Com a colaboração da DISC Talent Solutions, apresentamos uma entrevista com Miguel Neves, administrador da Costa Verde. A reconhecida empresa de porcelanas tem integrado o Plano de Liderança e Motivação (PLM) e a metodologia DISC, através da Seal Human Company. No seu testemunho, o responsável assinala que «atração, gestão e retenção de talento e capital humano é e será um dos grandes desafios no futuro próximo.»
Texto: Redação «human» Foto: DR
Quais foram os principais fatores que levaram a Costa Verde a implementar o PLM, desenvolvido pela Seal Human Company?
A Costa Verde iniciou em 2022 uma reestruturação dos seus departamentos e secções, tendo sido selecionados, maioritariamente, colaboradores internos para liderar os mesmos. Começámos com o processo de encorajamento destes novos líderes, solicitando-lhes que abraçassem a mudança, que se focassem em resultados, que liderassem com níveis de stress e incerteza elevados, que se motivassem e que motivassem as suas equipas e que, principalmente, comunicassem mais e melhor.
Sabemos que, para que tal seja possível, é fundamental manter um bom equilíbrio profissional e pessoal, que permita relações de trabalho facilitadoras e mais humanas. Foi com base nesta perspetiva de melhoria das relações humanas e na forma como lidamos connosco e com os outros que enquadrámos, no início de 2023, a implementação deste programa da Seal Human Company.
O PLM abrange diversos níveis de liderança organizacional. Na sua opinião, quais são os principais desafios que enfrentam atualmente os gestores das empresas?
Estamos a viver uma conjuntura económica global de evolução imprevisível, influenciada por grandes desafios económicos e geopolíticos, como as alterações climáticas e as fortes tensões comerciais entre as grandes potências. É neste cenário instável que ganha cada vez mais força o tema da sustentabilidade, tornando-se um pilar central na estratégia empresarial, tendo como base a integração e o alinhamento dos objetivos de ESG [environmental, social and governance] com os objetivos estratégicos da empresa.
Entram na equação as fortes transformações digitais que estão e serão implementadas nos próximos anos, das quais a IA [inteligência artificial] terá um papel determinante. Atração, gestão e retenção de talento e capital humano é e será um dos grandes desafios que teremos no futuro próximo, as plataformas digitais e a mudança de mentalidades trouxeram para o mercado de trabalho um novo significado à palavra rotatividade e ao que a mesma acarreta. Os fluxos migratórios, que dão uma solução à escassez de mão-de-obra, levantam questões de adaptação a multiculturalidade, dentro das empresas. Nesta equação entra, agora mais do que nunca, a humanização das mesmas, como um desafio crucial para o alcançar de produtividade e competitividade mais elevadas.
Uma parte do programa aplica a metodologia DISC. Que benefícios específicos a Costa Verde espera alcançar com a aplicação desta metodologia de análise comportamental?
Antes de iniciarmos a formação PLM, falámos com os vários chefes de secção e perguntámos o que é que, no final do dia, lhes pesava mais, se os problemas produtivos ou os problemas com as pessoas. As respostas foram unânimes, o maior desgaste vem do relacionamento com colaboradores, chefias da mesma linha ou superiores hierárquicos.
A metodologia DISC permite que cada diretor, responsável de departamento e chefe de secção da Costa Verde, conheça o seu perfil e que conheça ou consiga identificar o perfil da pessoa com quem interage, ajustando o seu comportamento para que a comunicação seja mais fácil, assertiva e eficiente. Ganhamos assim maior alinhamento e foco naquilo a que verdadeiramente nos dedicamos, ou seja, a produção e a venda de produtos de porcelana de elevada qualidade.
A Costa Verde é um exemplo de multiculturalidade. Enquanto administrador, quais são os principais desafios na gestão das pessoas e do talento?
A Costa Verde ainda é e continuará a ser, por vários anos, uma empresa de mão-de-obra intensiva. Contamos com mais de 350 trabalhadores, sendo este capital humano a nossa grande base. Neste momento, no nosso universo coexistem 10 nacionalidades, tendo os estrangeiros um peso de 20%. Esta multiculturalidade traz uma resposta à escassez de mão-de-obra interna, principalmente para o chão de fábrica, mas acarreta desafios de adaptação enormes em variados níveis, que vão desde a língua aos hábitos alimentares e sociais e respetivas crenças religiosas.
A gestão de expectativas e a evolução na carreira são aspetos fundamentais, nos dias que correm, métodos eficazes de avaliação de desempenho, alavancados em modelos de premiação são ferramentas fundamentais na gestão de pessoas e na retenção de talento. A comunicação tem aqui um papel preponderante, pois sem a harmonização desta base, na procura de objetivos comuns nunca poderá haver crescimento sustentável.
Qual é o impacto esperado pela Costa Verde com a implementação do PLM? E como planeiam integrar os conhecimentos adquiridos na vossa cultura organizacional e no trabalho diário?
Desde 2007 que na Costa Verde trabalhamos num ambiente Kaizen, que vai desde o processo produtivo à área comercial. Diariamente, fazemos pequenas reuniões de equipa nos vários departamentos e secções, para acompanhamento de objetivos e oportunidades de melhoria. Aqui já se começa a notar dinâmicas de comunicação mais eficientes, através de uma liderança mais assertiva e mais atenta às pessoas, traduzindo-se num espírito de equipa mais forte e num maior foco nos nossos objetivos.
As sessões de feedback aos nossos colaboradores, em contexto de avaliação de desempenho, são momentos únicos de crescimento pessoal, e por consequência de crescimento coletivo; aproveitámos a formação PLM para, de uma forma prática, preparar melhor as nossas chefias para estes importantes momentos. A vertente humana, e a sua respetiva valorização, coloca-se tanto a nível interno, isto é, na gestão das pessoas e do talento, como no reforçar e no fortalecer das relações com clientes, fornecedores, acionistas, bancos e sociedade em geral.
Nota: DISC – mais informações aqui; entrevista realizada por Adriana Resende de Castro, community manager (DISC) da DISC Talent Solutions, em colaboração com a Seal Human Company.
»» Miguel Neves é administrador da Costa Verde, empresa de porcelanas que iniciou a atividade em 1992, sendo uma das mais modernas do sector em todo o mundo. Assente numa filosofia inovadora, convidou os principais distribuidores portugueses de porcelana a participar no seu capital social e na indústria. A ideia revelou-se um sucesso porque a empresa reforçou extraordinariamente os laços com a distribuição e permitiu, num sector tão tradicional e com tantas barreiras, uma mais rápida penetração dos produtos. O resultado foi uma forte implantação no mercado português, o que fez da Costa Verde uma marca altamente reconhecida. Ao longo de cerca de três décadas de crescimento sustentado, surgiram parcerias em vários mercados espalhados por todo o mundo. A constante pesquisa e a criação e o desenvolvimento de novos produtos e conceitos permitiram à Costa Verde estar hoje presente em mais de 50 geografias e obter cerca de 70% das receitas no mercado internacional. A fábrica está localizada no distrito de Aveiro, Portugal, possuindo uma área coberta de 35 mil metros quadrados e uma área disponível de mais de 65 mil.