Integrada na holding Mind4Group, a Mind4Logistics partilha a sua atuação com as outras duas empresas do grupo, a Mind4Customs e a Mind4ProjectCargo. A atividade da Mind4Logistics está centrada no transporte marítimo, aéreo e multimodal, além da armazenagem, dedicando-se a Mind4Customs a serviços aduaneiros em geral e a Mind4ProjectCargo a transporte de mercadoria sobredimensionada, sobrepesada, sensível ou urgente.
Texto: Redação «human» Fotos: DR/ João Bizarro (destaque)
Jorge Emanuel Ramalho, chief executive officer (CEO) da Mind4Logistics, começa por assinalar: «O nosso modelo de negócios permite-nos dividir as atividades das empresas em verticais distintos, mas colaborativos entre si. E apesar de situados em Portugal, temos cobertura mundial fruto de inúmeras parcerias internacionais, sendo que recentemente iniciámos o processo de internacionalização do grupo com a abertura de um escritório de representação da Mind4ProjectCargo em Paris.»
A Mind4Logistics conta com 19 colaboradores e as outras duas empresas com mais seis, quatro na Mind4Customs e dois na Mind4ProjectCargo. A sede é em Perafita, Matosinhos. Em todo o grupo segue-se uma política de práticas integradas de recursos humanos, pelo que é difícil destacar algumas. De qualquer forma, o responsável assinala: «Todos os colaboradores têm acesso e direito a seguro de saúde, seguro de vida e dia de aniversário para usufruírem da forma que entenderem. Todas as sextas-feiras existe um lanche promovido de forma rotativa pelos colaboradores e na primeira sexta-feira de cada mês um almoço de confraternização e convívio, recentemente temático e também organizado pelas equipas. Como as atividades de team building são essenciais para o crescimento das equipas, todos os anos existe um fim-de-semana empresarial que se inicia à sexta-feira após almoço e termina no domingo. Como forma de desafiar por um lado e partilhar por outro, todos os colaboradores têm acesso à partilha de resultados mediante o cumprimento dos objetivos definidos no início de cada ano. Por forma a fomentar o bem-estar físico e psicológico, existem aulas de padel e mais recentemente foram implementadas massagens internas, para todos os que decidirem aderir.»
Nesta partilha entronca o comentário seguinte de Jorge Emanuel Ramalho: «Será lugar-comum responder que pessoas felizes e comprometidas de forma clara estão mais disponíveis para elevar a qualidade de serviço. Nós pretendemos elevar esse lugar-comum ao expoente máximo, e por isso, sem muita surpresa, estamos nos últimos três anos no top das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal, e nos últimos dois no restrito top 25.» O CEO acrescenta ainda: «Se os clientes estão no centro das nossas atividades, as pessoas, com as suas competências sociais e emocionais em conjugação com o seu conhecimento técnico, são o nosso principal foco e o objetivo estratégico da nossa política de ESG [environmental, social, and governance]. Dessa forma, apostamos nos recursos humanos como pilar essencial das nossas atividades, e na diferença que podem aportar ao dia-a-dia dos nossos clientes. É minha forte convicção de que as relações entre pessoas continuarão a fazer a diferença no mundo da logística.

Jorge Emanuel Ramalho, CEO da Mind4Logistics, diz que «vale muito a pena ser diferente e acreditar no potencial de desenvolvimento e transformação das pessoas».
Quanto à tecnologia, Jorge Emanuel Ramalho atribui-lhe «uma relevância inigualável no mundo global, mas também nas atividades diárias». E diz: «Seria uma tremenda inconsciência e uma péssima liderança não estarmos cientes de todos os desafios decorrentes da rápida evolução. No entanto, a tecnologia não pode ser vista com uma ameaça, mas sim como um complemento e uma ferramenta essencial ao apoio das nossas atividades. De uma forma simples, existindo um software que nos apoie intuitivamente, que evite repetições ou retrabalho, etc, etc, libertaremos tempo às nossas equipas para três fatores fundamentais – uma presença mais disponível para estabelecer e criar relações com os clientes; depois, e seguramente numa atividade tão exigente como a logística, um maior equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar; e por último e de extrema relevância, mais saúde psicológica na gestão emocional do nosso dia-a-dia, por si só sempre tão exigente com as constantes transformações do mercado.»
A liderança num mercado competitivo
Olhando para a logística, Jorge Emanuel Ramalho fala de «um mercado extremamente competitivo», e assinala: «Apresentamos aos clientes a conjugação dos seus saberes e das competências dos nossos colaboradores, tendo como objetivo principal estabelecer diferenças e não criar paralelos com a nossa concorrência, com a qual também aprendemos e evoluímos. No entanto, queremos assumidamente ser vistos como diferentes e aportar essas diferenças aos clientes e ao mercado em geral.» Mais: «Os nossos projetos partilham visão, missão e valores, sempre com políticas orientadas para as pessoas. Seja as nossas pessoas ou as pessoas dos nossos clientes.»
Outro foco é «a liderança de proximidade, e transparente, genuína, comprometida, comum às três empresas», salienta o CEO, fazendo ao mesmo tempo notar que «um caminho por vezes mais desafiante torna-se muito simplificado, pela partilha de objetivos, pelo envolvimento e pela comunicação eficaz, formas simples para a interligação de todos os interessados».
Referência ainda para a estratégia global do grupo e a inclusão aí do capital humano. Jorge Emanuel Ramalho fala de «humildade, orgulho e seguramente muita emoção», e destaca o comentário de um colaborador, anónimo, em resposta ao inquérito do Great Place To Work: «O que torna única a nossa empresa é ter um CEO verdadeiro líder pelo exemplo, com conhecimentos técnicos elevados, sábio e justo, com visão clara do negócio, gestão humana e humilde, que criou uma ‘família profissional’ e não um conjunto de colaboradores.»
Perante isto, o líder diz que «vale muito a pena ser diferente e acreditar no potencial de desenvolvimento e transformação das pessoas» e que «assumir esse desígnio, como propósito de vida pessoal e empresarial, é fundamental para tudo fazer sentido». Deixa ainda um convite: Vale a pena conhecer-nos. Se não estiverem no nosso ramo de atividade, divulguem. Sem darem por isso, a logística está no centro de todas as atividades, e nós queremos continuar a fazer a diferença.»
—
»» CAIXA Como o Mind4group recruta
Jorge Emanuel Ramalho faz notar que «no universo da logística existe escassez de talento e quando se inicia processos de recrutamento o match entre empresa e candidatos não se torna tão fácil como aparenta». No entanto, particulariza, «no caso específico das empresas do Mind4Group, cujo crescimento foi exponencial nos últimos três anos, continua-se a privilegiar a formação interna em parceria com a academia, mas também a recrutar colaboradores que confiem, acreditem e assumam a missão e a visão que lhes são apresentadas». Recorda mesmo que ao longo dos anos os métodos de recrutamento da Mind4Logistics «evoluíram para uma abordagem mais estratégica, com o uso de ferramentas tecnológicas e um forte foco em dados, o que permite tornar as contratações mais ágeis e precisas». Utilizam ferramentas de gestão de candidaturas, questionários on-line e entrevistas por vídeo, que «aceleram o processo e oferecem uma avaliação mais justa e detalhada das competências dos candidatos», explica.
O CEO partilha ainda que «para expandir o alcance e atrair perfis diversificados, é adotado um recrutamento ativo em redes sociais e plataformas profissionais, além dos canais tradicionais de divulgação». Trata-se de «uma abordagem híbrida», assinala, que «ajuda a identificar candidatos que não apenas atendem aos requisitos técnicos, mas também partilham da visão e dos valores do grupo, o que é essencial para manter a coesão e a autenticidade da cultura organizacional».