As pós-graduações executivas da CATÓLICA-LISBON destacam-se pela sua capacidade de preparar profissionais para um mercado de trabalho global e multicultural. A multiculturalidade, presente tanto no corpo docente como no corpo discente, é um dos pilares centrais dos programas, oferecendo uma experiência formativa enriquecedora e transformacional.
Texto: CATÓLICA-LISBON | Executive Education Imagem: DR
A capacidade de trabalhar eficazmente com pessoas de diferentes culturas é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho atual. Por este motivo, é importante que as formações atuais preparem os profissionais para se destacarem neste cenário global, proporcionando uma aprendizagem que integre conhecimentos técnicos e competências interculturais. Desta forma, estarão prontos para lidar com as complexidades dos negócios internacionais e liderar com eficácia em ambientes multiculturais.
Gerir a multiculturalidade nas pós-graduações executivas
As pós-graduações executivas da CATÓLICA-LISBON destacam-se pela sua capacidade de preparar profissionais para um mercado de trabalho global e multicultural. A multiculturalidade, presente tanto no corpo docente como no corpo discente, é um dos pilares centrais dos programas, oferecendo uma experiência formativa enriquecedora e transformacional. Vanda Páscoa, manager das pós-graduações na instituição, refere mesmo: «A formação de excelência é aquela que, além do conhecimento especializado e técnico, desenvolve nas pessoas a sensibilidade e a habilidade para atuar em ambientes multiculturais».
Diversidade no corpo docente e discente
A CATÓLICA-LISBON tem vindo a atrair um número crescente de alunos internacionais, provenientes de diferentes geografias. Esta diversidade de origens e perspetivas culturais é uma mais-valia para o ambiente académico. Além disso, o corpo docente da instituição é igualmente internacional, com professores que trazem consigo experiências e abordagens globais, o que enriquece ainda mais o processo de aprendizagem. A interação entre alunos e docentes de várias culturas promove a troca de experiências e a integração de diferentes pontos de vista, contribuindo para o desenvolvimento de competências interculturais, altamente valorizadas no mundo dos negócios.
Programas que valorizam a diversidade cultural
As pós-graduações executivas da CATÓLICA-LISBON são desenhadas para responder às necessidades de profissionais que procuram aprofundar conhecimentos em áreas específicas de gestão, como Marketing Estratégico, Gestão Estratégica, Finanças, Inovação e Sustentabilidade, entre outras. Estes programas permitem aos alunos não só adquirir uma formação especializada, como também a possibilidade de obtenção de grau de mestre, evoluindo para um mestrado executivo. A estrutura das pós-graduações aposta numa metodologia prática, com uma forte componente de trabalho em grupo e projetos, onde a diversidade cultural é uma constante. Estes elementos proporcionam aos participantes uma experiência única, preparando-os para liderar em contextos multiculturais e internacionais.
Desafios e oportunidades da multiculturalidade na formação executiva
Gerir a multiculturalidade nos programas de pós-graduação exige adaptações nos métodos de ensino, para maximizar o efeito da formação transversalmente, independentemente da origem cultural. A CATÓLICA-LISBON , conhecida como uma business school internacional, aposta na inclusão e na colaboração intercultural, estimulando a troca de ideias e o debate, o que fortalece as competências de liderança e resolução de problemas em ambientes globais.

CATÓLICA-LISBON
A Católica Lisbon School of Business & Economics (CATÓLICA-LISBON) é uma das 30 melhores escolas europeias na formação de executivos, de acordo com o ranking global do «Financial Times», destacando-se em critérios chave como Teaching Methods & Materials, New Skills & Learnings e Course Design.
Na escola destaca-se o compromisso com a qualidade e o impacto em tudo o que é feito. A investigação original que gera, de nível mundial, é usada para ter um forte impacto na sociedade, disponibilizando orientação prática a gestores e decisores.