«Empresas que inspiram – employer branding e atração de talento»

Savills Portugal: criar identificação e confiança

Texto: Redação «human» Fotos: DR

A Savills Portugal, com sede em Lisboa, atua em consultoria imobiliária. Com uma equipa de 179 pessoas, tem a sua estratégia de employer branding baseada «na criação de um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e flexível, onde cada colaborador é valorizado», explica Pedro Santos, Head of Talent Management, que logo assinala: «A empresa investe no desenvolvimento contínuo, reconhece o mérito e promove o espírito de equipa com iniciativas como os team buildings e as Savillimpíadas, o nosso evento desportivo e lúdico anual, no qual celebramos o trabalho em equipa. O bem-estar é também uma prioridade, com destaque para o Empowering Lab, que apoia a saúde mental e o equilíbrio pessoal. Esta abordagem fortalece a cultura interna e contribui para atrair e reter talento.

Quando o tema é a comunicação da marca de empregador, o principal cuidado na Savills é «transmitir uma imagem autêntica e alinhada com a experiência real das pessoas», partilha o responsável, destacando a preocupação de mostrar que valorizam a equipa, promovendo um ambiente saudável, equilibrado e com oportunidades de crescimento. «Mais do que promover a marca, importa-nos criar identificação e confiança junto de quem já está connosco e de quem nos procura», explica. Em termos de recrutamento de profissionais mais jovens (na empresa há seis pessoas com menos de 25 anos), Pedro Santos diz que é algo desafiante e que veem de uma forma positiva. E comenta: «Atualmente, os candidatos procuram muito mais do que um salário competitivo; valorizam empresas que investem no seu desenvolvimento e promovem o bem-estar, especialmente as gerações mais jovens, que têm uma mentalidade bastante distinta. Isso obriga-nos, enquanto organização, a adaptar constantemente as nossas práticas e estratégias.»

De assinalar que na Savills existe um programa de mentoria, criado para apoiar a integração de novos colaboradores. Trata-se do Side by Side, em que através da ligação com colegas mais experientes de diferentes equipas se acelera o processo de onboarding, facilitado o desenvolvimento profissional e contribuindo para um ambiente de acolhimento, promovendo a retenção e o espírito de equipa.

Na retenção, «as apostas procuram ser estratégicas», refere o responsável, explicando: «Mais do que reter, queremos focar-nos em criar reais oportunidades de desenvolvimento, investir em lideranças inspiradoras que garantam coerência entre o discurso e a prática, promover uma cultura de confiança e pertença, garantir flexibilidade e bem-estar, incentivar a formação contínua e apoiar os desafios e a concretização de objetivos pessoais e profissionais.»

Uma aposta natural

Deixamos o exemplo de uma pessoa que entrou na Savills há cerca de um ano e meio. Isabel Castro e Silva, que tem a função de Senior Valuer, destaca «a presença incontornável na área do imobiliário» e o facto de «ser uma empresa multinacional, de renome, considerada uma das consultoras ‘Big 4’ do sector e com os seus departamentos em constante crescimento». Estes foram fatores determinantes para a sua escolha, tornando a Savills «uma aposta natural», independente mente da fase da carreira em que se encontrava.

A consultora fala de uma «integração natural e positiva», destacando: «Desde o início, percebi que é uma empresa com uma cultura própria, centrada nas pessoas. Há um equilíbrio entre iniciativas sociais, desenvolvimento profissional e bem-estar, o que reforça o espírito de equipa e nos faz sentir verdadeiramente integrados.»

Um dos momentos que mais a marcou, logo na chegada, foi o facto de a chief executive officer (CEO) ter ido falar consigo. «Dirigiu-se a mim pelo nome e fez questão de me dar as boas-vindas pessoalmente, perguntando pela minha família e mostrando-se completamente disponível para o que fosse necessário. Este gesto de acolhimento, especialmente numa empresa com mais de 170 colaboradores, não é comum, e foi um claro reflexo da cultura da Savills», comenta.

Perspetivando a carreira, e tendo em conta a empresa em que está e os desafios de um mercado de trabalho em mudança, Isabel Castro e Silva assinala que «a Savills é uma empresa que valoriza os seus colaboradores, apostando na formação e possibilitando a mobilidade interdepartamental para quem pretende apostar em novos desafios», e «paralelamente é uma organização atenta à evolução do mercado, que trabalha ativamente para se adaptar às suas exigências». Tendo isto em consideração, a consultora refere que a sua perspetiva de carreira na empresa «é bastante positiva, de constante crescimento e desenvolvimento».

Numa nota final, Isabel Castro e Silva assinala «o ambiente de trabalho colaborativo, de comunicação aberta e inclusiva, onde a partilha de ideias e sugestões das pessoas é encorajada através de canais acessíveis para o efeito». E destaca uma iniciativa, a Dream Box, «onde todos, de forma anónima, foram convidados a dar a opinião sobre como o espaço físico do escritório poderia ser melhorado».

»» FRASES EM DESTAQUE

O bem-estar é uma prioridade.

A imagem transmitida é autêntica e alinhada com a experiência real das pessoas.

É uma empresa com uma cultura própria, centrada nas pessoas.

Aposta-se na formação e possibilita-se a mobilidade interdepartamental.

https://www.savills.pt

Scroll to Top