O fim de ano aproxima-se a passos largos e traz consigo a alegria dos reencontros com a família e os amigos. Contudo, esta época festiva implica também custos adicionais consideráveis, exigindo um planeamento financeiro cuidadoso. Encontrar os presentes ideais, não abdicar de alguns jantares e equilibrar o orçamento pode ser um desafio.
Texto: Clan/ Multipessoal Imagem: Freepik/ garetsvisual
Para ajudar a concretizar os desejos de fim de ano sem comprometer as finanças, o Clan reuniu oito sugestões para complementar o rendimento:
1. Procurar um emprego temporário ou um part-time
Na época festiva costuma haver um aumento de procura por trabalhadores temporários ou part-time, especialmente no comércio e em eventos. Esta é uma excelente oportunidade para ganhar um dinheiro extra com horários flexíveis. Com a Black Friday e o Natal a chegar, o Clan tem várias oportunidades (ver aqui) em aberto para reforço em empresas de diferentes setores. Nada como procurar um adequado às necessidades de cada um.
2. Transformar hobbies e competências em rendimento
Talentos escondidos podem ser mais do que simples passatempos. Dotes culinários, por exemplo, podem ser explorados aceitando encomendas para festas e eventos. O Natal é a época ideal para este tipo de empreendedorismo. Outras habilidades, como pintura, também podem gerar uma renda extra, através da venda on-line ou em feiras de artesanato. Domínio de uma disciplina, língua estrangeira, instrumento musical ou dança pode ser partilhado através de aulas particulares. Criar um nicho de alunos é uma excelente forma de complementar o rendimento e transmitir conhecimento.
3. Trabalhar como freelancer
Competências em áreas como escrita, tradução, fotografia, vídeo, design gráfico ou programação podem ser transformadas em dinheiro, através de trabalhos freelance ou dando workshops. Plataformas on-line oferecem inúmeras oportunidades para quem procura projetos pontuais e flexibilidade de horário.
4. Vender artigos em segunda mão
O fim de ano é a altura ideal para organizar e renovar. Plataformas on-line de venda de artigos em segunda mão facilitam a venda de roupas, acessórios e outros objetos que já não são utilizados, gerando um rendimento extra.
5. Rentabilizar bens não usados
Um quarto vago, um lugar de garagem ou um carro pouco utilizado podem ser alugados através de plataformas on-line. É uma forma simples e prática de gerar rendimento passivo sem grandes preocupações.
6. Oferecer serviços de pet sitting ou babysitting
Para quem gosta de animais ou crianças, estes serviços são uma ótima opção para complementar o rendimento durante a época festiva, quando a procura aumenta devido a férias e compromissos sociais. Divulgar os serviços na vizinhança, entre amigos e familiares, e nas redes sociais pode ser eficaz.
7. Tornar-se personal shopper
Ajudar outras pessoas com as compras, desde roupas e acessórios a compras de supermercado, pode ser uma alternativa interessante. Otimizar o tempo dos clientes e oferecer um serviço personalizado são os principais atrativos deste tipo de trabalho.
8. Participar em estudos de mercado
Existem plataformas on-line que oferecem remuneração pela participação em estudos de mercado e inquéritos. É uma forma simples e cómoda de ganhar dinheiro extra sem sair de casa.
Com estas oito sugestões, o Clan pretende inspirar a encontrar a melhor forma de complementar o rendimento nas festas e mostrar que é possível alcançar objetivos financeiros para um fim de ano mais tranquilo. O segredo é encontrar a opção que melhor se encaixa e explorar várias possibilidades.
Clan/ Multipessoal
O Clan é a primeira solução de emprego 100% digital para candidatos e colaboradores, desenvolvida pela Multipessoal. Através do Clan, é possível realizar e acompanhar todos os passos da jornada dos profissionais, de uma forma inovadora, acessível, cómoda e ágil. A Multipessoal é uma empresa portuguesa com mais de 30 anos de experiência no sector dos recursos humanos, que atua nas áreas de trabalho temporário, outsourcing, facility services, recrutamento e seleção especializado, consultoria digital e recruitment marketing. A sua atividade está diretamente relacionada com a sua visão: ser a primeira escolha no mundo do trabalho, disponibilizando mais do que oportunidades de emprego, o suporte necessário em todo o processo garantindo profissionais adaptados às necessidades dos seus clientes. Isto porque acredita que todos os trabalhos são importantes e procura estabelecer uma relação única com colaboradores, clientes, candidatos e parceiros.