«Empresas que inspiram – employer branding e atração de talento»

Cofidis: autenticidade, inclusão e transparência

Texto: Redação «human» Fotos: DeF

A estratégia de employer branding da Cofidis assenta em três eixos: a aposta no talento jovem, compromisso em diversidade, equidade e inclusão (DEI) e transformação digital e tecnológica. Marta Cuntim, Head of Talent Acquisition & Employer Branding da empresa em Portugal, destaca no talento jovem os estágios de verão e o programa de trainees, que «facilitam a integração das novas gerações e permitem identificar e desenvolver ta lento com potencial», e em DEI iniciativas como o Inclusive Month, um mês inteiramente dedicado à promoção de temas de diversidade e inclusão, com talks, debates e workshops para toda a organização. Neste campo, sublinha o papel das parcerias sociais, sediadas nas Natura Towers, em Lisboa: o Café Joyeux, que emprega pessoas com deficiência intelectual; a Associação Crescer, que apoia a reintegração de pessoas em situação de vulnerabilidade, nomeadamente pessoas em situação de sem-abrigo; e o Bureaux du Cœur, que disponibiliza alojamento temporário nas instalações da empresa a quem mais precisa. «Estas iniciativas», explica a responsável, «convivem no nosso espaço físico e são exemplo vivo do compromisso com a inclusão e da importância de abrir as portas da empresa à sociedade, ajudando a mudar mentalidades, tanto dentro como fora da Cofidis». Por fim, refere «o eixo NEXT by Cofidis, que representa a submarca para atração de talento especializado, sobretudo nas áreas tecnológicas e digitais, afirmando a Cofidis como uma empresa preparada para o futuro». Estes três pilares, enfatiza, «são suportados por exemplos concretos e vividos diariamente, constituindo a base de uma proposta de valor diferenciadora».

Marta Cuntim refere ainda que a comunicação da Cofidis «reflete, com verdade, a experiência que se vive na empresa». Ou seja: «Procuramos ser autênticos, inclusivos e transparentes, dando voz à diversidade de percursos e experiências e mostrando que aqui cada pessoa pode ser quem é. Sabemos que só assim conseguimos atrair talento alinhado com os nossos valores e com vontade de fazer parte de um projeto coletivo, inovador e transformador.»

No recrutamento «a experiência tem sido muito positiva», salienta a responsável, referindo mesmo que se trata de «uma das grandes prioridades estratégicas» da empresa. «Temos vindo a captar talento jovem através de programas de trainees, estágios de verão e integração em projetos transversais de inovação, permitindo um desenvolvimento acelerado. O feedback dos jovens é excelente: sentem-se incluídos, valorizados e com espaço para crescer. Prova disso é a nossa taxa de retenção de talento jovem, que supera os 70% – a maioria dos trainees permanece connosco após o primeiro ano, sinal claro de que a proposta de valor é consistente e diferenciadora.»

Particularizando este aspeto da retenção, Marta Cuntim explica que «assenta numa oferta concreta de desenvolvimento, aprendizagem contínua e mobilidade interna». E detalha: «Privilegiamos um ambiente de feedback e escuta ativa e temos programas estruturados de bem-estar e parentalidade, que vão muito além do habitual. Destaco, por exemplo, o nosso robusto programa de parentalidade, que inclui várias medidas inovadoras, entre as quais o mês adicional de licença parental, totalmente pago pela Cofidis, para mães e pais. O programa COFIKids oferece uma semana gratuita de atividades de verão para filhos de colaboradores entre os seis e os 14 anos, criando um apoio real às famílias. Adicionalmente, dispomos de benefícios de saúde extensíveis à família, apoio psicológico, trabalho híbrido, ginásio e espaços de bem-estar nas nossas instalações, garantindo que cada colaborador sente reconhecimento e apoio em todas as fases da sua vida.»

A responsável refere também a reputação da Cofidis como Great Place to Work, «reflexo de critérios muito claros, reconhecidos pelos próprios colaboradores: res peito, diversidade, inclusão e confiança na liderança. Estes valores estão na base do reconhecimento». Diz mesmo: «O nosso desafio é continuar a inovar, ouvir, antecipar tendências e garantir que cada pessoa encontra na Cofidis espaço para crescer, ser feliz e deixar a sua marca – de pessoas para pessoas.» E a finalizar destaca o compromisso com o impacto social e a ligação ao ensino: «Mais de 100 colaboradores participam regularmente em ações de voluntariado, como as ligadas à educação financeira nas escolas, em parceria com a Junior Achievement Portugal. E a Escola das Finanças, iniciativa da Cofidis em colaboração com a Magma Studio e universidades nacionais, já formou desde 2023 mais de 50.000 alunos em literacia financeira, ajudando a preparar as novas gerações para decisões mais responsáveis». Estes eixos, diz, «reforçam o ADN da Cofidis enquanto organização inovadora, global e com impacto positivo na sociedade».

Experiência diferenciadora

Diogo Amaro é Performance Specialist na Cofidis Portugal há poucos meses e fala de «uma experiência de recrutamento de facto diferenciadora», partilhando que sempre sentiu muita empatia das pessoas com quem se cruzou em todo o processo, desde as dos Recursos Humanos até uma fase final, com a equipa que o acolheu, a de Digital Analytics. «Percebi desde o início do recrutamento que seria uma oportunidade para mim para aprender e aplicar o conhecimento adquirido na faculdade, e sempre senti compreensão da parte da empresa para esta adaptação, um contacto muito pessoal e informal, algo que era raro nas entrevistas em que já tinha participado», diz.

A integração na equipa «foi muito suave». O jovem sentiu um esforço de toda a equipa em acolhê-lo e proporcionar-lhe um bom onboarding. E para além do onboarding mais específico na área e nas ferramentas que iria utilizar mais no dia-a-dia, também lhe foi proporcionada uma integração nas várias áreas da empresa, o que lhe deu um melhor enquadramento do negócio e dessas mesmas áreas.

Diogo Amaro sente que desde que chegou à Cofidis sempre foi incentivado a inovar e a dar voz às suas ideias. E diz: «Vejo a Cofidis como uma empresa em constante evolução, dada a proatividade/ capacidade de adaptação aos desafios do mercado, que está sempre em mudança. Estes desafios que surgem constantemente, fazem-me evoluir profissionalmente, e é isso que eu procuro.»

Sentindo-se agradecido pela oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e pelo percurso até à data, Diogo Amaro deixa uma recomendação a outros jovens: «Que pensem em candidatar-se, porque não se vão arrepender.»

»» FRASES EM DESTAQUE

A Cofidis é uma empresa preparada para o futuro.

Um robusto programa de parentalidade inclui várias medidas inovadoras.

Destaca-se a empatia das pessoas em todo o processo de recrutamento.

Os desafios surgem constantemente, e levam à evolução profissional.

https://cofidis.pt

Scroll to Top