite controlar de forma simples todo o negócio». Mais: «Queremos garantir que quem entra na Zome sente, desde o primeiro dia, que está no sítio certo para crescer. Tudo isto contribui para um dos nossos propósitos, que temos cultivado desde a fundação: a felicidade de toda a comunidade Zome», assinala o responsável.
«Mais do que oferecer um lugar para trabalhar, criamos um ecossistema de aprendizagem contínua, acompanha mento diário e partilha ativa de co nhecimento», explica João Morgado (na foto de abertura).
Como marca empregadora, «a Zome reflete os seus valores na prática», explica João Morgado. «Promovemos uma cultura onde a evolução é constante, a felicidade é prioridade e a energia igualmente constante. Mais do que oferecer um lugar para trabalhar, criamos um ecossistema de aprendizagem contínua, acompanhamento diário e partilha ativa de conhecimento. E isso está espelhado nos nossos claims: + Acompanhamento, + Só lido e + Teu. Queremos que quem nos vê de fora consiga sentir a nossa cultura, os nossos valores, o ambiente que se respira na Zome. Por isso, temos o cuidado de comunidade de dentro para fora, dando voz às pessoas que fazem parte da nossa comunidade. Sabemos que quando cuidamos bem das pessoas, elas cuidam melhor do negócio. É assim que temos crescido em conjunto.»
A experiência de atração de profissionais mais jovens tem sido «desafiante e ao mesmo tempo entusiasmante». O responsável fala de pessoas que «procuram muito mais do que um emprego – procuram propósito, flexibilidade, desenvolvimento e, acima de tudo, autenticidade». Isso «obriga a atenção constante, a escutar e a adaptar a proposta de valor», diz, para logo acrescentar: «Temos um modelo de crescimento transparente, com foco na autonomia, na aprendizagem e numa cultura onde podem ser quem são, sem máscaras. Valorizamos o seu espírito crítico, a vontade de fazer diferente e a energia com que chegam. Quando nos posicionamos como um espaço onde se podem desenvolver e ser felizes, deixamos de ter de ‘recrutar’. Eles próprios nos procuram.» Aliás, João Morgado assinala que «a palavra ‘retenção’ tem uma conotação negativa e limitadora». Ou seja: «Falamos em manutenção de talento, porque a palavra ‘manter’ traz implícito o cuidado com o outro, a relação próxima e atenta às nossas pessoas e, sobretudo, a nutrição de uma comunidade motivada e feliz. É neste sentido que disponibilizamos as ferramentas tecnológicas e a formação necessárias para alavancar os negócios e impulsionar a evolução. Porque sabemos que a produtividade e o sucesso profissional contribuem, em grande medida, para o bem-estar das equipas, sobretudo num sector de atividade altamente comercial como é o nosso.»
O Chief People Officer da Zome fala ainda dos incentivos que disponibilizam: «Desde logo, a oferta de uma viagem anual aos consultores mais produtivos da rede e o acesso facilitado ao Zome Summit, o maior evento anual da Zome, onde reunimos com a nossa comunidade durante três dias e premiamos o mérito, a dedicação e o trabalho de consultores e hubs Zome mais produtivos. Programas como o Zome Ambition, que permite mudar de função dentro da empresa, o Zwitch ON, iniciativa para valorizar e recompensar o empenho no crescimento da rede, ou o Zome Plus, com campanhas exclusivas de marcas e empresas parceiras, são outros exemplos de iniciativas à disposição da nossa comunidade.» Para que cada pessoa «se sinta valorizada dentro da Zome» – «e que contribua para o nosso crescimento e, acima de tudo, se sinta feliz na nossa casa», conclui.
Uma viagem incrível
Fábio Sirgado tem 28 anos e é o Chief Executive Oficer (CEO) do Hub Zome Lisboa Alcântara. Começa por partilhar que sempre foi empreendedor e que abrir uma imobiliária fazia parte dos seus planos. E adianta: «Aconteceu mais cedo do que esperava – tinha acabado de fazer 27 anos quando, com a minha mulher, dei o passo de abrir uma agência Zome. Escolhemos a Zome porque era, e continua a ser, uma marca em forte crescimento, com uma abordagem muito tecnológica e inovadora, que se destacou desde o início pela forma como valoriza o papel dos consultores. Sentimos que poderíamos aportar valor ao projeto e crescer com ele. A visão da Zome estava alinhada com a nossa: profissionalizar e alavancar a carreira dos consultores, colocando as pessoas no centro. Fazia todo o sentido começar esta jornada com uma marca que aposta tanto no desenvolvimento humano como no apoio tecnológico. Foi a decisão certa e tem sido uma viagem incrível.»
A integração foi excelente. Apesar de não terem experiência no sector, sentiram-se logo muito bem acompanhados. «A Zome fez o casamento perfeito entre formação estruturada e partilha de experiências com outros líderes de unidades», recorda. «Tivemos acesso a conteúdos formativos de grande qualidade, e percebemos a cultura de colaboração entre os franqueados. Isso deu-nos confiança para arrancar com o projeto e acelerar a curva de aprendizagem. Sentimos que fazíamos parte de uma grande família.»
Olhando para o futuro, Fábio Sirgado diz que só consegue perspetivar crescimento. «Dentro do nosso hub», partilha, «temos uma aposta no talento jovem, o futuro do sector. Atraímos cada vez mais jovens que veem o mercado imobiliário não como um plano B, mas como uma primeira escolha de carreira – e trabalhamos para criar condições para que possam evoluir, aprender e prosperar. O mercado está em constante transformação, especialmente com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial. Na Zome, estamos preparados, temos investido em capacitar os consultores com ferramentas que os tornam mais eficientes e profissionais, mantendo o foco na relação humana com o cliente. Quem estiver disposto a adaptar-se e evoluir vai encontrar oportunidades únicas, já quem resistir à mudança poderá sentir dificuldades. No nosso caso, estamos comprometidos em estar na linha da frente da inovação – com pessoas preparadas e motivadas para liderar a nova fase do imobiliário.»
Fábio e a mulher, Nicole Sirgado, embarcaram no projeto Zome com total dedicação. «Foi um verdadeiro all in da nossa parte e da nossa família. Acreditamos no potencial deste negócio, como forma de construir algo nosso e como meio de transformar vidas. O objetivo é deixar um legado: para os nossos filhos, para a nossa equipa e para os nossos clientes.» Ou seja, querem que «todos sintam que fazem parte de algo maior, de um projeto com propósito, onde é possível crescer pessoal e profissionalmente». Esse é, diz o jovem empreendedor, «o verdadeiro sucesso».
Fábio Sirgado

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O employer branding começa e acaba nas pessoas.
Quem entra na Zome sente, desde o primeiro dia, que está no sítio certo para crescer.
Na cultura da empresa a evolução é constante e a felicidade é prioridade.