A Milestone é uma consultora tecnológica portuguesa fundada em 2010, especializada na implementação de sistemas de gestão de informação, com um foco particular em soluções SAP.
Texto: Redação «human» Fotos: DR
Com década e meia de experiência, a Milestone «consolidou-se como uma das mais inovadoras e sustentáveis no mercado português», explica Miguel Machado, Administrador da consultora, que ainda salienta: «Fortalecemos as nossas parcerias estratégicas com empresas líderes como SAP, Microsoft, Cisco e Autodesk, o que permitiu expandir e diversificar as nossas ofertas de serviços e soluções tecnológicas. Atualmente, a Milestone emprega cerca de 200 colaboradores e conta com uma base sólida de mais de 250 clientes.»
Falando do tema da atração e da retenção de talento e das principais apostas que fazem a esse nível, Liliana Silva, a Diretora de Recursos Humanos da empresa, refere: «A Milestone elege a excelência da experiência de colaborador como principal abordagem, sustentada por uma estratégia people centric. Um pilar fundamental desta estratégia reside na priorização do bem-estar das nossas pessoas nas suas diversas dimensões – física, psicológica, social e financeira. Reconhecemos que um ambiente de trabalho saudável e promotor da felicidade é um fator crítico para equipas motivadas e comprometidas e em que cada um dos seus membros se sente valorizado e apoiado. Adicionalmente, procuramos ir ao encontro das necessidades dos nossos colaboradores através de modelos de trabalho flexíveis, mantendo contudo o foco na cultura de proximidade que nos define. Acreditamos que esta adaptabilidade, aliada a um forte sentido de comunidade, é essencial. Investir continuamente no desenvolvimento das competências das nossas equipas é também uma prioridade, não só para garantir uma elevada performance e uma grande capacidade de adaptação, face à rápida evolução tecnológica, mas também como um sinal do nosso compromisso com o crescimento dos nossos talentos.»
Liliana Silva faz ainda notar: «Acreditamos que investir numa experiência de colaborador positiva e consistente em todos os pontos de contacto, desde o recrutamento e o onboarding até ao desenvolvimento profissional, é fundamental para atrair os melhores talentos e fortalecer relações de longo prazo. Esta convicção guia as nossas práticas e continuará a ser o motor da nossa estratégia de gestão de talento.»
Na Milestone, para além das competências técnicas requeridas para cada função, «valoriza-se sobretudo competências como a capacidade de resolução de problemas, o pensamento crítico, a capacidade de colaboração e de aprendizagem ativa». A Diretora de Recursos Humanos destaca ainda «pessoas cujos valores estão alinhados com os valores da Milestone, como a integridade, o respeito e o compromisso», fazendo notar que «a convergência destas competências e destes valores é fundamental para cultivar uma cultura de trabalho positiva e colaborativa, que sustenta o crescimento da Milestone e a excelência das suas equipas».
Miguel Machado, Administrador da Milestone, destaca que «a empresa utiliza tecnologias avançadas, incluindo IA, para otimizar os seus processos e melhorar a gestão das pessoas».

Na vanguarda tecnológica
Voltando a Miguel Machado, uma nota para a forma como a Milestone integra os desafios ligados à gestão das pessoas e os desafios ligados às novas tecnologias. Será que a inteligência artificial (IA), por exemplo, mudou de alguma forma a dinâmica e os processos na consultora? O Administrador partilha que acreditam que «uma cultura inclusiva fortalece a inovação e o desempenho da equipa», e acrescenta: «A empresa utiliza tecnologias avançadas, incluindo IA, para otimizar os seus processos e melhorar a gestão das pessoas. A integração de novas tecnologias permite à Milestone oferecer soluções personalizadas e serviços de consultoria de alta qualidade, mantendo-se na vanguarda da inovação no sector tecnológico.»
Finalmente, um olhar sobre a sustentabilidade do negócio e o impacto da consultora na sociedade. Miguel Machado salienta que «a sustentabilidade e a responsabilidade social são pilares fundamentais na estratégia da Milestone», e explica: «A empresa está comprometida com a promoção da igualdade de género e do bem-estar dos colaboradores, além de participar em estudos (como o Happiness Works) que avaliam a felicidade organizacional e a experiência dos colaboradores. Em 2024, foi reconhecida como a vigésima melhor empresa para trabalhar em Portugal e como a segunda empresa mais feliz. Também recebeu distinções sucessivas nos Wellbeing Awards.»
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»» DESTAQUES
88% A Milestone emprega cerca de 200 pessoas, com uma taxa de retenção de talento de 88% (dados de 2024). Miguel Machado assinala que «este valor reflete o sucesso das iniciativas de bem-estar e felicidade organizacional» da consultora.
42% Um tópico em destaque na Milestone é a igualdade de género: 42% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, e a empresa conta com 36% de mulheres nas áreas STEM (science, technology, engineering and mathematics), superando a média nacional de 35%. «Estes números demonstram o compromisso da Milestone com a promoção da igualdade de género no sector tecnológico, explica Liliana Silva.
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»» DISTINÇÕES
– «Melhores Empresas para Trabalhar», da revista «Exame» e do Manpower Group Portugal: integra o ranking
– «Happiness Works»: 2º lugar
– «Wellbeing Awards», da WorkWell: Safest Psychological Workplace
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

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»» A EMPRESA
Milestone
Sede: Alfragide
Atividade: Tecnologias de Informação
Número de colaboradores: 186 (39% mulheres, 61% homens)
Média de idades: 37 anos
Antiguidade média: 5 anos
Colaboradores em trabalho remoto: 6% dos colaboradores em mode lo presencial e 92% em modelo híbrido
Site: https://milestone.pt