InterContinental Lisbon

Humanização, partilha e compromisso

Texto: Redação «human» Fotos: DR

Vítor Silva, Area Director of Human Resources Portugal, ressalta a ideia de um hotel como «lugar perfeito para ficar», para logo referir: «Pautamos a gestão das nossas pessoas pelas pessoas que são, pelo que dão e pelo que nos merecem. Assumimos práticas e estratégias sociais que estão na base do pleno propósito e do valor da nossa missão.»

Integrado na cadeia internacional InterContinental Hotels Group (IHG), o InterContinental Lisbon tem-se destacado pela excelência dos serviços e pela capacidade de inovação no sector hoteleiro. O responsável partilha que se trata de uma empresa com muita história e tradição, que ao longo das últimas quatro décadas tem vindo a construir a sua própria identidade e uma maturidade enquanto empresa de excelência para trabalhar.

No hotel valoriza-se a humanização, a partilha e o compromisso com as expectativas individuais de cada uma das pessoas. «Acreditamos que uma equipa feliz é fundamental para alcançar resultados positivos. Para isso, investimos em programas de formação e desenvolvimento, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor. E abraçamos práticas sustentáveis e de apoio às comunidades locais, reforçando o compromisso social da empresa no leque das estratégias ESG [environmental, social and governance]. Há três compromissos, sem exceções: todos têm espaço para pertencer; todos têm espaço para crescer e todos têm espaço para marcar a diferença», assinala Vítor Silva.

O responsável refere ainda que procuram talentos que se identifiquem com a ambição da empresa, o espírito de inovação, a orientação-cliente e os valores e a ética nos negócios. «As nossas estrelas inspiram o incrível», diz, assinalando que por isso há um conjunto de soft skills que privilegiam, estimulam e capacitam nas pessoas. «Independentemente do género, da cultura, da nacionalidade, da religião ou da orientação sexual, a diversidade é valorizada desde o processo de recrutamento e seleção, assegurando que todos os colaboradores têm oportunidades de crescimento e desenvolvimento dentro da organização, sendo sempre eles próprios», explica Vítor Silva.

Investir na inovação e na sustentabilidade

Ainda segundo o responsável, o InterContinental Lisbon «reconhece a importância de acompanhar as rápidas mudanças nas preferências e na demografia da força de trabalho». Assim, explica, continuam a investir na inovação, mais do que na implementação de inteligência artificial (IA) nos processos. «Apostamos e desafiamos as nossas pessoas a participarem ativamente nos modelos e processos para o futuro. Investimos em tecnologias de capacitação contínua dos colaboradores para enfrentar os desafios do sector hoteleiro; apoiamos todos em proximidade, nas dimensões da saúde mental, da saúde física, da saúde financeira, da saúde social e da saúde profissional, os nossos maiores desafios.»

Destaque ainda para a aposta em práticas sustentáveis e para o envolvimento no apoio às comunidades locais. «Marcamos a diferença», sintetiza Vítor Silva, para logo detalhar: «Estabelecemos metas ambiciosas no sentido de impactarmos positivamente a vida dos que mais precisam. Ao longo do ano, promovemos iniciativas que equilibram a vida pessoal e a vida profissional dos colaboradores e desenvolvemos programas de responsabilidade social e de sustentabilidade ambiental que nos enchem de orgulho, quer pela participação, quer sobretudo pelos resultados. Estas práticas refletem muito o compromisso do hotel para com a sociedade e elevam o sentimento de participação cívica e o indicador de confiança das nossas pessoas.»

97% É o Indicador de Confiança Great Place To Work do InterContinental Lisbon. «Somos de novo Best Workplace Portugal, e este ano com um sabor muito especial, pelo primeiro lugar do ranking das empresas com 101 a 200 colaboradores», partilha Vítor Silva, assinalando que «representa um importante reconhecimento dos esforços contínuos em promover um ambiente de trabalho de excelência e reforça o compromisso do hotel nas práticas e estratégias de gestão de pessoas que priorizam o bem-estar, a inclusão e o desenvolvimento dos colaboradores».

90% O resultado do mais recente «Colleague Heart Beat», na dimensão Engagement. A grande maioria das pessoas do InterContinental Lisbon identifica-se com a empresa e com o ambiente de trabalho positivo e favorável à retenção e ao desenvolvimento do capital humano, o que evidencia práticas eficazes de gestão de pessoas, liderança e reconhecimento.

– «Best Workplaces Portugal», do Great Place To Work Institute: 1º lugar na categoria de 101 a 200 colaboradores

– Colleague HeartBeat Engagement Survey, do IHG: distinguido na dimensão Engagement

– Marca Entidade Empregadora Inclusiva do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP): Menção de Excelência

– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

InterContinental Lisbon

Sede: Lisboa

Atividade: Hotelaria & Turismo

Número de colaboradores: 198 (105 mulheres, 93 homens)

Média de idades: 42 anos

Antiguidade média: 14 anos

Colaboradores em trabalho remoto: 2%

Site: www.iclisbonhotel.com

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