A Capgemini é líder mundial no desenvolvimento de parcerias com empresas para transformar e possibilitar a gestão dos seus negócios aproveitando o poder da tecnologia.
Texto: Redação «human» Fotos: DeF
A atuação da Capgemini visa em primeiro lugar potenciar o seu principal capital – as pessoas e a «energia humana, através da utilização da tecnologia rumo a um futuro mais inclusivo e sustentável», diz Cristina Rodrigues, Administradora-Delegada em Portugal. Com uma equipa de cerca de 360 mil pessoas em mais de 50 países, a consultora trabalha com clientes de projeção mundial para resolver desafios exigentes. «Somos líderes em consultoria de serviços tecnológicos e transformação digital e apoiamos os clientes na construção de negócios competitivos e ágeis, respondendo a todas as suas necessidades, desde a estratégia até à gestão das operações, suportados por tecnologias de última geração como a cloud, os dados, a IA [inteligência artificial], a conectividade, o software e a engenharia», diz a responsável. E acrescenta: «A partir de Portugal, suportamos clientes locais e internacionais com a nossa equipa de cerca de 3.800 colaboradores, e com a nossa rede de parceiros. Num sector tradicionalmente masculino, temos uma política de captação de talento diversificada e já contamos com aproximadamente 35% de mulheres.»
Atrair e fidelizar talentos é essencial para o sucesso da Capgemini. Cristina Rodrigues explica que nos últimos anos aceleraram o recrutamento para «garantir profissionais qualificados e alinhados com os valores da empresa». E acrescenta: «Temos vindo a reforçar a aposta na qualificação das pessoas, com vários programas que incluem também o reskilling de talento, tendo garantido, em 2024, aproximadamente 60 horas anuais de formação qualificada às nossas equipas e permitindo que os colaboradores sejam donos das suas carreiras. Adotámos igualmente práticas de trabalho flexíveis, como o programa New Normal, que privilegia um modelo híbrido e proporciona uma melhor experiência de trabalho. Apostamos em criar um ambiente de trabalho agradável, valorizando os nossos colaboradores e promovendo o seu desenvolvimento.»
A Capgemini procura pessoas motivadas, apaixonadas por tecnologia e inovação, com espírito de equipa, proatividade e capacidade de adaptação. «Valorizamos uma mentalidade colaborativa e de alinhamento com os nossos valores, contribuindo para um ambiente positivo e inclusivo», partilha a responsável, e detalha: «Oferecemos oportunidades de desenvolvimento através de programas como o Upskill, para requalificação profissional, e o Fast Track, em áreas técnicas e funcionais. Por outro lado, as nossas academias e talent factories atraem talento jovem com formação em consultoria e tecnologias e as academias Women for the Future promovem o equilíbrio de género no sector das TI [tecnologias de informação].» A tecnologia é essencial na gestão de pessoas na Capgemini. A responsável partilha que usam ferramentas digitais para gestão do modelo híbrido, comunicação em tempo real, reforço de mensagens chave, canais temáticos e grupos de interesses. E investem em ferramentas de desenvolvimento e de certificação de competências, com programas on-line e híbridos. Através de plataformas user friendly tornam a jornada digital do colaborador mais fácil no onboarding, reforçando o acompanhamento nesta fase, na avaliação de desempenho e no desenvolvimento da carreira. Além disso, implementaram o AskHR, um chatbot com inteligência artificial (IA) que permite otimizar a interação com a área de recursos humanos, proporcionando respostas rápidas e eficientes. «Utilizamos ainda ferramentas digitais para análise de dados e comentários dos colaboradores, compreendendo melhor as suas motivações e os seus desafios», explica Cristina Rodrigues, assinalando: «As novas soluções tecnológicas modernizam o ambiente de trabalho e permitem-nos compreender e responder da melhor forma às necessidades das nossas pessoas.»
«Suportamos clientes locais e internacionais, com a nossa equipa de cerca de 3.800 colaboradores, e com a nossa rede de parceiros», diz Cristina Rodrigues, Administradora-Delegada da Capgemini Portugal.

Diversidade e inclusão como valores fundamentais
A Capgemini agrega tecnologia, clientes, parceiros e comunidades para acelerar a sustentabilidade e resolver desafios sociais. Divulga os seus objetivos ESG (environmental, social and governance) publicamente, promove mudanças internas e ajuda os clientes a enfrentarem os desafios ambientais. A Administradora-Delegada em Portugal explica: «Trabalhamos com parceiros, fornecedores, start-ups, sector público e academia, para atingirmos um progresso sustentável alinhado com as metas do Paris Agreement. As nossas iniciativas incluem a transição para energia 100% renovável, mobilidade sustentável, política de zero resíduos e proteção da biodiversidade. Investimos ainda em educação, envolvimento e capacitação dos colaboradores em sustentabilidade. O nosso Campus Virtual de Sustentabilidade, lançado em 2023, promove a educação sobre as mudanças climáticas. Em Portugal, 80% dos colaboradores completaram formação na área da sustentabilidade, com cursos aplicados às várias funções.»
Cristina Rodrigues termina referindo que a diversidade e a inclusão não são apenas compromissos, «são sobretudo valores fundamentais da cultura da Capgemini». Daí implementarem políticas ativas de promoção de igualdade de género, inclusão de pessoas com deficiência e apoio à diversidade cultural e geracional. «Integramos o Comité da Diversidade e Inclusão da Câmara de Comércio Luso Americana e somos parceiros de associações de cidadãos com deficiência, como o CADIn, a APPACDM de Lisboa e o Café Joyeux. A nível do grupo, e transversamente, destaco a implementação das global networks, em particular de três: a comunidade Outfront, com o propósito de tornar o local de trabalho mais inclusivo para colaboradores com diversidade de género e sexo; a comunidade CapAbility, focada em criar mecanismos de mudança cultural, para que todas as pessoas com deficiência se possam sentir seguras e confiantes; e a iniciativa Woman@Capgemini, que tem como missão atrair, fidelizar e promover as mulheres através da educação, da liderança e do desenvolvimento de negócios, e que se baseia no princípio fundamental de equal opportunities, equal chances.»
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»» DESTAQUES
+100.000
A Capgemini é uma fast learning company com mais de 100.000 horas de formação, com um grande foco em conteúdos sobre soft skills, formação específica nas indústrias a que se dedica e mais recentemente GenAI. Para Cristina Rodrigues «este número reflete o compromisso dos colaboradores com a aprendizagem contínua, essencial para enfrentar os desafios de inovação».
50 Com colaboradores de 50 nacionalidades, a Capgemini promove uma política de inclusão e diversidade. A equipa de Mobilidade Internacional apoia a realocação de expatriados, com programas como o Welcome to Portugal e o Hometown. Na consultora acredita-se que equipas diversificadas aumentam a eficiência e a produtividade e respondem de forma mais completa e competente aos desafios dos clientes.
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»» DISTINÇÕES
– «Top Employers», do Top Employers Institute: integra o ranking
– «Wellbeing Awards», da WorkWell: Best Wellbeing Program para empresas com mais de 1.000 colaboradores/ Best Leadership and Culture in Wellbeing
– «Randstad Employer Brand Research», da Randstad: integra o ranking
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

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»» A EMPRESA
Capgemini Portugal
Sede: Lisboa
Atividade: Consultoria em TI e Engenharia
Número de colaboradores: 3.800
Média de idades: 33 anos
Antiguidade média: 4 anos
Colaboradores em trabalho remoto: regime híbrido
Site: www.capgemini.pt