Aproveitar o verão sem ficar desligado

Três sugestões leves para levar na mala de férias

Texto e Imagem: Zühlke

«Durante as férias, aproveitar os momentos de pausa para ler ou ouvir conteúdos leves mas relevantes é uma excelente forma de recarregar energias e, ao mesmo tempo, acompanhar as tendências do sector», começa por explicar Rita Ferreira, que na nossa consultora é advanced mobile engineer. «Selecionar um conjunto de artigos, livros ou programas de interesse permite que os momentos à beira-mar ou a apanhar sol se tornem igualmente revitalizantes, mas também úteis para não se ficar totalmente desligado das novidades», acrescenta Duarte Machado, expert embedded software engineer.

Mauricio Barbosa, Expert Data Engineer, sublinha ainda que «com a mente mais leve, aproveitar parte do tempo livre para aprender pode ser uma ótima forma de refletir e descobrir coisas novas a partir de uma nova perspetiva».

Neste sentido, estes e outros membros da nossa equipa partilham três sugestões para ter em conta nestas férias:

1. Acompanhar notícias e newsletters com temas da atualidade e inovações As férias trazem consigo o momento perfeito para atualizar, de forma leve, a leitura de conteúdos relevantes. Com um ritual diário de cerca de 10 minutos, a acompanhar publicações como o Daily Digest, no Medium, a comunidade tecnológica DZone, ou newsletters e networks como a TLDR.tech ou o Daily.dev, é possível aceder a resumos curtos e diretos para ficar a par das novidades do mundo da tecnologia. Esta é uma boa estratégia para manter a mente ativa, mas descontraída, durante o verão.

2. Ler livros que permitam aprofundar conhecimentos Com mais tempo livre, o verão pode ser também a altura ideal para mergulhar em novos livros. Além de manterem a mente estimulada, certas leituras permitem reforçar competências e explorar novas áreas, algo particularmente relevante para os profissionais de tecnologia. Livros como o T-SQL Fundamentals, de Itzik Ben-Gan, por exemplo, podem ser uma boa escolha para quem procura saber mais sobre esta linguagem de forma acessível e prática. Ler um capítulo por dia irá permitir manter a cabeça ocupada, sem a sobrecarregar.

3. Ouvir conversas ou programas de experts da área Para quem prefere aproveitar as férias de olhos fechados a apanhar sol, conteúdos de áudio como podcasts, conferências ou entrevistas são ideais para absorver conhecimento de forma tranquila. Séries como a CppCon, no YouTube, que apresenta perspetivas de como diferentes tecnologias resolvem problemas específicos de forma prática, ou o podcast Syntax, dedicado a programadores, permitem aceder a conversas diretas e descontraídas para os profissionais refletirem e se manterem atualizados nesta altura.

Para todos os profissionais que queiram estar a par das tendências e novidades de tecnologia, a Zühlke dispõe também de um blogue (ver aqui) com conteúdos acessíveis e leves para acompanhar nestas férias.


A Zühlke, fundada em 1968 na Suíça, é uma consultora e prestadora de serviços que desenvolve projetos tecnológicos para clientes em todo o mundo. Com escritórios em diferentes cidades na Europa e na Ásia, está presente em 10 países com mais de 1.900 colaboradores. As suas equipas multidisciplinares e multinacionais desenvolvem funções essenciais a todas as fases de projeto, desde estratégia a operação e produção.

Scroll to Top