A Norauto destaca-se no sector da manutenção automóvel multimarca em Portugal, celebrando no próximo ano três décadas de presença no país. Atualmente conta com 661 colaboradores, distribuídos pelos seus 30 centros-auto e pelos serviços centrais, num modelo que combina oficina, loja e serviços de conveniência, sempre com foco na experiência do cliente.
Texto: Redação «human» Fotos: DeF
«Somos reconhecidos pela nossa aposta contínua na inovação, na sustentabilidade e, acima de tudo, nas pessoas», assinala Fernanda Correia, Leader de Recursos Humanos na Norauto em Portugal. Na empresa acredita-se que «o talento se atrai com propósito e se retém com reconhecimento, desenvolvimento e bem-estar», partilha a responsável, para logo explicar: «Contamos com um programa de onboarding sólido, várias ações de formação e de desenvolvimento, as quais promovem a aquisição de novas competências, a mobilidade interna e o crescimento profissional. Recentemente, lançámos o programa de wellbeing ‘Well drive’, que atua nos pilares físico, emocional, financeiro e social. Além disso, cultivamos uma cultura humana, inclusiva e próxima, onde cada pessoa é incentivada a contribuir ativamente e a sentir-se parte integrante da evolução da nossa empresa.»
Fernanda Correia assinala ainda: «Procuramos pessoas que partilhem os nossos valores – espírito empreendedor, responsabilidade, entusiasmo e partilha. Valorizamos a atitude, a curiosidade e a vontade de aprender e crescer connosco. Seja numa função técnica, comercial ou de suporte, valorizamos pessoas com sentido de serviço, orientação para o cliente, gosto por desafios, pelo trabalho em equipa e, acima de tudo, paixão pela mobilidade.»
Outra ideia importante é a de que na Norauto se acredita que «o ambiente de trabalho se constrói todos os dias, com base na cultura e nos valores», conforme assinala a responsável: «Mantemos um acompanhamento constante às nossas equipas, atentos às suas necessidades de desenvolvimento. Observamos as tendências do mercado e antecipamos os desafios, com a agilidade de quem não teme mudar para evoluir. O nosso compromisso é simples, mas poderoso: continuar a colocar as pessoas no centro, com decisões humanas, corajosas e viradas para o futuro. Ser uma empresa de excelência não é um destino – é um caminho diário, feito com e para as nossas pessoas.»
«Ser uma empresa de excelência não é um destino – é um caminho diário, feito com e para as nossas pessoas», partilha Fernanda Correia, Leader de Recursos Humanos na Norauto Portugal.

A dimensão humana
Empresa de pessoas mas com uma forte componente tecnológica, a Norauto, encara a tecnologia como «uma aliada na simplificação dos processos e na melhoria da experiência de colaboradores e clientes», explica Fernanda Correia, para logo acrescentar: «A inteligência artificial [IA] já faz parte dos nossos processos de recursos humanos, nomeadamente do recrutamento, ajudando-nos a otimizar perfis, gerir candidaturas e reduzir o tempo de resposta. Trabalhamos com ferramentas digitais que promovem a autonomia dos colaboradores na gestão da sua carreira, a colaboração, a formação e o bem-estar, sem nunca perdermos a dimensão humana, que é central para nós, pois acreditamos que ao libertamos tempo para o que realmente importa reforçamos a nossa missão de cuidar das nossas pessoas.»
Outro tópico importante é a sustentabilidade, que «está no centro da estratégia da empresa». Fernanda Correia detalha: «Atuamos para uma mobilidade mais sustentável, promovendo serviços e produtos ecológicos, como a manutenção preventiva que prolonga a vida útil dos veículos ou a gama de produtos eco responsáveis, e temos uma vasta fileira de reciclagem ao nível dos nossos centros. Incentivamos comportamentos sustentáveis – redução do uso de plástico, reutilização de materiais, energias alternativas, e em todas estas ações apelamos à mobilização dos vários stakeholders – clientes, colaboradores e parceiros – no desenvolvimento de iniciativas com impacto positivo.» No fundo, sintetiza a responsável, na Norauto há a «consciência da responsabilidade social e trabalha-se diariamente para que seja uma empresa que cuida das pessoas, das comunidades e do planeta».
—
»» DESTAQUES
7 Já este ano foi efetuada uma revisão salarial excecional, com 7 pontos acima da inflação atual. Fernanda Correia assinala que houve «especial incidência nas funções mais críticas em termos de recrutamento e nas faixas salariais mais baixas, reforçando assim o investimento com as pessoas e a proposta de valor no mercado».
60 O e-NPS (employee Net Promoter Score) realizado em março de 2025 pela Norauto atingiu o melhor resultado de sempre, com 60 pontos, o que para a responsável «mostra o reconhecimento das práticas da empresa e reforça o compromisso de continuar a fazer mais pelas equipas».
—
»» DISTINÇÃO
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

—
»» A EMPRESA
Norauto Portugal
Sede: Carnaxide
Atividade: Reparação Automóvel e Soluções de Mobilidade Sustentável
Número de colaboradores: 661 (144 mulheres, 517 homens)
Média de idades: 34 anos
Antiguidade média: 4,8 anos
Colaboradores em trabalho remoto: 9% em regime híbrido
Site: www.norauto.pt